As três matérias a seguir marcam os 85 da instalação da comarca (limites da áera geográfica), a elevação à categoria de cidade e os 200 anos de fundação (quando elevada a categoria de vila), com imagens extras publicadas pelos membros do grupo SJC Antigamente.
85 anos de comarca
Transcorreu dia 6 deste mês o 85 aniversário da instalação da comarca de São José dos Campos, criada por força da Lei n. 46, de 6 de Abril de 1872, sancionada pelo então Presidente da Província de São Paulo, Dr. José Fernandes da Costa Pereira Júnior.
Em comemoração a esse auspicioso acontecimento, o Exmo. sr. Dr. Luiz Gonzaga Parahyba Campos, M. Juiz desta Comarca, fez realizar uma sessão solene no salão nobre do Edifício do Forum, que foi presidida pelo referido Magistrado. Iniciados os trabalhos às 20 horas, foi dada a palavra ao sr. Dr. Tertuliano Delfim Júnior. Promotor Público desta Comarca, que pronunciou um discurso em nome dos funcionários do Forum local.
O orador seguinte foi Dr. Sebastião Henrique da Cunha Pontes, que falou em nome dos advogados desta cidade. Pela Congregação da Faculdade do Vale do Paraíba, usou da palavra o sr. Dr. Luiz de Azevedo Castro, membro do corpo docente e Promotor Público na Capital paulista, que representou também o sr. Prefeito Sanitário. A oração seguinte, esteve a cargo do estudante de direito, Edevaldo Chea Silva, que representou o Centro Academico 2 de Janeiro, da nossa Faculdade de Direito.
E prosseguimento das solenidades, a menina Cecilia Aida Cruz da 3a série, leu um trabalho executado na classe da profa. Maria José S. Costa, da Escola Normal Cel. João Cursino, que versou sobre a história de São José dos Campos.
O Orfeão da Escola Normal Cel. João Cursino esteve presente às festividades, executando vários números musicais durante os intervalos dos discursos que ali foram pronunciados.
Seleta e numerosa assistência esteve presente, não regateando aplausos aos brilhantes oradores que teceram felizes considerações em torno do importante acontecimento, que assinalou mais um aniversário da elevação de nossa cidade a categoria de comarca. Gratos ao convite que nos foi endereçado.
Correio Joseense, 14 de abril de 1957, Num. 1638
22 de Abril a data da Fundação da Cidade
Amanhã, dia 22 de Abril, uma data particularmente festiva para São José dos Campos, por quanto assinala o aniversário de sua fundação, quando pela Lei 27 de 22 de Abril de 1864.
Bacharel em Direito Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo, Presidente da Província de São Paulo, sancionou referida lei votada pela Assembleia Legislativa, que elevou a categoria de cidade a nossa hoje São José dos Campos,
A Associação do Professorado Joseense, em sessão solene que fará realizar amanhã, na sede da Associação Esportiva São José, as 20 horas, comemorará o auspicioso acontecimento. Nessa oportunidade fará entrega dos Certificados aos srs. professores que concluíram o Curso Intensivo de Trabalhos Manuais, paraninfando o ato o prof. Francisco Lopes de Azevedo, sendo em seguida condecorados os srs. Elmano Ferreira Veloso, prefeito sanitário. Américo Rodrigues e Vicente De Finis, pela considerável ajuda que vem prestando aos problemas da educação no setor das construções Escolares.
Correio Joseense, 21 de Abril de 1957, Num. 1639
São José dos Campos Comemora Hoje o seu Bi Centenário de Fundação
O mês de julho foi inteiramente tomado pelas festas comemorativas do Bi Centenário da cidade. De acordo com o extenso programa elaborado pela prefeitura, que oficializou a data magna de nossa cidade.
Não poderíamos nos furtar aos aplausos que aqui consignamos ao Prefeito Elmano Veloso, que não se tem descurado no sentido de elevar O nome de nossa terre em todos os setores e recantos do nosso Estado e mesmo do Brasil, o que por certo nos trará em futuro não muito remoto, os louros desse trabalho fecundo onde se consagra, também o trabalho de nossa gente em todos os setores. Comércio, Indústria. Agricultura, Pecuária, Estabelecimentos de Ensino Primário, Superior, Religioso, com seus Ginásios Faculdades e tantos setores que elevam o nosso município às culminâncias do progresso, pelo que São José dos Campos é hoje considerada oficialmente a Capital do Vale do Paraíba.
Registrado o grande e notável engrandecimento de nossa querida terra queremos também, registrar aqui, quando atingimos aos duzentos anos de existência, Os consagrados nomes de Cassiano Ricardo, membro da Academia Brasileira de Letras da capital da República, expoente máximo da poesia brasileira e um dos mais categorizados historiadores de nossa Pátria.
E, como uma revelação recente, ao ensejo desta oportunidade de registrar para os pósteros, o nome de um outro filho desta terra que acaba de se revelar um grande artista na arte da pintura: Maurício Vaz de Lima, que foi objeto de um comentário documentado desta folha, referente à sua primeira exposição de quadros inéditos na capital da República.
Pequena partícula que somos desta terra que nos serviu de berço, nem por isso deixamos de cooperar para o seu engrandecimento empenhando-nos em lutas e realizações memoráveis e positivas para o seu engrandecimento.
Infelizmente, não temos podido participar pessoalmente das festas que se realizam por motivo de saúde, que nos obriga também a encerrar nossas atividades jornalísticas depois de quarenta e sete anos de lutas e dedicação às boas causas e ao bem comum.
Assim, com verdadeira mágoa interrompemos a publicação do CORREIO JOSEENSE, agradecendo, de coração, a colaboração que nos deram os nossos assinantes, anunciantes, amigos e colaboradores.
Correio Joseense, 27 de julho de 1967, Num. 2130
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com