Cine Paratodos

Inaugurado em 21 de julho de 1941, o Cinema Paratodos, de propriedade de Joaquim Lopes Alves de Alvarenga, constituiu o principal espaço para eventos sociais, culturais e de lazer da época, uma vez que o “Theatro São José” (atual Biblioteca Pública Cassiano Ricardo), que desde 1910 também funcionava como cinema, foi fechado em 1940 para que seu edifício servisse de sede da Prefeitura Municipal.

O Cinema em estilo art déco foi projetado por Tadeu Guizo, ocupando um terreno na Rua Coronel José Monteiro, onde existia um imenso jardim. Durante a construção do Cinema, devido à falta de recursos financeiros, o jardim foi loteado pelo proprietário para viabilizar a conclusão do edifício.

Frequentado por todas as classes sociais, que se dividiam nos dois pisos do cinema, sendo o piso térreo ocupado pela classe alta, o Cinema possuía capacidade para 1830 espectadores sentados.

Pouco tempo depois de inaugurado, ainda endividado, Joaquim Lopes foi obrigado a alugar o Cinema Paratodos para a “Companhia de Cinema do Vale do Paraíba” e, com a construção na década de 60 do Cine Palácio, que se tornou o principal cinema da cidade, foi inevitável o processo de degradação do Paratodos.

Mesmo com o crescimento da cidade, nas décadas de 80 e 90, a estagnação da região central e o surgimento do “Shopping Center”, local onde os novos e modernos cinemas se instalaram, o Paratodos, apesar de poucos recursos e má conservação, continuou funcionando. E em 1988 foi preservado por lei municipal como Elemento de Preservação Nível 2 (EP-2).

Vista da rua em 2004.
Entrada ainda com o último anúncio de exibição…
Bilheteria

Anotações internas referentes à exibições quando teatro na década de 40 e 50.

O Cinema Paratodos é o mais saliente exemplo do art déco caboclo em São José dos Campos. Trata-se de uma versão simplificada, característica da difusão dos estilos pela região devido a sua proximidade com a capital paulista, mas que revela cuidados e requintes se considerarmos os padrões construtivos à disposição na cidade, no início da década de 1940. Constitui-se num signo dos ares de modernidade que já se insinuavam nesta região a partir do final dos anos 30.

No dia 29 de junho de 1941, foi inaugurado em São José dos Campos o CineParatodos. O local se tornou o principal espaço na cidade para eventos culturais, sociais e de lazer. Foi lá que ocorreu, no dia 24 de abril de 1959, a solenidade da colação de grau com a entrega do diploma de bacharel para os formandos da primeira turma da Faculdade de Direito de São José dos Campos. Na foto, é possível ver a multidão que se formou na entrada do local no dia do evento. (Cehvap – Centro de História e Memória da Univap)

O manifesto no grupo SJC Antigamente sobre o mau uso do espaço repercutiu positivamente em favor do prédio.

Triste e lamentável ver o Cine Paratodos transformado em estacionamento.” Por Ricardo Gomes da Silva. Após sua publicação, Dezenas de pessoas se manifestaram em favor do prédio tombado.
Repercução do manifesto na mídia regional.

A fachada constitui-se num forte apelo visual, sendo próprio de edifícios destinado a atividades culturais e de lazer, tais como teatros e cinemas. Apresenta-se claramente dividido em dois níveis, térreo e mezanino, por uma marquise com bordas e formato caraterísticos. No térreo, identificam-se dois blocos laterais, formados pelas bilheterias, e um central, recuado de forma a acentuar o acesso pelas três portas em madeiras. As escadas que levam ao mezanino encontram-se ao lado das bilheterias e seu acesso se dá por fora do edifício. Largos pilares arredondados conferem solidez ao edifício e dão ritmo na fachada, definindo ambientes e usos diferentes, ao mesmo tempo que dão sequência e unidade ao conjunto.

Panfleto de programação do cinema.
José Ananias da Palma ou Sr. Zezinho (como era conhecido), foi gerente do Cine Paratodos e acompanhou toda a obra do Cine Palácio até sua inauguração. Década de 50/60.
Concurso de música nas dependências do Paratodos
“Eu estava lá. A música era do Douglas Carlyle e Pedro Rachid. Começava asim Uma cesta de rosas para Maria… Como eu me lembro de todas as noites de apresentação.Por Olga Da Mata Pasquarelli.

Essa era a platéia, o povo torcia e gritava e aplaudia muito, lotou o cine Paratodos e ficou cheia a rua do lado de fora do cinema, foi um espetáculo.essa foi a final, dia 29 de abril 1969.Por Doralice Daniel.
Calçamento da Rua Cel. José Monteiro (Rua do Cine Paratodos)Por José Zanine Caldas Filho.
Discurso de 7 de Setembro, na praça Cônego Lima, com a presença de autoridades militares do Tiro de Guerra TG-45, ao comando do 1º Tent. Claudomiro Lucas Ferreira no ano de 1954. Ao fundo temos a ICE – Igreja Cristã Evangélica e o Cine Paratodos, onde é possível ver alguns cartazes.Por Antônio Ferreira Neto.

No espaço, funcionou uma financeira, uma igreja, o Shopping Paratodos e o Shopping do Brás Paratodos, entre 2015 e 2021.

Ontem fui visitar meu amigo Zeco Rodrigues com suas belas caricaturas que se instalou num dos boxes do pequeno Shopping Paratodos, construído no prédio do antigo cinema do mesmo mome, inaugurado na década de 40.Por José Claudio Guimarães.

Na parte superior da marquise a distinção de blocos se mantém, mas o tratamento volumétrico é diferenciado. Na parte central, marcando sua simetria, encontra-se uma cortina de vidro configurando um reticulado que lhe confere personalidade. Ilumina assim a sala de espera que antecede o acesso às poltronas dispostas no mezanino levemente curvo nas extremidades.

Nas laterais da marquise, encontram-se dois volumes curvos, secionados verticalmente por pilares finos e salientes, com arremate arredondado acima dos blocos. Entre seus vãos estão as esquadrias quadriculadas, encabeçadas por aberturas especiais para ventilação.

Merece destaque ainda, o uso de artefatos de ferro e ornamentos internos com desenho característico da art déco, presente nas bilheterias.

No dia 08 de outubro de 2021 foi inaugurada a Lojasmel onde funcionou o Cine Paratodos

Veja mais imagens no carrossel abaixo:

Localização por foto aérea

Desenho detalhando o cinema

Entrada principal
Lateral direita
Lateral esquerda
Fundos
Lateral direita em corte
Lateral esquerda em corte
Planta
Cobertura

Vídeo

Abaixo um carrossel com 27 fotos externas e internas do Cine Paratodos de 2004
(passe as imagens para as laterais esquerda ou direita)

Endereço: Rua Coronel José Monteiro, 168 – Centro

Denominação: Cinema Paratodos.
Localização: Rua Coronel José Monteiro, n°168, Centro.
Uso Original: Cinema.
Uso em 2005: Desativado.
Área Construída: 1.679,08 m2.
Construção: 1941.
Autor do Projeto: Tadeu Guizo.
Construtor: Desconhecido.
Preservação: Instrumento Legal conforme Legislação Municipal de Patrimônio: Lei n°3.358/88, de 15 de julho de 1988.
Categoria de Preservação conforme Legislação Municipal de Patrimônio: EP-2.
Restauro: Não houve (indicado até o ano de 2005, posteriormente como vimos passou por algumas stuações até se tornar a Lojasmel).

Texto, fotos e computação gráfica realizados pelo arquiteto e professor Fabio de Almeida para o projeto “Patrimônio Arquitetônico de São José dos Campos” por meio da Lei Complementar 094/93 de 13/12/93, do Município de São José dos Campos-SP, no ano de 2005.
Copyright © Fábio de Almeida

Fotos e textos complementares reunidos por Wagner Ribeiro.

O ESPAÇO DEVERIA SER USADO PARA O NOSSO TEATRO MUNICIPAL!

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!