Capela São Miguel

O edifício da capela foi ampliado na década de 20. Por volta de 1960 a torre original foi demolida, pois ameaçava cair. Posteriormente, em 1986, através de projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Comphac, a torre foi reconstruída. Durante várias intervenções realizadas, suas janelas e portas laterais foram modificadas, algumas fechadas e outras abertas.

A capela, na década de 80, passou a ser utilizada para velórios e também como local de orações dos devotos de São Miguel. Já o Largo era utilizado para festas e comemorações.

Em 1994 foi preservada por lei municipal, como Elemento de Preservação 1 (EP-1) e, em 1995 o edifício foi recuperado sob orientação técnica do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A Capela de São Miguel apresenta sua fachada principal orientada para um Largo onde antes existia um cemitério. Dividida em três partes construídas em diferentes épocas, a capela é composta pelo corpo principal, corpo do altar e torre do sino.

O corpo principal, que acredita se ter sido a primeira capela do cemitério, apresenta cornijas que contornam todas as fachadas. Já o corpo do altar, anexado posteriormente ao corpo principal, não apresenta cornijas. Através de trabalhos de prospecção das paredes foram encontradas uma janela e uma porta, fechadas posteriormente.

Observa-se também, nas fachadas laterais, que o corpo do altar e o corpo principal apresentam telhados com diferentes alturas, ambos em duas águas, evidenciando a construção em épocas diferentes.

A torre do sino, que foi engastada na alvenaria do corpo principal, é caracterizada pela tentativa de dar monumentalidade à pequena e singela Capela, interrompendo e dividindo o frontão do corpo principal, marcando também o acesso ao interior. Com aberturas em arco pleno, a torre é coroada com o cruzeiro feito em ferro.

A capela é toda construída em alvenaria de tijolos, seu telhado apresenta estrutura em madeira e telhas francesas. No interior encontra-se o altar, feito de alvenaria de tijolos revestido de argamassa. Várias intervenções ocorreram na Capela, substituindo suas esquadrias, forro e piso interno, além de modificações em aberturas de portas e janelas.

De arquitetura muito singela, incorporada ao Largo, a Capela compõe um espaço muito característico, sendo um dos poucos edifícios do centro histórico remanescente do século XIX.

Localização por foto aérea

Desenho detalhando a Capela São Miguel

Entrada principal
Entrada principal em corte
Lateral direita
Lateral dirieta em corte
Lateral esquerda
Fundos
Cobertura
Planta

Vídeo

Abaixo um carrossel com 31 fotos externas e internas da Capela São Miguel
(passe as imagens para as laterais esquerda ou direita)

Endereço: Largo São Miguel, n°66, Centro

Veja abaixo outras duas publicações sobre a Capela São Miguel

Denominação: Capela de São Miguel.
Localização: Largo São Miguel, n°66, Centro.
Uso Original: Capela.
Uso em 2005: Desativada.
Área Construída: 83,46 m2.
Construção: Final do século XIX.
Autor do Projeto: desconhecido.
Construtor: desconhecido.
Preservação: Instrumento Legal conforme Legislação Municipal de Patrimônio:   
Lei n°4.592/94, de 30 de junho de 1994.
Categoria de Preservação conforme Legislação Municipal de Patrimônio: EP-2.
Restauro: 1988 – Recuperação da torre do sino, baseada em projetos realizados pela Secretaria de Planejamento através do Comphac.
1995 – A capela foi restaurada através do convênio firmado entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que acompanhou e executou as prospecções na capela, através da equipe técnica do Departamento de Patrimônio Histórico, e a Construtora Sérgio Porto que patrocinou toda obra.

Texto, fotos e computação gráfica realizados pelo arquiteto e professor Fabio de Almeida para o projeto “Patrimônio Arquitetônico de São José dos Campos” por meio da Lei Complementar 094/93 de 13/12/93, do Município de São José dos Campos-SP, no ano de 2005.
Copyright © Fábio de Almeida

Fotos e textos complementares reunidos por Wagner Ribeiro.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!