A publicação a seguir foi feita por Paulo Vadô no grupo do São José dos Campos Antigamente do Facebook em novembro de 2013, seguido por alguns comentários da época. Não sei se ele obteve êxito na identificação das imagens, mas fica aqui a possibilidade de fazê-lo, mesmo 10 anos depois!
Gostaria de partilhar nesta rede social a história e algumas fotos do Conselho Particular de São José dos Campos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Esse Conselho localizado na Rua Sebastião Humel centro da cidade, completará 100 anos (05/Abril/1914) de atividade em nossa querida cidade, ajudando os mais necessitados. Meu objetivo de postar as fotos é para solicitar a ajuda no reconhecimento de algumas pessoas que fizeram parte da SSVP, mas principalmente da história de nossa cidade.
No dia 02 de novembro de 1893, fundação da primeira conferência Vicentina em São José dos Campos na Igreja do Rosário, sob a presidência do Revmo. Cônego Francisco de Oliveira Lima, pároco de São José dos Campos.
No dia 05 de abril de 1914, fundação do Conselho Particular de São José dos Campos na Igreja do Rosário com a presença de D. Epaminondas Nunes D’ Ávila, Bispo da diocese de Taubaté.
Conselho Particular de São José dos Campos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Graças ao amor, dedicação, perseverança e principalmente a fé em Deus e o amor a Nossa Senhora de alguns cidadãos: Cônego Francisco de Oliveira Lima, Francisco Paes de Brito, Luiz Jacintho de Medeiros, Benedito Fernandes César Leite Júnior, Ayres Amâncio de Moura, Cônego João Marcondes Guimarães, Benedito Alves da Silva, Messias Ponciano Palmeira, José Alves da Silva, Sílvio Monteiro Becker e Benedito Narciso Ceruti e de muitos outros confrades que trabalharam muito no anonimato; a Sociedade de São Vicente de Paulo perpetúa seu trabalho em São José dos Campos. Continuamos pedindo a ajuda no reconhecimento de algumas pessoas que fizeram parte da SSVP e também da história de nossa cidade.
“Esse que está sentado é meu pai Jorge dos Santos, do Foto Santos, Vicentino fazendo história!” Por Margarida Santos.
“Essa gruta é na Sebastião Humel, continua igualzinha.” Por Doralice Daniel.
“O mulato de paletó branco é meu amigo Sebastião trabalhou na Rhodosá até se aposentar.” Por José Mota.
“Nós estamos fazendo um levantamento, pois temos bastante fotos antigas dos Vicentinos que construíram a história de nossa cidade. Algumas pessoas nós conhecemos, outras não, pois não indicação nas fotos; e assim que for possível iremos postar para verificar se conseguimos alguma identificação.” Por Paulo Vadô.
“Já fui muitas vezes neste teatro assistir show de calouros o apresentador colocava uma música e mandava a plateia dizer qual era a música que estava tocando eu sempre acertava pois eu ficava vendo os calouros ensaiar ai eu já dava uma olhada na vitrola que estava com o disco que ia ser tocado marcava num papel quando ele perguntava eu levantava o braço e falava qual era a música ai eu ganhava um ingresso para assistir a um filme no Cine Real.” Por Camilo da Silva.
“Estamos realizando estudo das atas e fotos e dependendo da data que ele participou, talvez encontre alguma informação no Conselho de Santana. Detalhe: A Conferência Santana era vinculada ao Conselho de São José dos Campos e irá completar cem anos (agosto 2014).” Por Paulo Vadô.
“Obrigada Paulo Vadô, meu pai foi um vicentino devotado a causa e aprendemos a cantar com ele a música “Ser vicentino na vida, é compar São Vicente a consolar os que sofrem, esclarecer os descrentes. Quando contente é preciso, o lar do pobre transpor, levao comigo um sorriso, da caridade e do amor.” Deu saudades!” Por norimal Nogueira.
“Norimal Nogueira, muito Legal a semente que seu pai deixou, pois não esqueceu esta bela música (Hino da Sociedade de São Vicente de Paulo)… SER VICENTINO é, na vida Imitar a São Vicente, A consolar o que sofre,A esclarecer o descrente. Um convite: Venha visitar uma Conferência.” Por Paulo Vadô.
“O confrade Aluísio que está realizando o estudo das atas respondeu que o confrade Pedro Martins Ribeiro foi presidente da Conferencia São Miguel de 1957 a 1970 e que a atas estão em nossa sede. Informou também que nas ata de fundação da Conferência Senhor Bom Jesus do Buquirinha em julho/1914, que pertencia ao nosso Conselho, consta como vice-presidente o confrade Claudino Prisco da Cunha e ele me solicitou verificar se esse confrade tem algum parentesco com o senhor. Detalhe: a Conferência São Miguel encontra-se em atividade até a presente data.” Por Paulo Vadô.
“Acho que esse sr. de óculos deve ser Geraldo Cabral, morador do bairro Bela Vista. Bem, posso estar enganada.” Por Elizabeth Castro Negrão.
“Ele mesmo Beth! Morava na esquina, marido da Da. Noêmia, isso? Era curva de rio a casa deles, eu gostava muito dela e dos filhos todos, ela vivia dando conselhos pra garotada.
Só percebi porque você falou. Que memória, hein?!” Por Heloísa Ribeiro.
“Heloísa Ribeiro, Da. Noêmia… me deu aula para preparar para a admissão. A casa dela era na esquina da minha casa, voltei no tempo, muito bom! Abraços.” Por Elizabeth Castro Negrão.
“Foi minha professora no Olímpio Catão, Da. Noêmia morava na esquina da Nélson D’Ávila com a João Guilhermino, no local passou a ser a imobiliária Socel.” Por Mauro Miguez.
“Parece-me que o penúltimo à direita é o Professor Garcez (Escola de Datilografia do Círculo Operário).” Por Moraes Faria.
“O Conselho São José realizou diversas assembleias em conjunto com o Conselho São Judas e Santana nesta época. Como era uma assembleia festiva de 50 anos (1964) do Conselho São José, acredito que foi realizada conjuntamente com outros Conselhos.” Por Paulo Vadô.
“Olha que belezinha o Padre João Guimarães ao centro, amei de paixão, grande amigo da minha familia.” Por Angela Xavier. (in memoriam)
“O último da direita é meu pai, Geraldo Rodrigues de Faria muito conhecido como Geraldo Mingão, que saudade, ontem fez 13 anos que ele faleceu…” Por Vilma Teles F Prisco.
“Conheci e muito seu Geraldo Faria. Foi Sacristão na Igreja de Nossa Senhora das Graças e Vicentino atuante na Conferência Santo Antônio.” Por Paulo Vadô.
“Padre João, uma belezinha. Ia sempre nas romarias que a igreja organizava, íamos para Aparecida e na volta passávamos em Tremembé, geralmente era sempre na ocasião que se comemora a festa do Bom Jesus de Tremembé.” Por Fátima Silva Santos.
“O Teatro Ozanam fica na Sebastião Humel no final do estacionamento da creche Patronato Nossa Senhora Aparecida. O Padre João sempre levava as crianças para atividades no teatro. Toda a área da creche foi construída pelos Vicentinos (conforme ata da época) e a pedido do padre foi cedida para a irmãs. A irmã nos procurou recentemente solicitando ajuda para o restauro do teatro. A diretoria do nosso Conselho considera ser o prédio do teatro um patrimônio não somente dos Vicentinos,mas também da cidade. Estamos buscando ajuda para realizar o restauro desse patrimônio.” Por Paulo Vadô.
“Ontem fizeram treze anos que papai se foi. Foi encontrar o Padre João. Fico muito feliz com a iniciativa da restauração do Cine Teatro Ozanam. Ele fica mesmo nessa Rua Benedito Ferreira Candelária mas, tem comunicação pela Creche Patronato Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Sebastião Humel. Esse espaço faz parte muito atuante da nossa infância. Fizemos muito teatro nele e tivemos nossa formatura de primário comemorada aí. Meu Deus!” Por Clélia Teles.
“Eu ia muito na vila dos Vicentinos, juntamente com as cunhadas da minha irmã, ela morou na Benedito Ferreira Candelaria no período de 1962 a 1974, na época da jovem guarda meu irmão e cunhado participavam de show de calouros no cine Ozanam, iam de calça calhambeque, anel do brucutu etc (risos). Muita saudade.” Por Fátima Silva Santos.
“Meu pai (Sgt. Vitor Amâncio de Faria) está à direita do Padre João. De terno claro e um guarda-chuva na mão. Que DEUS o tenha em Sua glória. Não sabia que Narciso de Andrade Pinto, embora evangélico, fizesse parte da SSVP. Excelente pessoa! Ele é o 3.º na primeira fila, da Esquerda para a Direita.” Por Moraes Faria.
“Aquele de chapéu na mão é o Gonçalo filho da Dona Antônia morava na rua Presidente Bernardes rua hoje do Plaza Hotel.” Por José Mota.
COF – Clube Ozanam de Futebol – em janeiro do ano de 1974, era fundado o Clube Ozanam de Futebol com a iniciativa foi de alguns confrades com o apoio do Conselho Particular que na época era presidido pelo confrade Sebastião Moreira dos Santos. O Objetivo principal dessa iniciativa era por meio da prática do futebol, angariar mais membros para fortalecer o Conselho e trabalhar pela Sociedade de São Vicente de Paulo na prática da caridade. Em reunião do Conselho deliberativo no em janeiro de 1974, foi eleito como presidente da Associação Clube Ozanam de Futebol o confrade Antônio Pereira dos Santos (Toninho Guerreiro). O Clube conseguiu sua filiação junto a Federação Paulista de Futebol em 06/06/1975 e esteve sob a administração do Conselho Particular até 1981, depois disso os direitos de filiação foi repassado ao senhor Walter em 1981 até hoje.
JUVIC – Juventude Vicentina – Idealizado por alguns confrades para a disputa de campeonatos de Futsal administrados pelos conselhos superiores e ao mesmo tempo mantinham uma equipe de futebol de campo onde disputavam amistosos na cidade de São José dos Campos e também em algumas cidades do Sul de Minas, São Bento e Monteiro Lobato no estado de São Paulo. O time de futebol era dirigido pelo confrade Antônio Pereira dos Santos, o Toninho Guerreiro, como era conhecido. Encerrou as atividades após o falecimento do confrade Toninho. Já a equipe de futsal se manteve durante mais tempo e chegou a conquistar vários títulos.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com