Rita Lee em São José dos Campos

Muitos artistas de renome já passaram pelo município, seja no início da carreira, no auge ou aos 43 do segundo tempo, e essa última referência ao futebol tem seu sentido, já que na anunciada concessão do Estádio Martins Pereira, foi apresentado que ele voltará a ser palco de apresentações musicais. Falecida em 8 de maio último (matéria escrita em outubro de 2023), Rita Lee esteve em 4 oportunidades no município (considerando que podem ter ocorrido outras oportunidades não recordadas), em 67 com os Mutantes durante as comemorações do bicentenário, em 70/71, em 1975 ou 76 durante a turnê do álbum Fruto Proibido com sua banda Tutti Frutti e em 1995 durante a turnê do álbum Miss Brasil 2000 no estacionamento do CenterVale Shopping, que esta, este que vos escreve esteve presente. Recordo-me que passei a tarde inteira ouvindo a passagem de som na banca do shopping, aproveitando que meu amigo ali trabalhava. Foi uma tarde regada por cervejas importadas compradas no Sé Supermercados, já que na época o dólar era 1 real, foi possível tal façanha. Logo, fui pra casa para um banho e retornei para a apresentação memorável. O ponto alto sempre lembrado foi durante a música Miss brasil 2000 uma modelo entrou rapidamente no palco e desfilou nua, causando efervescência na platéia.

Esta matéria tem por objetivo expor fragmentos destes atos, com ênfase na apresentação da década de 1970 que está melhor documentada pelo Augusto Amado.

Os Mutantes em apresentação no bicentenário em 1967.

Eles estiveram novamente, creio que em 1970/71, num baile do “Bicho” da EEI (Escola de Engenharia Industrial). Lembro-me que a Rita Lee estava com a mão enfaixada, mas mesmo assim tocou, cantou e encantou.Por Marise Gregorio.

No Ginásio Linneu de Moura

A expectativa para a apresentação no Ginásio Linneu de Moura era muito alta”, conta Amado, “a apresentação foi como sempre, muito som, muito rock!

Depois que a apresentação terminou, (em algumas fotos dá para ver a arquibancada como é pintada até hoje) fui na cara de pau e entrei no camarim em que a artista estava, que na verdade, era uma sala na parte de trás do palco, me sentei entre a Rita e o Carlini (Luís Sérgio Carlini, o guitarrista)”. “Eles estavam conversando sobre a apresentação, dando muitas risadas, comentei alguma coisa, mas fiquei mais observando (congelado de emoção rs) nem acreditava que eu estava sentado ali com eles. Ao final do papo, peguei o endereço em que a Rita morava em São Paulo na época, na Rua Joaquim Távora, Vila Mariana.”

Depois de algum tempo fui fazer uma visita à ela, que estava em prisão domiciliar, e criamos uma amizade.
Eu tinha muito material da cantora, fotos, lembrancinhas e uma carta, que ele me escreveu quando estava presa. Lembro que na carta ela citou um trecho de uma música em que diz: o passarinho na gaiola não se esquece de cantar.” (letra de Modinha do álbum Babilônia, de 1978.)
Mas infelizmente, quando me separei, as coisas ficaram todas na casa de minha ex. E um certo dia ladrões que lá entraram fizeram uma ‘mudança’. Levaram absolutamente tudo que tinha na casa, minha caixa de fotos, lembranças e todos os meus discos.

Restaram poucos fragmentos, duas fotos, uma inclusive em que estou com ela e os slides da apresentação, eu tinha também fotos com ela barriguda do Beto (Roberto Lee de Carvalho, filho de Rita nascido em 1977), na casa da Vl. Mariana. Enfim, as recordações que guardo na lembrança e principalmente no coração, essas ninguém vai levar, só eu para o resto da vida.

CenterVale em 1995.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

2 thoughts on “Rita Lee em São José dos Campos

  1. É o quê meu amigo Gilberto Gil disse que aqui em São José, só tem índio.
    Foi isso que ouvi da Rita Lee por volta de 1975, durante um show no ginásio Associação Esportiva São José.
    Ela ficou irritada pois algumas pessoas arremessaram coisas no palco.
    Ela parou o show e deu uma dura no pessoal. Depois ela continuou.
    Depois disso, notei que muitos artistas preferiam ir fazer show em Taubaté.
    Mas não sei se foi só coincidência na época.

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!