Rua 7 de Setembro (antes de se tornar o Calçadão)

Reúno nesta publicação pequenos fragmentos de notícias do Jornal Correio Joseense referente a Rua 7 de Setembro, atual Calçadão. Conforme outras notícias forem encontradas, serão anexadas à esta matéria.

Abertura do prolongamento da Rua 7 de Setembro

Domingo passado, os moradores e interessados na abertura do prolongamento da rua 7 de Setembro, em direção ao Jardim Bela Vista, ofereceram um suculento churrasco na Cantina Piraquara Club. à Praça Afonso Pena, no qual tomaram parte autoridades administrativas, vereadores, representantes da imprensa e elementos da sociedade joseense.

De nossa parte somos, gratos ao sr. Badue Cury. que teve a gentileza de nos convidar em nome dos organizadores dessa reunião da qual fez parte.

Foi servido aos presentes um ótimo almoço, reinando grande cordialidade entre os presentes e contrariamente o que acontece em tais casos, não houve discursos.

Correio Joseense, 25 de setembro de 1955, Num. 1564

O trânsito de bicicletas na Rua 7

Já havíamos feito uma nota na qual solicitaríamos da autoridade policial as necessárias providencias para fazer cessar o abuso dos ciclistas que por ali transitam contra à mão, quando tivemos conhecimento da atuação do Dr. Delegado de Policia nesse sentido.

Nessas condições, cumprimos o grato dever de registrar o fato com muita satisfação, de vez deliberação veio que a sua encontro dos desejos da coletividade que vivia sob a permanente ameaça permanente de tais veículos montados por desabusados ciclistas que nada respeitam.

Tem o Dr. Delegado de Polícia os nossos calorosos aplausos por essa medida que adotou de apreender os veículos que correm na incidência do serviço do trânsito, estendendo os nossos aplausos a sua atitude de fazer cessar o abuso incrível dos ciclistas que transformam os passeios em pistas de corridas com graves ameaças para a integridade das pessoas que transitam pelas calçadas.

Todo o rigor é recomendável em tais casos, porquanto reverte em beneficio da coletividade.

Correio Joseense, 12 de fevereiro de 1956, Num. 1582

Tinturaria e Chapelaria São Geraldo, 1ª Lavanderia de São José dos Campos (atualmente Bazar Central, Rua 7 de Setembro. Proprietários Geraldo Queiroz e Tereza Saloni Queiroz.

O tráfego de veículos na Rua 7

Há muito tempo vem se registrando abusos e desrespeitos no que se refere ao trânsito de veículos na rua 7 de Setembro, onde não raro, não é respeitada a mão, transitando por aquela via pública em sentido contrário carroças, charretes, automóveis etc.

Já tivemos oportunidade de testemunhar esse abuso, observando as anomalias que vimo de relatar.

Acontece, as vezes, que carros de outras localidades entram ali na contramão e, quando advertidos, ponderam não existir nenhuma aviso que os “cientem” nesse sentido, o que é uma realidade.

Mas, além destes veículos, transitam também por ali carros da cidade, bicicletas, charretes e carroças, cujus proprietários conhecem e sabem não poderem transitar em sentido contrário as determinações, aliás muito acertadas do poder público que, com isso, visa proteger a coletividade e evitar possíveis desastres. Endereçamos este comentário ao ilustre. Prefeito Elmano F. Veloso, certos de que ele dará uma providência rápida no sentido de fazer cumprir e fazer respeitar as leis que regem o assunto, “preatando”, com isso, mais um acertado e relevante serviço a causa pública.

Correio Joseense, 8 de fevereiro de 1959, Num. 1717

Prédio da Panificação Italiana na Rua 7 de Setembro. Década de 1930.

Loja de discos na Rua Sete

Deverá instalar-se até o fim do ano, ou no mais tardar em princípios de 1965, na Rua Sete de Setembro, a terceira loja de discos da cidade. Por enquanto é quase tudo mistério, já que se pode divulgar apenas (e a pedido) o local: último quarteirão.

O efervescente comércio da Rua 7, antes da chegada dos shoppings ao município.

Veja também as matérias relacionadas a Rua 7 abaixo:

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!