Proposta de criação de um Ombudsman

No dia seguinte de uma das sessões de Câmara Municipal de São José dos Campos, nos idos de 1989, recebi este bilhete do jornalista Carlos F. Karnas comentando minha atuação. Não me lembro bem de qual projeto ou posicionamento ele se referia. Acredito que tenha sido sobre a minha proposta de criação de um Ombudsman (Defensor do Povo) no município, totalmente independente dos Poderes Executivo e Legislativo. Baseada em exemplo da iniciativa de século antes na Suécia. Ela teve ampla repercussão. Inclusive internacional.

O advogado e ex-presidente da OAB-SJC, Luiz Carlos Pêgas, em viagem a Buenos Aires, contou-me que constatou a minha proposição comentada em livro argentino em uma livraria portenha. Tempos depois do jornalista Carlos Karnas ter deixado a Rede Globo em São José, tornamo-nos bons amigos. Aqui na foto, o testemunho do nosso grupo de amigos que passou a se reunir frequentemente, constituído por ele, o professor e jornalista Luiz Gonzaga Guimarães Pinheiro, o jornalista Ruy Lopes (ex-editor-chefe do jornal Folha de S.Paulo), o jornalista e escritor Joaquim Maria Botelho e eu. Saudades do amigo Carlos Karnas, que viajou recentemente fora do combinado.
08 de março de 2017
Luiz Paulo Costa – Jornalista

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!