O Tênis Clube São José dos Campos, é uma entidade destinada exclusivamente à prática de esportes e atividades sociais. Sua fundação ocorrida a 30 de Abril de 1948, originou-se graças ao desejo de um grupo de pessoas de boa vontade, em fundar um clube a altura do desenvolvimento da cidade, e que viesse proporcionar a prática de novas modalidades esportivas.
Constam de sua ata de fundação, os seguintes nomes de sócios-fundadores:
Lineu de Moura, Dr. José C. Florence, Mário A. Weiss, Luiz Alberto Weiss, Fausto Bandeira, Prof. Moacir de Souza, Prof. Edésio Del Santoro, Mario C. Porto, Dr. Afonso Tosta, Dr. Mario C. Bonadio, Enio Octaviano Cará, Eugênio Bonadio Cará, Cel. Eurico Costa Souza, José de Paula Galvão, Gilberto M. E. Cará e Prof. Roberto A. Tavares.
Sendo sua atual Diretoria e Conselho Deliberativo, compostos pelos seguintes membros:
Diretoria
Presidente – Dr. José de Carvalho Florence
1.° Vice Presidente – Mario Alfredo Weiss
2. Vice Presidente – Dr. Mario Coriolano Bonadio
1.° Secretário – José Pulga
2.° Secretário – Roberto Augusto Tavares
1.° Tesoureiro – Gilberto M. E. Cará
2.° Tesoureiro – José de Paula Galvão
Diretor Geral de Esportes – Lineu de Moura
1.° Diretor Esportivo – Prof. Edésio Del Santoro
2.° Diretor Esportivo – Prof. Alberto Marson
Diretor Social – Prof. Sérgio A. Weiss
Vice Diretor Social – João Batista de Oliveira
Diretor do Patrimônio – Cap. Onadir Marcondes
Vice Diretor do Patrimônio – Antônio Augusto C. Santos
Conselho Deliberativo
Presidente Dr. Roberto M. Weiss, Vice Presidente Dr. Rui R. Doria, 1.° Secretário N. A. Carvalho, 2.° Secretário Miguel de Lima, Benedito Pacheco Salgado, Luiz Alberto Weiss, Octávio Becker Moacir de Souza Dr. André Macquart Dr. Renato Becker, Domingos Santos Pinto Filho, José Poli, Cel. Eurico Costa Souza, Ênio Octaviano Cará, Dr. Afonso Tosta, Dr. João B. Souza Soares, Dr. Vicente Soares de Barros, Dr. Ricardo Edwards, Dr. Nicanor Camargo e Eugênio Bonadio Cará.
Suplente
Octávio de Morais Lopes, Armando D’ Oliveira Cobra e João Prianti Sobrinho
Acesse também um pouco sobre a delegação feminina brasileira no Peru abaixo:
Possui o Clube a sua sede e seus campos esportivos instalados na Praça Brasil, os quais entretanto ainda não estão terminados. Cumpre notar entretanto, que sua sede social provisória, onde se chama a atenção de todos os visitantes, pela sua originalidade, sendo já pequena demais para abrigar seus quatrocentos e cinquenta sócios.
Dizer o que foi a vida do Tênis Clube São José dos Campos, nestes 3 anos, principalmente em sua parte esportiva, seria relembrar os grandes feitos conquistados pelas suas equipes masculina e feminina de Basket e Volley Ball, que concorreram para tornar a cidade que representavam muito mais conhecida lá fora, fazendo mesmo com que se modificasse aos poucos o conceito que faziam de São José dos Campos. Grandes e memoráveis partidas foram disputadas em outras cidades e também em São José dos Campos, contra quadros de grande categoria. Quem não se recorda das verdadeiras epopeias de Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Rio Claro e tantas outras.
E quem não se lembra ainda do grande jogo internacional disputado pela equipe feminina, contra o Bocca Juniors, da República Argentina? Foi esse um feito que constituiu-se em verdadeira vitória para a cidade, sendo por demais pequenas as acomodações do Clube para a enorme assistência presente, que locomoveu-se até das cidades vizinhas.
Não ficou aí a campanha esportiva do Clube.
Tomou parte em seis competições dos Jogos Abertos do Interior, torneio esse que reúne as melhores re- presentações de todas ou quase todas as cidades do interior do Estado e também de outros Estados. Durante essas competições sagrou-se por três vezes vice-campeão feminino, obtendo classificação na colocação geral, que variaram do quinto ao sétimo lugares, dentre quase uma centena de cidades. Por ocasião dos Jogos Abertos de Cambuquira, no ano de 1946, o Tênis Clube São José dos Campos, conquistou para a cidade que representava, o título de campeão absoluto, masculino e feminino, arrebatado de grandes representações do Estado de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Também no Trofeu Bandeirante, outra modalidade de competição que reúne as cidades do Interior do Estado, conquistou o Tênis Clube para a cidade, dois títulos absolutos, tornando-se campeão feminino em Basket em 1950 e campeão masculino também em Basket, em 1951.
Esse é um pequeno resumo das grandes glórias esportivas conquistadas pelo Tênis Clube para São José dos Campos, sendo justo entretanto, ressaltar que para isso contribuiu de maneira soberba a dedicação e o esforço dos atletas que defenderam a camiseta azul e branca, e que encabeçados por esse elemento batalhador, leal e esportista completo que é Edésio Del Santoro, que usando sua força de vontade, aliada a de seus companheiros, Cláudio, Ivo, Hugo, Lebrão, Marson, e outros, fez o quinteto que tornou-se também a própria seleção da cidade. Deve-se também ao Prof. Edésio, grande parte do triunfo conquistado pelas equipes femininas, que com Jaú, Dirce, Cirene, Cinira, Bélita, Rita, Doca, Edith, Branca, Adélia e outras, muitos galardões trouxeram para esta cidade, além de ter três dos seus elementos Jaú e Cinira como integrantes da Seleção Brasileira de 1949, que disputou o campeonato, realizado no Peru, e uma campeã brasileira Dirce.
A parte social do Clube é uma das mais intensas da cidade, no que se refere a reuniões dançantes e culturais, destacando-se que possui sua orquestra própria, os “Biriba Boys”, conjunto de moços joseenses que se fez no próprio clube, dirigidos pela animação e espírito de iniciativa de Sérgio Weiss. Esse conjunto granjeou fama em todo o Vale do Paraíba, e graças a ele, os bailes do Clube são verdadeiros acontecimentos, sem mencionarmos os bailes carnavalescos que se constituirem em notáveis e retumbantes sucessos, alcançando sua fama até as cidades vizinhas.
Das instalações esportivas propriamente ditas, destacamos em primeiro plano, como não poderia deixar de acontecer, devido justamente a sua construção aprimorada, a parte relativa ao Tênis. Graças aos esforços dispendidos pelo Dr. Mário Bonadio, diretor desse Departamento, auxiliado pelos demais companheiros de Diretoria, possui o Clube, duas belíssimas quadras de Tênis oficiais, iluminadas, além de um paredão para principiantes, também iluminado.
Vem logo depois, a belíssima quadra de basket, com seu piso de tijolo asfaltado e com suas marcas em azulejo branco, formando um conjunto harmonioso e bonito com suas duas arquibancadas e os É sem favor algum, quatro vestiários ao fundo.
uma das melhores quadras de Basket de todo o Estado e que já viu noites memoráveis do esporte da cesta. Ao seu lado, está sendo construída atualmente, uma quadra de Volley, a fim de possibilitar treinamentos conjuntos das duas modalidades.
Capítulo quase a parte, deve merecer um empreendimento de grande vulto que está sendo levado a efeito atualmente pela Diretoria, a cuja frente vemos esse valor inestimável, esse elemento de fibra que se desdobra, se agiganta e tudo faz para elevar cada vez mais o nome da sociedade, o Dr. José de Carvalho Florence, secundado pelos Drs. Roberto Weiss, Sebastião Pontes, Srs. Mário Weiss e Henrique Mudat, e auxiliado ainda por elementos de boa vontade, que apoiaram decididamente a iniciativa para construção de uma moderna piscina, com todos os requisitos técnicos e oficiais, preenchendo uma lacuna imperdoável que existia na cidade. serviços foram contratados com firma da Capital que já iniciou o movimento de terra, esperando-se o término da construção para fins do próximo ano de 1952. Terão assim os associados do simpático grêmio da Praça Brasil, mais uma modalidade esportiva para seu aperfeiçoamento físico, graças aos esforços de um punhado de homens idealistas, que tomam a peito e realizam até impossíveis.
E por falar em impossíveis, lembramo-nos de que está programado ainda um outro empreendimento de grande vulto que fatalmente também será levado a efeito pelo Tênis Clube, cumprindo notar que uma grande parte já foi resolvida. É a construção de um Ginásio, para o qual todavia, faltava espaço em seus terrenos. É justamente essa parte que dissemos já estar resolvida, porque ainda existem em nossa terra, pessoas que possuem em alto grau o espírito de cooperação e desprendimento necessários aos grandes gestos. Esse problema já não existe, porque a área necessária a mais esse notável melhoramento foi doada ao Tênis Clube, nos fundos mesmo de sua praça de esportes, pelo Sr. Vicente Soares de Barros e filhos, grandes amigos do Clube. Aliás precisamos não olvidar as firmas Bonadio S/A., Rhodosá e Cerâmica Weiss, cujos componentes sempre se mostraram decididos colaboradores a todas as iniciativas.
E é graças a esses amigos e benfeitores, que estão dentro de sua Diretoria, do seu quadro social e muitas vezes até mesmo fora dele, e que prestam ajuda decidida, desinteressada e eficiente, que goza o Tênis Clube dessa posição privilegiada de destaque.
Poderíamos citar nomes, mas perguntamos: Para que citá-los? Eles projetam-se por si, pelos seus empreendimentos e já são por demais conhecidos de todos e aí estão à frente de todas as iniciativas e desejos dos próprios associados. Se fôssemos citar nomes, talvez fosse mesmo preciso enumerar toda a Diretoria e em muitos casos, o próprio povo da cidade de São José dos Campos, da qual o Tênis Clube ostenta o nome e já é parte integrante.
Almanaque de São José dos Campos, 1951
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com