Nos bastidores da Câmara

A Câmara Municipal talvez seja o maior repositório de histórias e estórias de São José dos Campos. Basta lembrar o nome de um vereador e vem logo à mente uma passagem que assistimos ou ouvimos falar. É o caso do vereador nas décadas de 50 e 60, Antonio Sebastião (Toniquinho) Pereira, pai do Lauro Gilberto Pereira que também já foi vereador e hoje é comerciante permissionário (sucedendo o pai) mais antigo do Mercado Municipal, outro lugar de muitas histórias e estórias.

O comerciante espírita Toniquinho Pereira sempre contou com uma boa e estável base eleitoral que lhe garantiu vários mandatos de vereador sem precisar sequer fazer propaganda ou discursos na Câmara Municipal. Sou testemunha de que nunca ouvi o Toniquinho Pereira ocupar o microfone nas sessões legislativas.

Entretanto, um dia me disseram que o Toniquinho tinha falado uma hora e meia na sessão da Câmara do dia anterior. Eu não havia comparecido e diante de um fato inusitado pedi confirmação: “Mas falou mesmo?! E a pessoa me respondeu: “Falou sim! Perguntaram pra ele que horas são e ele respondeu: uma e meia!”

O vereador Antônio Sebastião Pereira era fiel correligionário do prefeito Elmano Ferreira Veloso. A oposição vence a eleição e assume o prefeito José Marcondes Pereira. Na primeira sessão da Câmara Municipal o vereador Toniquinho Pereira, nos bastidores, rasga elogios a Marcondes. Surpreso, um outro vereador pergunta: “Toniquinho, mas você não apoiou o Veloso?” Ao que Toniquinho respondeu: “Não importa! O prefeito muda, mas eu sou sempre Prefeitura!”

Esta talvez tenha sido a razão de seu sucesso eleitoral. Sendo sempre situacionista, tinha condições de melhor atender os pedidos de seus fiéis eleitores!
Luiz Paulo Costa – Jornalista

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!