O advogado e hoje também pastor evangélico Jamil Mattar de Oliveira foi Vereador de 1°/1/1956 a 31/12/1959 e depois tentou ser prefeito em 1962. Perdeu para o advogado José Marcondes Pereira (o primeiro prefeito socialista do interior paulista) e desistiu da carreira política. Mesmo antes de ser vereador, conseguia influir nas decisões políticas, principalmente junto ao prefeito Elmano Ferreira Veloso. A Fundação Valeparaibana de Ensino é testemunha disto. Sempre conseguia recursos financeiros e econômicos do Município para fortalecer o ensino superior da FVE.
Como vereador, numa votação de subsídios para a Fundação Valeparaibana de Ensino, diante da divisão de opiniões entre os vereadores, não teve dúvida: sentou-se ao lado de um suplente de vereador que assumia na licença do titular. E começou a conversar sobre os trabalhos legislativos e o vereador em exercício muito atento a tudo o que ele dizia. De repente o presidente da Câmara, vereador Francisco Pereira de Faria, coloca em votação o projeto de lei dispondo sobre subsídios para a FVE. “E quem for favorável permaneça como está e os contrários que se manifestem! Em votação!”
Os vereadores que eram contra contavam com o voto do vereador em exercício. Olham para o seu lado e ele sentado. Cobram: “Levanta! Levanta!” Ele tenta se levantar, mas não consegue. O presidente conta os votos: “Aprovado!” Quando foi até o cafezinho, os vereadores quiseram saber dele porque não se levantou. “Eu não consegui, o Jamil segurou o meu paletó!”
Luiz Paulo Costa – Jornalista
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com