TRIO B.A.W.
Formado em 1936, por Bem Costa, Altino Bondesan e Walter Ovalle, exibia-se em festas, reuniões, serenatas. Fez numerosas apresentações no velho Teatro São José. Em setembro daquele ano tomou parte na Festa da Primavera, realizada pelo prefeito em suntuoso Jardim Versalhes, existente na que fora mansão dos Rodrigues Alves, à Rua 15 (onde está o Cine Paratodos). No mesmo ano excursionou a São Paulo, exibindo-se com êxito nas estações da rádio. Fez o Programa Brasileiro, da Rádio Record, à tarde. Tomou parte no Programa do Livro, de Cid Franco, na Rádio Cruzeiro do Sul. E no Programa Despertador da Rádio São Paulo. Para tocar na Rádio Difusora, que era a mais importante, submeteram-se ao crivo do maestro Leon Kaniefski (da Sinfônica do Municipal), sendo aprovados para o horário nobre, o Chá no Ar. Com isso fizeram intensa propaganda de São José. Em 1937 inauguraram a P.L.1 – Rádio Propaganda, com Paulo Lebrão e outros.
Com o tempo, Altino afastou-se, continuando a dupla Walter e Bem, o primeiro executando solos de cavaquinho, em arranjos sobre música fina. Os dois conquistaram vários prêmios, inclusive um convite da Rádio Cultura para integrar seu cast, após tirarem o 2o prêmio na Peneira de Ouro, que era disputa entre os vencedores de programas anteriores.
Convidado pela Fundação Cultural, o Trio B.A.W. voltou a apresentar-se meio século depois, estando seus integrantes, que andavam na casa dos 20 anos, agora maiores de 70, comemorando suas casas as bodas de ouro, pois os três têm as esposas vivas.
O Trio inaugurou em São José um singular sistema de serenata telefônica, ligando para as meninas da cidade e de Santana e executando ao aparelho as músicas preferidas. Também faziam serenata ao vivo, algumas vezes perseguidos pela polícia, que julgava as to catas um atentado ao sossego das famílias…
Muitas das músicas tocadas pelo Trio eram de autoria dos seus componentes, que tinham como cantor o jovem Walber Bittencourt (Gazô).
Altino Bondesan
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com