Restaurante Pequin

Esta lembrança é bastante pessoal, pois é da época em que morei na Rua Rubião Júnior no início dos anos 80. O Wilson Hsie (na época seu apelido era Chokito) foi um amigo de escola, e quando criança eu costumava passar no restaurante de seus pais para seguirmos juntos ao colégio, e as vezes ao sair do fliperama do Shopping Centro também passava por lá. Eu me sentia bastante atraído pelo ambiente, afinal era meu único contato com a cultura oriental naquela época, e claro, ocasionalmente sonhava com o ambiente interno, que me remetia aos personagens que eram meus grandes heróis de infância; Ultraman e Ultraseven.
Abaixo, veremos seu relato sincero e emotivo, deixando claro que este foi realmente um comércio bastante significativo no município e que trará ótimas memórias ao leitor, dos raros restaurantes orientais na região naquela época.




“Demorei alguns anos desde que o Wagner Ribeiro, meu amigo de escola primária, me pediu para inserir um post aqui no grupo para contar um pouco sobre esse restaurante que na minha modesta opinião tem uma parte importante na história da cidade, referente aos anos 70 e 80 principalmente.

Esse restaurante foi do meu avô até 1978 e depois do meu pai até o início dos anos 90 quando encerrou as atividades. As fotos mostram duas das várias fachadas que esse restaurante já teve, mas o endereço sempre foi o mesmo: Rua Vilaça, 387.

Durante todos esses anos de atividades nós recebemos muitos clientes mas principalmente amigos, esses que o tempo acabou distanciando mas que certamente estão na memória de todos que um dia já frequentaram.


Meus pais sempre procuraram servir uma boa comida a um preço justo, em um ambiente familiar. Todos eram bem vindos.

Corri muito por esse salão, lavei muitos pratos, limpei e fatiei muitos legumes, servi muitos clientes, dormi nas cadeiras embaixo das meses quando o cansaço batia noite adentro. Os tempos eram muito bons.

Hoje meus pais não estão mais conosco mas tenho certeza que eles teriam orgulho de tudo que fizeram durante todos esses anos.

Espero que gostem desse post e aguardo os comentários de quem conheceu.”


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!