Ademar Pereira de Barros. Político Paulista, nascido em Piracicaba SP, em 22 de Abril de 1901. Formou-se em medicina pela Universidade do Brasil, em 1923, fazendo pós-graduação por quatro anos na Universidade Popular de Berlim.
Trabalhou no Brasil no Instituto Osvaldo Cruz, até 1932, quando se engajou na Revolução Constitucionalista. Em 1934, elegeu-se deputado pelo Partido Republicano Paulista. Fundou o Partido Republicano Progressista, que se transformaria no Partido Social Progressista (PSP).
Interventor do Estado Novo elegeu-se governador do Estado de São Paulo com o apoio dos comunistas. Candidatou-se a Presidência da República em 1955, mas foi derrotado. Foi Prefeito de São Paulo em 1957 e governador novamente em 1962. Foi um político contraditório, pois apoiou a posse de João Goulart quando da renúncia de Jânio Quadros, mas apoiou o Golpe militar de 31 de Março de 1964.
Isto não impediu de ser afastado do cargo pelo Presidente militar Castelo Branco e ter seus direitos políticos cassados por dez anos. Morreu em 17 de março de 1969 em Paris, onde passara a residir.
Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente