Remo Cesaroni, um elemento útil – Vila Ema (Centro de atividade do Primeiro Cidadão Honorário)
O Observatório teve início em 1943. O seu idealizador é o Comendador Remo Cesaroni natural de Roma, Itália, hoje brasileiro naturalizado, que se acha radicado há mais de 35 anos em São José dos Campos, onde se entregou à vida comercial com muito êxito, dada a sua maneira cativante de homem de saber e de grande experiência humana.
Desde pequeno, na Itália, se inclinava para os estudos de Astronomia, estando sempre em contato com notáveis mestres da matéria no Observatório de Roma. As influências recebidas naquela idade não se apagaram de sua ideia e tão logo se achou em condições financeiras favoráveis, deu começo na Vila Ema, à construção da primeira cúpula, onde localizou um grande telescópio de 25 cm. de diâmetro (refletor com ampliação de 750 vezes). Na parte térrea instalou a biblioteca, sala de audição, gabinete de estudo e outras dependências para uso em dias de registro de fenômenos assistidos pelo público. Edificou ainda outra cúpula equipada com telescópio refletor com 35 cm. de diâmetro com aproximação de mil vezes. Seguiu-se a este a construção de mais uma cúpula, onde se dispõe de um aparelho refrator com astro-câmara, com movimento equatorial e de relojoaria, ampliando até 400 vezes. E rigorosamente cientifico, servindo para tirar fotografias dos astros. Possui um auditório onde se ministram cursos para estudantes de todos os graus e pessoas interessadas nestes assuntos procedentes de toda as cidades do Vale do Paraíba. Numa dependência apropriada instalou uma rádio emissora. Também há um laboratório completo para revelação das fotografias tiradas dos astros. Uma oficina muito bem montada favorece a prática de ensino durante os cursos.
O Comendador Remo Cesaroni tem contado com a colaboração desprendida do Prof. Domingos de Macedo Custódio, catedrático de Português do Instituto de Educação de São José dos Campos, que, na qualidade de diretor técnico do Observatório prepara, juntamente com o Comendador, todos os cursos de expansão da ciência astronômica, visitado por grande massa de estudantes e ministrada por professores especializados, como o Dr. Aristóteles, Dr. Pedro, Dr. Rômulo Argenterre, Prof. Jean Nicolini, Prof. Rubens de Azevedo, Prof. Simão Chuster, Dr. Orhon Mercadante, Prof. Ramiro Pinto Faria, Dr. Jessen Vidal, Monitores do Planetário do Ibirapuera de São Paulo, Dr. Luiz de Azevedo Castro, Prof. Renato Ramos, Dr. José Garcia e outros estudiosos da ciência astronômica. O Observatório tem obtido inúmeras fotografias de eclipses da Lua nestes últimos tempos e acompanhado oposições de Marte com boas informações astronômicas. Muitos dos trabalhos são enviados para os Estados Unidos, onde são submetidos a análises em laboratórios especializados.
Fotógrafos técnicos como Angelino de Jesus Rosa e Ignácio Badui têm colaborado eficientemente na obtenção de exemplares, que mereceram ótimas referências.
Além desse trabalho local, o Observatório mantém uma equipe volante montada em uma Kombi, munida de instrumentas de pesquisa, de que ambos se servem para levar ao povo das cidades plantadas ao longo do Vale do Paraíba, notícias visuais dos fenômenos que se operam nas profundidades cósmicas.
Completando a sua obra, construiu no mesmo bairro um cinema planetário com 500 lugares o único no gênero no país. todo decorado com figuras mitológicas e equipado com aparelhos para projeção no teto de imagens dos astros, principalmente do sistema solar.
Eis ai uma obra puramente idealista, mantida pelo esforço incansável de dois homens, que no silêncio de seu trabalho diuturno prestam à nação relevantes serviços, possibilitando à juventude estudiosa da pátria oportunidades para investigação dos céus, devassando-lhe os mais profundos abismos de sua incomensurabilidade espacial.
E com isso, AS ESTRELAS JÁ NÃO PARECEM TAO DISTANTES E MISTERIOSAS.
Ai está um exemplo de patriotismo digno de ser imitado. O Com. Remo Cesaroni é detentor do título de primeiro Cidadão Honorário de São José dos Campos e de medalhas como: – Mérito Social Couto de Magalhães, Marechal Rondon, Agenor Couto de Magalhães e outras, pertencendo também a várias instituições nacionais e estrangeiras de Astronomia.
Participe da página em homenagem ao astrônomo clicando aqui.
Revista Fagulhas, possivelmente década de 1950.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente