Um minidocumentário com a cara do Vale do Paraíba
Em um mundo hiper conectado, com a informação literalmente nas palmas das mãos, dificilmente nos lembramos de um tempo em que as informações nos chegavam por ondas de rádio e o leite era deixado à frente de nossas portas. Mais do que imagens de artistas de sucesso, as pessoas ouviam suas vozes e, a partir delas, construíam o imaginário de uma época. No Vale do Paraíba paulista, região que viveu o ciclo do café e foi uma das primeiras do estado a se inserir no mundo da industrialização e da tecnologia, as cidades vivem de perto a relação entre as culturas rural e urbana.
Essa região é berço de muitas tradições culturais, entre as quais a música caipira, e o lugar onde nasceu o violeiro Oswaldo Ferreira de Almeida, que adotou o nome artístico de Rialcim. Nas décadas de 1950 e 1960, Rialcim formou diversas duplas caipiras, com as quais se apresentava nas Rádio Clube de São José dos Campos e de Jacareí. Rialcim é natural de Igaratá (da cidade velha, que foi submersa pelas águas em 1969) e sua história percorre várias cidades do Vale, seja como cantor, seja como o jovem que abria estradas de terra e depois as percorria recolhendo leite, de fazenda em fazenda. Suas composições falam de histórias vividas e de lendas regionais, como na música “Pilão de Ouro”, que narra a conhecida lenda de uma fortuna em ouro que ainda estaria submersa na confluência dos rios Jaguari e Rio do Peixe, entre Igaratá e São José. A letra dessa música de Rialcim aparece em livro sobre a cidade de Igaratá.
Mas foi em São José que Rialcim fixou residência, em meados da década de 1960. Depois de suas passagens pelo rádio, integrou, já nos anos 1990, a conhecida Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, com a qual gravou vários discos. Em 2013, lançou CD com dez composições próprias, ao lado de Borges, com quem formou a dupla Borges e Rialcim. Suas músicas foram tocadas e gravadas por artistas e grupos da região, como o grupo de violas Cordas da Mantiqueira.
O documentário mostra seu amor pela música caipira e suas realizações, mas também mostra um homem que, aos 83 anos, continua compondo, tocando e fazendo planos para o futuro.
Rialcim – Um Violeiro do Vale. Direção e captação: Oswaldo Almeida Jr. Roteiro, edição e montagem: Fred Ribeiro de Almeida.
Assista ao documentário no link abaixo, e para entrevistas com Rialcim ligue no múmero (12) 3941-3792.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente