Cemitério Municipal Maria Peregrina

Acervo fotográfico de construção do Cemitério Municipal Maria Peregrina em Santana, construído em 1938, tendo seu primeiro sepultamento registrado só em 1940.


No bairro de Santana, na região Norte de São José dos Campos, uma mendiga conhecida como Maria Peregrina é chamada de santa. No entanto, nem mesmo seus devotos dispõem de dados históricos sobre sua origem. Nosso estudo pretende analisar como falta de elementos que permitissem a construção de uma biografia sólida propiciou, ao longo dos anos, o surgimento de diferentes “versões” para a mesma história. Partimos também da hipótese de que a existência de variações sobre quem foi essa personagem favoreceu o desenvolvimento da devoção, pois permitiu que a partir de uma base comum, diferentes realidades e concepções de indivíduos e grupos existentes num mesmo recorte geográfico e histórico se expressassem.

Maria Peregrina, Maria Andarilha ou “Nêga-do saco”, segundo a tradição oral foi uma mendiga que viveu em São José dos Campos entre 1946 e 1964. Negra, vinda de Minas Gerais teria caído na mendicância como punição divina pelo desrespeito ao 4º mandamento da lei de Deus: Honrar pai e mãe. (SOARES, 2007). Habitou na região dos atuais bairros Altos de Santana, Vila Dirce, Vila Sinhá, Jardim Guimarães, Jardim Telespark, na Zona norte da cidade.
Conta-se que ela nunca revelou sua origem a ninguém, e que andava pelas ruas com um saco de estopa nas costas, pedindo comida.

Numa tarde de 1964, foi encontrada morta, sem sinais de violência. Enterrada como indigente, é hoje chamada de santa por alguns moradores da região, tornando-se a patrona do cemitério do bairro décadas mais tarde.
Texto extraído deste pdf


No ano de 2002 o Cemitério Municipal de Santana passou a ser denominado Cemitério Maria Peregrina, pela Lei 6184/02 | Lei nº 6184 de 17 de outubro de 2002, abaixo transcrita:

DENOMINA O CEMITÉRIO MUNICIPAL DO BAIRRO DE SANTANA DE CEMITÉRIO MUNICIPAL MARIA PEREGRINA.

O Prefeito Municipal de São José dos Campos faz saber que a Câmara Municipal aprova e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º Denomina o Cemitério Municipal do Bairro de Santana de Cemitério Municipal Maria Peregrina.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário (Prefeitura Municipal de São José dos Campos, 17 de outubro de 2002).

Vista interna do cemitério Maria Peregrina, 2011. Foto por Nara Rubia Martins.


Leia o livro sobre Maria Peregrina de 1992 clicando aqui.


Fonte de pesquisa no site Pró Memória

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente


Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!