Cônego Francisco de Oliveira Lima

O texto abaixo foi extraído do Almanach de 1922 e manteve a grafia da época.
Francisco de Oliveira Lima nasceu em 7 de Dezembro de 1843. Foi vigário da paróquia de São José dos Campos por 28 anos, logo após tornando-se lente (professor) do seminário de Taubaté. Recebeu uma homenagem em comemoração dos cinquenta anos de sacerdócio do mesmo. Morreu em 13 de Julho de 1919.


O Reverendíssimo Snr. Conego Francisco de Oliveira Lima, de saudosa memoria, cujo retrato honra as paginas deste annuario, foi um dos ornamentos do clero brasileiro, não só pelo seu talento, como pelas suas virtudes e operosidade.

O illustre e venerando sacerdote era mineiro, tendo nascido em São Gonçalo de Sapucahy, no dia 7 de Dezembro de 1843.

Vigario desta parochia de S. José dos Campos, durante cerca de 28 annos, S. Revma. tornou-se credor da eterna gratidão de todos os seus habitantes favorecidos pelos beneficios a elles prodigalisados, nesse longo periodo em que o bondoso levita do Senhor, com sabedoria e dedicação, dirigiu os seus destinos religiosos.

Era bello, consolador, sublime até, contemplal-o, quer nas suas praticas religiosas, quer presidindo a assembléa dos fieis, quer finalmente em todas as manifestações populares, dirigindo ao auditorio as suas palavras brilhantes e de tão preciosos ensinamentos. • Deixando a Direcção da parochia, foi S. Ruma. chamado pelo Exmo. Snr Bispo de Taubaté, a prestar o concurso de sua vasta competencia á nova diocese, sendo nomeado lente do respectivo Seminario.

Em 15 de Junho de 1917 celebrava S. Roma. as Bodas de Ouro de seu sacerdocio, de passagem nesta cidade, esta população aproveitando essa feliz opportunidade, fez-lhe carinhosa manifestação de apreço, pelo auspicioso acontecimento.

O humilde autor destas singellas linhas teve a suprema ventura de sauda-lo, em nome do povo, representando naquelle momento por todas e pelas elevadas classes sociaes.

O Snr. Conego Lima militava tambem na imprensa, e era um cidadão patriota, e por todos os titulos, benemerito.

Em 13 de Julho de 1919, entregava sua alma bondosa ao Creador, nesta cidade de São José dos Campos, na residencia de seu presado cunhado sr. Benedicto Chagas dos Santos donde no dia seguinte sahiu o seu enterro que mais era uma magestosa procissão, justa homenagem aquelle santo velhinho que só sabia fazer o bem, animando, consolando e abençoando a todos especialmente ás creanças, que pareciam sentir-se tão felizes em oscular as suas mãos venerandas.

A Veneravel Irmandade do Santissimo Sacramento, que já havia lhe conferido o titulo de Irmão Grande Bemfeitor Remido, – em artistico diploma que lhe foi entregue pessoalmente, na Matriz, após um memoravel discurso do nosso illustre Luiz Jacintho; em homenagem á memoria do Revmo. Sr. Conego Francisco de Oliveira Lima, seu inolvidavel expresidente de honra, mandará opportunamente trasladar os seus restos mortaes para a capella do cemiterio da Irmandade, recentemente construida e cuja bensam realisou-se em 14 de Julho passado.

Aqui terminamos estas modestas considerações sobre o venerando sacerdote e illustre brasileiro, que tanto se impoz á estima, respeito e admiração de todos aquelles que tiveram a suprema ventura de o conhecer.

Cesar Leite Junior Agosto 1921.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

One comentário em “Cônego Francisco de Oliveira Lima

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!