Fundada em 1938, na Avenida Ruy Barbosa, próxima ao viaduto sobre os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, por iniciativa do Dr. Donato Mascarenhas Filho, que juntamente com outros 17 sócios-fundadores, subscreveram 1.125 quotas, que correspondiam a 1.125 litros diários de leite. De 1938 a 1951, o seu capital saltou de 1 milhão para 4 milhões e meio.
Em 1951, já possuía 125 associados, cujo maior produtor era o seu presidente José Vieira.
A cooperativa tinha uma loja na Rua XV de Novembro, onde vendia a varejo os seus produtos, tais como manteiga e leite. A mesma tinha uma produção diária de 17.000 litros, com teor de gordura considerado um dos melhores do Vale do Paraíba.
Além de concentrar a venda dos pecuaristas, gerando melhores condições de lucro, facilitava a aquisição de produtos para o gado como a “torta”, o sal para alimentação do gado, carrapaticidas, etc.
Abaixo o prédio da Cooperativa de laticínios de São José dos Campos em 1958, já no endereço da Rua Paraibuna. Essa entrada era pela Av. Dr. Nelson D’ávila, que hoje não existe mais.
Como tudo começou… Em 1935, um grupo de 21 pecuaristas de São José dos Campos chegou à conclusão de que era preciso criar uma entidade que congregasse os ruralistas do município e pudesse lutar pelos seus interesses comuns. O café, em franca decadência, dava lugar a um novo produto, o leite, cuja produção eles pretendiam defender.
Unido sob o ideal cooperativista, no dia 25 de agosto daquele ano o grupo se reuniu na antiga Escola Normal de São José para criar a Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos, umas das pioneiras do país. Na mesma reunião, eles elegeram a primeira diretoria da entidade e definiram seus planos de ação iniciais.
Estava lançada a pedra fundamental daquela que seria uma das mais importantes entidades do país em defesa do pecuarista de leite. Porém era preciso ainda muita garra para que a Cooperativa conseguisse se firmar e ganhar a confiança dos produtores. Mas a vontade de fazer as coisas darem certo era o que não faltava àquele grupo de fundadores.
O texto acima encontra-se no site da Cooper.
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Eng°. Edmundo Carlos de Andrade Carvalho
Diretor Presidente
Engº. Vitor Chuster
Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico
Antônio Carlos Oliveira da Silva
Pesquisador – historiador
Rossana F. Mazza Masiero
Arquiteta
Donato Donizeti dos Santos Ribeiro
Estagiário de História
Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente