Inauguração da fábrica da GM em São José dos Campos

As informações a seguir são referentes a inauguração da fábrica da GM no município, que foi inaugurada em 10 de março de 1959. Na página com escritos, são assinaturas de pioneiros da empresa. Este material vem do acervo de Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto, um conhecido mecânico do município que teve uma oficina na Av. Dr. Nelson D’ávila.

Foi em 1925, quando o Brasil dava seus primeiros passos na senda da industrialização e do desenvolvimento econômico moderno, que a General Motors aqui chegou. Sua primeira linha de montagem foi instalada no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, com uma produção de 25 veículos “Chevrolet” por dia. Dois anos depois, em 1927, já havia 25.000 “Chevrolets” rodando pelas estradas e caminhos de todo o País, dando um impulso sem precedentes às comunicações e aos transportes.

Estas foram as primeiras instalações da General Motors no Brasil (1925). Hoje, passados 34 anos, a GM construiu e incorporou à economia nacional um complexo de indústrias que cobre cerca de 160.000 m2 de área construída em propriedades que sobem a quase 2.000.000 m2 e dá trabalho a mais de 5.500 engenheiros, funcionários e operários.

Eram deste tipo os primeiros “Chevrolets” montados no Brasil.
Em 1928 a General Motors tinha 90 Concessionários no país e já havia criado uma modelar Escola Técnica, onde se formaram alguns de nossos primeiros mecânicos de automóveis.

assinatura dos pioneiros

“O labor profícuo dos brasileiros já está dando frutos: uma grande e moderna nação está surgindo e se impondo aos olhos do mundo. Para nós, da general Motors Brasil, colaborar nesta obra de titãs é privilégio e orgulho.”
Assinado K. W. Döelling presidente da GM

Neste grande conjunto industrial, que ocupa uma área de 259.660 m2, a General Motors do Brasil possui linhas de montagem para automóveis e caminhões, fábricas de baterias e de molas, instalações para a produção de cabinas de caminhões e fábrica de refrigeradores “Frigidaire”. Em São Caetano há grandes refeitórios para empregados, ambulatórios médicos completos e vastas áreas destinadas à recreação, inclusive campos esportivos.

Das linhas de montagem de São Caetano estão saindo, em escala crescente, os caminhões e camionetas “Chevrolet”, produzidos no Brasil de acordo com os planos do GEIA. A São Caetano afluem peças e componentes produzidos por cerca de 1.500 fabricantes nacionais de autopeças, sob rigorosas especificações técnicas.

Os funcionários e operários da General Motors possuem seu próprio clube, com sede própria e amplos campos de esportes. Mais de 4.000 pessoas trabalham atualmente no conjunto industrial de São Caetano do Sul.

A fábrica de São José dos Campos, que a General Motors agora está inaugurando, é o maior centro de produção automobilística do Brasil e da América do Sul. Sua construção foi iniciada assim que o GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) aprovou os planos da General Motors para a produção dos caminhões “Chevrolet” e atinge, até o presente momento, um investimento que ultrapassa US$ 18.000.000,00 em maquinaria importada, e Cr$ 1.560.000.000,00 em despesas locais. A Fábrica de São José ocupa uma área construída de cerca de 61.000 m2 numa propriedade de 1.700.000 m2. Atualmente, estão em funcionamento as instalações de fundição e usinagem dos motores “Chevrolet” para caminhões utilitários, com uma capacidade total de 50.000 motores completos por ano. Mas isto é apenas o começo… De acordo com os planos de nacionalização progressiva dos veículos “Chevrolet”, novas e importantes instalações de produção serão montadas, transformando São José dos Campos num dos maiores complexos industriais do mundo. Não é difícil prever as repercussões que terá esse empreendimento na vida econômica nacional; a fábrica de São José representa um marco decisivo para a solução do problema dos transportes no Brasil.

No prédio da fundição de motores, que ocupa 20.399 m2, estão instaladas, presentemente, cerca de 200 máquinas diferentes. Essas máquinas formam um grupo integrado para a fabricação repetitiva, em série, de peças fundidas. Sua capacidade, que atualmente é de 12,5 motores por hora, pode ser duplicada, sem aumento de tamanho do prédio, com a simples instalação de fornos elétricos adicionais e do equipamento correlato. Já estão instalados 3 fornos elétricos do tipo de arco direto, dos quais 2 para a fusão e 1 para o refino do ferro cinzento.

Cerca de 700 máquinas de alta precisão estão em funcionamento na oficina de usinagem de motores. Muitas dessas máquinas são do tipo de transferência, isto é, cada uma delas efetua grande número de operações de usinagem. Essas operações são executadas em várias estações e as peças se movem de estação para estação, automaticamente, sem manipulação, dirigidas unicamente por meio de painéis de controle de uma posição central. Na oficina de usinagem as peças de motores, fundidas, são submetidas a operações complexas, dentro de rigorosíssimos limites de tolerância.

Testes finais de motores em São José dos Campos

Depois das operações de usinagem as peças fundidas são montadas com as peças complementares formando os motores completos que são por sua vez testados, em provas de funcionamento real, antes de seguirem para a linha de montagem em São Caetano do Sul.

Este dinamômetro constitui a maior e mais moderna instalação de seu tipo em uso no Brasil. Serve para o teste final dos motores “Chevrolet” produzidos em São José dos Campos, reproduzindo as condições reais a que é submetido um motor comum. Os motores “Chevrolet” brasileiros oferecem a mesma garantia de qualidade dos seus similares fabricados nos Estados Unidos.

Uma cidade de 120.000 habitantes poderia ser iluminada pelos transformadores instalados na Fábrica da General Motors em São José. Já no segundo ano de funcionamento, o consumo anual de eletricidade subirá a 20 milhões de Kw/Hora!

conjunto de transformadores

Reservatório a céu aberto e torre d’água elevada

O abastecimento de água para consumo da fábrica está confiado a esta torre com 43 metros de altura (equivalente a um prédio de 12 andares). A torre está dividida em 3 secções distintas a saber: 200.000 litros para prevenção de incêndio; 500.000 litros para uso industrial e 500.000 litros para consumo normal, com capacidade total para 1.200.000 litros. Num feito expressivo da engenharia nacional, esta torre foi totalmente construída em apenas 14 dias de trabalho ininterrupto.

Estes tanques anulares concêntricos comportam 3.800.000 litros de água. E uma reserva destinada a qualquer eventualidade. Os tanques têm um diâmetro de 30 metros e 5,30 m de profundidade média.

Progresso técnico, econômico e social

Algumas facetas da contribuição da General Motors em prol do desenvolvimento do País. INVESTIMENTO “INVISÍVEL” EM CONHECIMENTOS… Somente nos últimos 12 anos, cerca de 160 engenheiros, funcionários e técnicos da General Motors realizaram cursos de aperfeiçoamento em fábricas e institutos técnicos nos Estados Unidos. Todas as despesas de viagem e estadia foram custeadas pela própria empresa. No retorno à Pátria, além de seus diplomas, alguns recebidos com distinção, esses homens trouxeram consigo também um precioso cabedal de conhecimentos técnicos que lhes permitiu ocupar posições – chave na companhia. Além disso, a experiência adquirida por esses homens constitui verdadeiro investimento “invisível” para acelerar nossa industrialização e desenvolvimento técnico.

PODEROSO FATOR DE BEM-ESTAR SOCIAL E ECONÔMICO… Atualmente, nada menos que 1.500 firmas nacionais fornecem regularmente produtos de toda sorte à General Motors do Brasil. O vulto desses fornecimentos sobe já a 600 milhões de cruzeiros por mês e tende a elevar-se continuamente. Desnecessário será ressaltar a influência desse imenso movimento de riquezas, que proporciona milhares de empregos bem remunerados, milhões de cruzeiros em impostos e taxas públicas, mais estabilidade social e maior poder aquisitivo.

CONCESSION ÁRIOS DA GM: CÉLULAS VIVAS DE PROGRESSO Nada menos que 450 Concessionários da General Motors do Brasil estão atualmente estabelecidos no País, trabalhando exclusivamente com produtos GM. Estas firmas movimentam bilhões de cruzeiros e proporcionam mais empregos e mais oportunidades de progresso a brasileiros de todos os quadrantes. Cada Concessionário da GMB é uma célula dinâmica que espalha novas ideias e contribui decisivamente para o progresso de sua Região.

Preito de reconhecimento

As Autoridades da Nação, sem cujo estímulo e apoio muito mais árdua teria sido nossa empreitada… à dinâmica indústria nacional de autopeças, sem cuja participação seria impossível atingir os índices de nacionalização previstos pelo GEIA… aos nossos Concessionários, empregados e operários, a cujo entusiasmo e dedicação devemos grande parte do êxito final… a todos, enfim, que congregam seus esforços para dotar o Brasil de uma grande e moderna indústria automobilística, este livreto constitui uma homenagem sincera e despretensiosa.

GENERAL MOTORS DO BRASIL S. A.

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Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

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