A Kanebo trouxe nova era ao beisebol do Brasil

A empresa Kanebo destacou-se no de beisebol conquistando o Campeonato Brasileiro de Beisebol no ano de 1958. Muitos jogadores da Kanebo do Brasil foram escalados para a seleção brasileira de beisebol posteriormente. Neste registro do jornal A Folha Esportiva da década de 1967 vemos um pouco desta época, incluindo imagens do time no início dos anos 80 e fotos aéreas da fábrica onde aparece o campo na década de 60 e 70.


A equipe de beisebol da Associação Desportiva Kanebo, em seu primeiro ano, abriu nova era na prática dessa modalidade esportiva em nosso país. Jogo veloz, ótima mobilidade na defesa e no ataque, a equipe mostrou aos fãs, um novo tipo de atuação, entrosamento perfeito dos nove homens em campo, apresentando um trabalho de conjunto inédito no beisebol em nosso país.

Os quadros que enfrentaram a Kanebo no campeonato brasileiro ficaram estonteados pela velocidade Os “runners” da equipe comandada por Horie-San punham em polvorosa qualquer sistema defensivo adversário. Enquanto os seus contendores não conseguiam romper a versátil linha defensiva, funcionando com a precisão de uma máquina. Atuavam na equipe, Kanemitsu, o combativo primeira base Tamaki (atualmente técnico) o no montículo estava o “mignon” mas dinâmico T. Mano. No primeiro ano da apresentação, a AD Kanebo foi campeã brasileira.

Depois a equipe atravessou uma má fase e não conseguiu ganhar mais o campeonato. Para agravar a situação, o Howa de Mogi das Cruzes introduziu funcionários do Japão, elementos recém-saídos dos cursos médios, que eram bons jogadores na equipe da escola. Logicamente, a hegemonia da Zona Central passou as mãos do Howa. Com isso, Kanebo atravessou alguns anos obscuros no cenário do beisebol brasileiro.


Mas Kanebo é uma equipe que tem garra, raça. Mostrou quanto o time vale e nos dois últimos anos, treinando firme, conseguiu passar para trás o Howa, representando a Zona Central no Campeonato Brasileiro, sagrando-se vice-campeão por duas vezes consecutivas no magno certame.

Atualmente, Kanebo possui uma das melhores equipes do Brasil, ao lado do Howa (Mogi das Cruzes), Sul-Brasil e Coopercotia (capital) e Londrina (Estado do Paraná). Além disso, no tempo do Horie-san, construiu o imponente estádio, verdadeiro gigante de cimento armado, com a maior capacidade de público no país nessa modalidade esportiva. Em 1965, quando veio no Brasil a equipe do Denden-kinki, campeã amadora do Japão. Kanebo foi a única equipe que teve a primazia de enfrenta-lo. Não podia ganhar, evidentemente, mas não fez feio, perdendo por um escore razoável.


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!