Quem foi São Miguel Arcanjo?
Segundo a Bíblia Católica, os anjos estão organizados em nove coros por ordem de importância: Serafins, Querubins e Tronos – que têm funções junto ao trono de Deus -, Dominações, Potestades e Virtudes – que têm a missão no espaço da criação -, e os Principados, Arcanjos e Anjos – que têm por missão o auxílio às pessoas na Terra. São Miguel Arcanjo é o chefe do exército celeste. Quando da rebelião liderada por Lúcifer, contra o desejo divino de que Cristo fosse o segundo na ordem da Santíssima Trindade, São Miguel se contrapôs com o grito “Quem é igual a Deus?” (dando origem ao seu nome). A partir de então, Deus designou-lhe como o maior dentre os anjos do Céu pela eternidade, chefe do exército celeste e protetor do povo judeu. Sua missão é a proteção da Igreja, do reino de Deus e dos fiéis cristãos contra os ataques do mal. Sua data comemorativa é 29 de Setembro. Este é um dos poucos anjos citados pelos papas e o único santificado ao longo do tempo.
Largo São Miguel
Nome dado ao largo da Capela São Miguel Arcanjo. No local havia o cemitério público, feito em 1834, substituindo o cemitério localizado no Largo da Matriz, fechado por más condições de conservação. Este se estendia da Rua Marechal Floriano Peixoto (chamada de Rua do Cemitério), até a Praça Afonso Pena (no local onde hoje se situa a Lojas Cem) possuindo de largura, as mesmas dimensões que hoje o Largo possui. Foi o primeiro da cidade a não aceitar o enterramento de pessoas dentro da igreja, lei imperial de 1848. A capela de São Miguel foi construída em 1863, para ser o local de velório, dando nome informal ao Largo.
O cemitério foi desativado em 1882. Em 1894, em 1896 e em 1902, a Câmara Municipal requisitou a mudança dos ossos do cemitério velho para o novo. Porém, permaneceu com as sepulturas até o início do século XX, havendo registros de reclamações sobre este assunto em 1905, no jornal “ O Caixeiro”. Com o alargamento da Praça Afonso Pena na década de 30, parte de sua área foi desapropriada para alinhamento da rua. Atualmente serve de estacionamento público, tendo somente a Capela e a Cruz, como referências à sua antiga função.
No entanto, como manutenção da religiosidade popular, ainda são depositadas na Cruz, velas acesas para as almas e imagens de santos quebrados. A cultura popular religiosa, no Brasil, “define” que as imagens de santos e anjos são sagradas, não devendo ser jogadas fora, sob pena de mau agouro. Assim, quando se quebram, só há duas maneiras de serem descartadas: através de água corrente, uma vez que a água representa a purificação das almas, ou sendo depositadas em solo sagrado (Igrejas, cemitérios e cruzes). Palco de grupos de orações e de devotos de São Miguel, foi local de passagem das procissões da cidade, como as de Corpus Christi, da Semana Santa, da Festa de São Benedito, sendo o local da Festa de São Miguel, que ocorre todo mês de setembro.
“Dona Ditinha (Benedita dos Anjos Martins) morava no Largo São Miguel, na primeira casa da vila ao lado da Capela. Cuidava do local com muito amor e devoção. Todos os anos no mês de setembro ela organizava a quermesse que acontecia no Largo em homenagem a São Miguel, fazia um delicioso bolinho caipira, que aliás, tudo que fazia era uma delícia. Foi um anjo em minha vida. Meu filho a chamava de vó Ditinha, ela adorava, fazia todas as vontades dele inclusive deixar ele tocar o sino.” Por Silvana Aparecida Gomes.
A região situada à Avenida Floriano Peixoto no trecho compreendido entre os nºs. 56 e 80 recebeu o nome de Largo de São Miguel pela Lei nº 107 de 30 de Março de 1951.
O senhor Joaquim Cunha cita a região neste vídeo:
Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente
One comentário em “Por Que Largo São Miguel?”