ZYE-5 780 Kilociclos – Rádio Clube
Torna-se desnecessário dizer aqui, o quão alto é o significado de uma estação de rádio nas cidades do interior. Por ela, avaliamos facilmente o progresso da urbe, e a sua situação dentro do Estado. Estações de rádio são como cartões de visita, como fotografias da cidade, como a voz de um povo que abraça seus vizinhos, através das ondas hertezianas.
E foi por tudo isso que São José dos Campos se encheu de orgulho, de sã vaidade, de alegria, quando surgiu entre o povo, o boato da formação de uma emissora joseense. E para felicidade nossa, a notícia espalhada se converteu em realidade. Aos 28 de setembro de 1946, a Emissora de Elite do Vale do Paraíba levava aos ares, a música, a palavra, a alma de nosso povo. Fundada pelo seu atual diretor, senhor Flávio Carneiro de Mendonça e pelo senhor Ferreira Moisés, que hoje empresta sua capacidade às emissoras paulistanas, a ZYE-5 encontrou desde logo todo o necessário apoio e compreensão, entre os habitantes da terra do clima prodigioso. O comércio de São José dos Campos, comércio inteligente, culto, bem orientado, compreendeu desde muito cedo o que viria a ser para nossa terra, uma emissora local, e prestigiou todas as atividades da E-5.
Como cidade civilizada que é, São José dos Campos abriu os seus braços amigos para o novo surto de progresso. E o que foi desde então a RÁDIO CLUBE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, quase todo o povo conhece, sabe perfeitamente. Vieram as lutas, os trabalhos penosos, os esforços que sempre surgem em caminhos recém-abertos. Mas veio também a vitória.
No segundo dia de sua fundação, foi chamado para locutor-chefe da ZYE-5, o senhor Anis Mimessi, então Locutor da antiga PL-1, que passou depois a ocupar (cargo de diretor-gerente, onde permanece até hoje, e que era naquela época preenchido pelo radialista Rafael Dorsa Júnior. Os cargos próprios à uma estação radiofônica completa, foram aos poucos lotados. Como primeiro redator da ZYE-5, tivemos PAULO MEYER, um nome que é um símbolo de honradês, inteligência e amor ao trabalho. Sucedeu-o Walter Ciênci, que hoje milita nas plagas de São Paulo. Depois de Walter, tivemos Aldo Madureira hoje redator na Rádio Tamoio do Rio de Janeiro. Atualmente, a direção artística e redação estão entregues à Madureira Ramos, irmã de Aldo Madureira.
Sob a direção de Paulo Meyer foi formado o primeiro elenco rádio-teatral da E-5, com elementos que deixaram saudades, emprestando ao nosso microfone o melhor de seus esforços. Lembramos aqui, nomes que passaram por nossa Emissora, e que hoje buscaram outras atividades; Estela Ramos; Paulo Roberto; Raul Lopes; Cícero Vieira de Acayaba; Hilda Barros, esposa de Aldo Madureira; Dinorá Roberti; Romí Duvál; José Roberto; Elisa Freire, José Assis; Fuad Mimessi, hoje gerente da Rádio de Garça; Luiza Jequiriçá; Paulo Ramos Machado; Angela Piovesân; Dalva Rodrigues; Geralda Rodrigues; José Carlos; Ubirajara Costa, e muitos outros.
Ano após ano, sempre visando dar ao povo o que o povo merece, sempre tentando corresponder ao comércio inteligente da cidade que aplaude todas as iniciativas da E-5, a Rádio Clube São José dos Campos foi apresentando programações variadas, das quais nos orgulhamos, pois se equiparam às realizações das grandes emissoras das capitais. Fugindo à monotonia de programas que apresentam apenas gravações, a E-5 se subdividiu em diversos departamentos, em diversos setores, buscando atender ao gosto de todos os ouvintes. E assim, após cinco anos de lutas, sob a gerência de Anis Mimessi, e sub-gerência de Antônio Aude, possui a E-5, os seguintes elementos que cotidianamente batalham pela vitória da radiodifusão em nossa terra:
APARECIDA MADUREIRA RAMOS
A redação dos programas de rádio-teatro, está entregue à Madureira Ramos, filha de São José dos Campos, cuja terra ama extremosamente. Casada com o senhor João Baptista Ramos, é mãe de uma garotinha de quatro anos, que tem o seu nome; Maria Aparecida. Começou a escrever para a Rádio Clube, em 1948, onde já apresentou, entre outros, os seguintes originais de sua autoria:
TRABALHOS DE MADUREIRA RAMOS
Novelas: “Uma luz nas trevas”. “Eu tracei o meu destino”. “A Estranha”. “Se eu fosse Deus”. “Revolta de um coração”. “O apóstolo dos gentíos”. “O santo do amor e da alegria”. “Felicidade”. “Flor Morena”. Peças completas:
“Brumas”; “Bibelot”; Apenas Um Covarde”; “Um pulo no Céu”; “Juramento”; “Minha Filha-Minha Vida”; “Lamento”: “Erro”; “Pântano”; “Caminhos Humanos”; “Três Mulheres-Três Des. tinos”; “Pausa de Sonho”; “Estranhos Destinos”; Manhã de Agosto”; “A Rua dos Sete Postes”; “A Vida nos Separou”; “A Mulher que não sabia Chorar”; “Relíquias que Falam”; “Vozes do Passado”; “Um pouco de Amor”; “A Mulher que Ficou”; “Procuro a Luz que Perdi”; “Professorinha”; “A Voz da Terra”; “Mentira”; “Um Salto no Escuro”; “Um Homem Comum”; “A Estranha Doutora Vilma”; “Passos dentro da Noite”; “Mulheres de minha Vida”; “O Bobo”; “Sem tempo para o Amor”; “A Grande Ilusão”, etc.
MARA REGINA
Artista requintada, de fina sensibilidade, esplendida em papéis dramáticos. Seu nome real é Enedina Meyer, e é casada com o redator Paulo Meyer. Mara é um dos elementos mais preciosos da E-5, um de seus maiores valores artísticos. Exerce também outras atividades de ordem técnica, porem a tudo excede, como perfeita artista que é.
PEDRO DE ALENCAR
Veio de São Paulo, mas está radicado em São José dos Campos. Entrou para a Rádio Clube em 1949, como locutor comercial, e hoje atua também como destacado elemento de rádio-teatro. Seu nome real é Pedro Scaranto. É casado, loiro, simpático. Especial para papéis cínicos, porem desempenha com agrado, qualquer tipo. Pretende, segundo diz, permanecer indefinidamente no rádio, a não ser que os ouvintes se cansem dele, — que, temos certeza, — não acontecerá.
ZÉLIA TEREZINHA LOPES
Zélia é solteira, muito jovem, e ótima artista. Ingressou no rádio, dia 7 de julho de 1949.
Interpreta todos os papéis que lhe são confiados, sempre com perfeição, porém é esplêndida em interpretações do tipo INGENUA. Sua legião de fãs aumenta dia a dia. Dona de uma dicção perfeita, é também ótima locutora. Uma feliz aquisição da Emissora de elite do Vale do Paraíba.
WAHIDE MIMESSI
É locutora e rádio-atriz. Apresenta todas as sextas-feiras, o programa da “ASSOCIAÇÃO DAS MÃES JOSÉENSES”, e às quartas-feiras, “CARAVANA”, audição de lendas orientais. É um elemento precioso, de muito boa vontade, de uma dedicação sem limites. Progenitora de Aniz Mimessi: Ingressou para o rádio este ano, porem tem conquistado inúmeros fãs, pelas suas interpretações inteligentes. MARIA HELENA AULISIO
É o brotinho da Rádio Clube. Artista reconhecida, intérprete de grandes papéis, é Maria Helena uma promessa para o futuro. Ingressou no rádio ainda menina, e hoje, moça, conta com muitos fãs. Loira, bonita, agradável, tem Maria Helena toda uma vida de sucessos à sua frente.
Conta ainda o elenco rádioteatral E-5, com outros elementos, como ANTONIO JOSÉ; DINÁ OLIVER; UBIRAJARA BRASIL; NEWTON SILVA; AMÉLIA FERREIRA; JOÃO MORA SANCHES; SÉRGIO PAULO, e outros.
LOCUÇÃO
Como locutor-chefe da E-5, figura UBIRAJARA BRASIL, um elemento de valor indiscutível. Já atuou em emissoras da Capital e é sem favor algum, um ótimo, perfeito locutor. Seu nome real é Ubirajara B. de Chiara. É casado com dona Irene Chiara, e tem dois lindos filhos. Ubirajara Brasil, é um orgulho para a ZYE-5. É secundado, no setor de locução, por; NEWTON SILVA; ANTONIO JOSÉ; JOÃO MORA SANCHES; SERGIO PAULO; JORGE CURY; JOSÉ SILAN; PEDRO DE ALENCÀR, e outros.
JOÃO MORA SANCHES – locutor.
É solteiro, moço ainda, inteligente e trabalhador. Faz horários diurnos, com textos comerciais. Amável, alegre, é um espírito cativante.
NEWTON SILVA – locutor.
Casado recentemente. Locutor antigo da E-5, é Newton um elemento que ama o seu trabalho, que tem noção de responsabilidade. Faz horários diurnos e noturnos.
Horários diurnos e noturnos da ZYE-5, são tomados com propaganda comercial, o que vem provar o quanto o comércio de nossa terra apoia as atividades de nossa Emissora. Programas patrocinados, audições de estúdio etc, sempre são oferecidas ao povo, pelas mais renomadas firmas do comércio local.
TÉCNICA – SONOPLASTIA DE SOM
É responsável pela sonoplastia da ZYE-5, MAURO DOMINGUES, um moço de real valor,
que milita em nossas plagas, desde a fundação da E-5. É também discotecário, programador, técnico, etc. Um dos mais destacados elementos da Rádio Clube. É solteiro, moreno, bonito, porem noivo. Noivo de Helena Mimessi, que o secunda como operadora e discotecária, responsável também por “PARABENS PARA VOCÊ”, um programa diário, com oferecimentos musicais por parte dos ouvintes. Helena é morena, tem 18 anos, e trabalha com dedicação. Além de Mauro e Helena, temos como operadores, ANTONIO JOSÉ, BENEDITO MACHADO e MANOÉL CORREIA.
SETOR RELIGIOSO
Apresenta a Rádio Clube São José dos Campos, audições religiosas, a saber; todos os dias, à hora do angelus, o instante de meditação intitulado “ENQUANTO AS LUZES SE ACENDEM”, a cargo do reverendíssimo padre José Fortunato da Silva Ramos.
Às segundas-feiras, “A MENSAGEM DE CRISTO”, programa da Igreja Cristã Evangélica local.
Às quintas-feiras, “INSTANTE ESPIRITUAL”, sob a responsabilidade da UNIÃO MUNICIPAL ESPIRITA.
REGIONAL E-5
O REGIONAL E-5, que acompanha os programas musicais de estúdio, em sua maioria, está entregue à competente direção de COSTA FILHO, perfeito violinista, que agregando elementos, formou o nosso conjunto. O REGIONAL E-5, formado por Rui Costa, (pandeirista), Ayrton César (pandeirista), Nelsinho (acordeon), Fernandes (violão), tem como cantores, Geraldo Maurício, Cowboy Mirim, Estela Altair, Odete Monteiro, Eugênia Domingues, Dupla Azul e Branco, J. Portela, Gramury, Tom Bill, Joel de Souza, Adaltiva de Moura, Trovadores do Sereno (conjunto vocal), Adalgiza de Moura, etc, e como solistas, em audições especiais; ALTINO BONDESAN, ao bandolim, com composições geralmente de sua autoria; ELMANO FERREIRA VELOSO, ao violão, também com composições suas; WALTER OVALE, o mestre do cavaquinho, e também compositor fino. Programas semanais de estúdio são apresentados constantemente por todos esses elementos, dos quais se orgulha a Rádio Clube São José dos Campos.
AZES DO SAMBA
Justamente cognominado o melhor conjunto vocal do Vale do Paraíba, o conjunto “AZES DO SAMBA” é um orgulho para a Emissora de elite. Formado por cinco jovens dinâmicos, esse conjunto é fadado ao mais amplo sucesso. Apresenta-se todos os sábados, e agrada plenamente. Seus componentes são; IVAN MIMESSI, ensaiador e um dos cantores vocalistas; JOSÉ LUIZ DE ALMEIDA, cantor; SILAS BICUDO, violão tenor; PEDRO MAIA, no tantã; ALEXANDRE DE MORAIS, violão. O conjunto “AZES DO SAMBA”, antigamente com a cooperação de JOSÉ BAIMÚ, o seu fundador, presta hoje, com o seu sucesso atual, uma sincera homenagem ao moço que tão cedo a morte levou. “AZES DO SAMBA”, esse conjunto de gente moça e cheia de força de vontade, é uma glória para a E.-5, e consequentemente para toda São José dos Campos.
SETOR ESPORTIVO
O DEPARTAMENTO ESPORTIVO DO RADIO CLUBE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS está entregue à MATARAZZO FILHO, sem dúvida alguma um dos melhores locutores e cronistas esportivos do Brasil. Inteligência lúcida, espírito empreendedor. Transmitindo pelejas de todas as localidades, eleva o nome de nossa terra e é um elemento querido por toda a população. Diariamente, apresenta ao microfone da E-5, “PLACARD DOS ESPORTES”, um programa movimentado, que conta com um grande número de fãs, amantes dos esportes. MATARAZZO não mede esforços. Está sempre disposto a colaborar com todos, e é um dos cabeças da Emissora de Elite do Vale do Paraíba.
GRANDE JORNAL E-5
É apresentado todos os dias, pela E-5, com redação e orientação de Oswaldo Ricci, jornalista aqui radicado, e que conta com um vasto círculo de amigos. Oswaldo Ricci, além do Jornal E-5, apresenta pela Rádio Clube, O PANORAMA POLĪTICO LOCAL
Entre as programações de estúdio, podemos também citar os programas a cargo do Maestro José Tito Alves da Silva, e seu conjunto de cordas, apresentado todas as sextas feiras. Reunindo junto a si, muitos alunos, executando músicas de sua autoria, tem o Maestro Tito agradado plenamente.
CORRETAGEM
É principal corretor da Rádio Clube, NADIM RAHAL, que também é ótimo locutor, e perfeito intérprete rádio-teatral. Nosso representante em São Paulo e diversas localidades. Nadim Rahal, bastante conhecido entre o povo de São José dos Campos, é casado com dona Elza Ferreira Rahal, distinta professora de nossa sociedade.
CONSERVATÓRIO MUSICAL SANTA CECILIA
Sob a direção da professora dona Hermínia Almeida Oliveira, apresenta o CONSERVATÓRIO MUSICAL SANTA CECILIA, audições semanais de canto e piano, com números executados pelos seus alunos. Da mesma forma, apresentam-se ao microfone da E-5, os alunos da professora Margarida Teixeira, formada pelo Conservatório de Canto Orfeônico de São Paulo, sob a direção do maestro João Baptista Julião.
PROGRAMAS DE ESTUDANTES
Ao microfone da E-5, desfilam os estudantes de São José dos Campos, por intermédio de dois programas ao seu cargo. O primeiro, da ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS VERNÁCULOS, da Escola Normal e Colégio Estadual “CORONEL JOÃO CURSINO”. sob a orientação do estudante Jorge Cury, e o segundo, “A HORA DO ESTUDANTE”, orientado pelos estudantes Álvaro Gonçalves, Demétrio Rocha e Heloisa Dalva do Rio. São audições interessantes, com farto noticiário escolar, debates, novidades, artigos escolares etc, das 11 ao meio dia. Colabora com José Silan, o locutor UBIRAJARA BRASIL, intérprete humorístico notável.
Conta ainda a Rádio Clube, com colaborações de Miguel Mamócio, ou seja, o popular Chico Minhoca, organizador de “shows”, em que brilham os valores locais.
SETOR HUMORÍSTICO
A parte humorística da Rádio Clube São José dos Campos está a cargo de JOSÉ SILAN, ou GIUSEPE DE SILANI, um elemento formidável da E-5. Jornalista requintado, humorista de valor, José Silan tem dado uma orientação perfeita aos seus programas, principalmente ao “RÁDIO – ATRAPALHAÇÕES E-5”, apresentado todos os domingos.
PROGRAMAS SERTANEJOS
Além da Novela Sertaneja, apresentada três vezes por semana, conta a Rádio Clube, com programações de estúdio a cargo de Bertinho e João Galdino, o poeta do sertão, declamador de versinhos de sua autoria. Tem agradado bastante, àqueles que amam as cousas sertanejas.
Cremos ter dado um rápido relatório sobre a Rádio Clube São José dos Campos. Por certo, muita cousa nos fugiu, mas é impossível, dado a exiguidade do tempo, relatar tudo o que se tem passado na E-5, nestes cinco anos de existência. A grande correspondência recebida, a vontade sempre expressa de seus ouvintes, os parabéns que recebemos, e a compreensão que encontramos, fazem de nossa Emissora, é com alegria o dizemos, uma Emissora de verdade, que busca lutar por São José dos Campos, elevando cada vez mais o nome de nossa terra querida, dentro de um Brasil querido.
Confira abaixo um álbum com alguns dos profissionais citados na matéria:
Álbum de São José dos Campos, 1951
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
One comentário em “Rádio Clube (1950)”