Bar 3 Lusos (O Português)

No início da década de 1970, em suas novas instalações da esquina das Avenidas Dr. Mário Galvão com Engº Sebastião Gualberto, o Bar 3 Lusos do saudoso Hélio Rodrigues e dos seus primos Alípio e Antônio Fonseca era muito frequentado não só pelos moradores do Jardim Bela Vista e da Vila Maria como pelos funcionários da Tecelagem Parahyba e passageiros que desciam na estação da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Com o crescimento da freguesia, Antônio e Alípio trouxeram os seus irmãos Abel e Manuel Fonseca de Portugal e que passaram a trabalhar no bar. Trabalhando como redator do jornal O Valeparaibano e da Rádio Clube, a Organização Radiojornal da Avenida Dr. Mário Galvão nº 463, juntamente com os demais funcionários também frequentava o Bar 3 Lusos para um cafezinho de bule.

Alípio da Fonseca e Hélio Rodrigues. Década de 1960/70.


Um belo dia estava eu bebericando o café quando o “seo” Hélio como o tratava se aproximou e foi logo falando de um problema. “O Luiz Paulo, com a chegada do Abel e do Manuel estou pensando em mudar a razão social do estabelecimento. Mas eu não queria mexer no nome do Bar 3 Lusos como ele é muito conhecido. O que você acha de colocar Bar 3 Lusos e 2 Portugueses?” Não é preciso dizer que os presentes no bar caíram na risada, inclusive eu, para desespero do Hélio Rodrigues que entrou para a cozinha xingando todo mundo. Tudo se resolveu um bom tempo depois com o término da sociedade dos cinco portugueses cada um tomando o seu rumo quando o Alípio Fonseca colocou o nome de Lanchonete O Português.

Os portugueses Alípio e Antônio com o palhaço Rizzo.


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com

One comentário em “Bar 3 Lusos (O Português)

  1. Também frequentei muito o Bar 3 Lusos e fiquei muito amigo da família toda. Uma pena que tudo tenha que ter um fim. E, é claro que foi lá que conheci o Luiz Paulo Costa, que faz um tempão que não vejo. Grande abraço para ele. 🤗

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!