Em 1968 foi anunciada a construção do Supermercado Municipal, mas que infelizmente não foi citado seu endereço na matéria, e confesso que não consegui localizar onde seria ou foram realizadas as construções, que deve ter tido outra finalidade posteriormente, ou sequer utilizado. Imaginei que o prédio teria sido aproveitado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) no distrito de Eugênio de Melo, porém este foi construído em 1982. Se alguém souber escreva no campo de comentários.
A matéria foi extraída da Líder Revista de 1 de dezembro de 1968.
O dia 15 de dezembro de 1968 ficará assinalado, na história de São José dos Campos, como um marco do que pode fazer uma administração voltada inteiramente para o bem comum. De fato, se não fosse a tenacidade e o descortino do atual Prefeito de nossa Cidade, São José dos Campos não veria, como já está vendo, o crescimento de uma obra que trará enormes benefícios para o seu abastecimento e para o das demais cidades circunvizinhas.
Concebido de acordo com os moldes mais avançados da técnica de construção dos supermercados, o CENTRO DE ABASTECIMENTO DO VALE DO PARAÍBA (CE.A.VA.P), terá todas as condições para absorver, estocar e distribuir a produção agropecuária de uma das regiões mais progressistas do nosso Estado. Abrangendo uma área construída de mais de 33.000m2., o NÔVO MERCADO conterá todos os melhoramentos do gênero. Concebido em linhas modernas e arrojadas, tudo nele foi previsto para a comodidade dos que nele vão trabalhar, como também para a das pessoas que dele vão se utilizar. Dividido em boxes e lojas agrupados por especialidades (carnes, verduras, peixes, etc.), a que se tem acesso através de amplas e bem ventiladas galerias de circulação, o público ali terá todas as comodidades para a escolha do melhor pelos menores preços, pois tudo convidará os compradores a não se apressar. Lojas e boxes serão dispostos de forma a atrair e a valorizar os produtos em exposição, ao mesmo tempo em que as instalações existentes incentivarão os visitantes a prolongar a sua permanência no estabelecimento.
Localizado em frente a ampla praça, o acesso ao NOVO MERCADO será feito por larga avenida. Também não haverá problemas de estacionamento, pois áreas próprias serão destinadas a esse fim, ao lado das 400 garagens existentes em seu subsolo. Haverá, ainda, pátio para carga e descarga de mercadorias, aparelhado com todos os implementos necessários à maior rapidez e segurança daqueles atos. Enorme restaurante, cabines telefônicas, correio, posto médico, depósitos, frigoríficos, instalações sanitárias moderníssimas farão do CENTRO DE ABASTECIMENTO DO VALE DO PARAÍBA um motivo de orgulho para São José dos Campos e um ponto obrigatório de reunião para os seus habitantes e para os moradores das localidades vizinhas.
Essa, a obra que, dia 15 p.p. foi mostrada aos joseenses, pelo seu realizador, a FORMARTE CONSTRUTORA LTDA., que, em boa hora, lembrou-se de presentear a cidade com empreendimento tão grandioso.
Para isso, entretanto, foi necessário que a mesma aplicasse nele toda a sua experiência acumulada em 20 anos de trabalhos no ramo da construção civil, durante os quais efetuou realizações de vulto na Capital do Estado, sendo de notar os edifícios Villa Borghese, Villa D’Este, Villa Medicis, Villa Adriana e Villa Savoia, e fábricas para a Volkswagen do Brasil, Atma Paulista, Indústria de Papéis Tcherkasky e outras mais. Mas esse esforço não foi realizado sem contratempos, pois a par das dificuldades naturais a todo empreendimento de vulto, foi necessário, ainda, vencer uma série de obstáculos surgidos, muitos deles, devido à falta de fé de alguns no sucesso da realização. Felizmente esses fatos hoje já são coisas do passado e o povo de São José dos Campos, agora pode ver, com seus próprios olhos, que os que acreditavam no empreendimento estavam com a razão. A fase mais difícil do mesmo já foi ultrapassada e, hoje, o trabalho já realizado demonstra que, decorrido o prazo previsto para a terminação da obra, São José dos Campos terá mais um motivo de orgulho para somar aos muitos outros que lhe dão posição invejável entre as demais cidades do Estado.
Não devemos esquecer que obra tão grandiosa tem como responsáveis HENRIQUE ALEXANDER, O arquiteto responsável pelo projeto e diretor-presidente da FORMARTE e seu Diretor de Planejamento, o inquieto e simpático argentino, ANGEL FERNANDEZ, a cujo arrojo, entusiasmo e capacidade de luta São José dos Campos muito ficará a dever.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Prédio alugado pela prefeitura de São José dos Campos para a Igreja universal na rua Francisco Paes , antigo Jumbo eletro