Cerâmica Conrado Bonadio

Fundada em março de 1936, com o capital de 2 milhões de cruzeiros. São os seus diretores os srs. Conrado Bonadio, Sinésio Martins, diretor comercial, e Otavio Becker, diretor técnico. Convém frisar, aliás, que o Sr. Conrado Bonadio é velho conhecedor do assunto, sendo um dos pioneiros no Estado de São Paulo da fabricação de louças domésticas. Integrou a primeira diretoria da Bonadio S. A., onde se desempenhou com eficiência do cargo que lhe foi atribuído, tendo sido mesmo, um dos esteios do progresso da Fábrica Sto. Eugenio.

Srs. Otavio M. Becker, diretor comercial da firma, João Marques, chefe da seção de modelagem e os funcionários Geraldo Ferreira de Brito, Sergio Lazarine e Tulsa Vilela.
Vista da seção de tornos.

A fábrica ocupa uma área de 250.000 m2, empregando 100 operários e dispondo de 2 fornos a lenha. Produz louça doméstica e de adorno e ainda louça de pó de pedra,

alcançando o volume de negócio a casa dos 300 mil cruzeiros por mês. Tem representantes em todo o Brasil e seus produtos são enviados especialmente para o Espírito Santo, Minas e São Paulo.

Um aspecto da seção de pintura.

De tudo que aí ficou dito, em largos traços; abordando a indústria cerâmica jossense, cabe aqui um preito de homenagem a esse pugilo de industriais que, lutando contra a descrença, com dificuldades de toda a ordem, com a falta de material, souberam sair-se com galhardia da missão e elevar bem alto a indústria paulista.
Almanaque de 1951

Sela da empresa registrado na parte de baixo das cerâmicas produzidas.


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!