Um indiscreto anjo me contou que a chegada do Mestre Altino Bondesan no céu foi uma grande festa. Entre belas nuvens e um céu lindamente azul, o ilustre visitante chegou com seu impecável chapéu e foi logo cumprimentado por uma leva de poetas que o aguardavam. Entre eles, Cassiano Ricardo, Hélio Pinto Ferreira, poetas joseenses que estavam o aguardando e queriam notícias do Banhado. Sempre irônico, Mestre Altino Bondesan, sentou-se numa das nuvens, tirou o chapéu e disse que “nosso Banhado continua lindo, eu passava todo dia por ele e cumprimentava aquela beleza natural, aquele horizonte que faz a gente acreditar em Deus“. Foi aí que ouviu uma voz grave e ampla dizendo “obrigado, poeta, pela parte que me toca. Quando eu fiz uma cidade chamada São José dos Campos, pus lá um Banhado para inspirar poetas, artistas, pintores, mágicos e livres pensadores com a sua grandeza humana“.
Altino Bondesan deu mais notícias da cidade: “a nossa São José, naqueles tempos das pensões para tuberculosos, mudou muito. Ninguém passeia mais à noite pelo Centro e, imaginem, atravessar a Praça Afonso Pena, é meio perigoso“. O poeta Hélio Pinto Ferreira não acreditou, “mas, que tristeza“.
“Pois é, poeta” disse Altino Bondesan “mas nem tudo está assim tão perdido“. Caminhando pelo céu azul, cercado de anjos, ele comentou com um deles, “que silêncio maravilhoso, que paz. Aqui a gente não ouve aquele barulho infernal de buzinas, só uma música longe, gostosa. Aliás, que música é esta?” um dos anjos respondeu, “é que faz tempo, chegou aqui um tal Pixinguinha e formou um conjunto de chorinho com meninos anjos que tocam dia e noite pra gente ouvir.” Altino Bondesan, surpreso, disse que “ah, que beleza. É uma maravilha. Lá na terra a música hoje é uma coisa insuportável, dói nos ouvidos“. Foi aí que se aproximou do Mestre, o prefeito Elmano Veloso, seresteiro. Deu aquele abraço em Altino Bondesan e confessou que “olha Mestre, sinto saudade de São José do meu tempo, das serenatas, dos violões noturnos. Hoje eu não queria ser prefeito de jeito nenhum“. Altino Bondesan subiu mais um pouco no céu e falou, “verdade, Veloso, a magia, o encantamento daquele tempo é hoje coisa do passado. Só existe na casa do Maestro Sérgio Weiss, que continua lá na terra, graças à Deus, firme e forte tocando maravilhosas músicas no seu piano.”
Veloso quis saber “é verdade que hoje tem uma casa do advogado com seu nome?” Altino Bondesan respondeu que “é verdade, ideia do meu amigo Denerval, quando eu ainda estava lá na cidade. A festa de inauguração foi uma beleza.”
Chegou um anjo e ao ouvido do Mestre Bondesan, falou baixinho “está anoitecendo, vai dormir, o seu sono eterno, na paz de Deus“.
(Todos os citados, incluindo Dailor, já faleceram…)
Dailor Varela, 6 de maio de 2001
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com