A história do Rádio em São José

Um dia alguém vai contar a história do rádio em São José! E quando isto acontecer pelo menos dois radialistas, tenho certeza, serão lembrados por terem conseguido os maiores índices de audiência. E conviveram juntos por uns bons tempos na antiga Rádio Clube, na Avenida Mário Galvão nº 463, e depois na Rádio Piratininga. O saudoso jornalista Álvaro Gonçalves com o “Comandos do Ar”, cuja sirene ao meio dia era ouvida pelo som dos rádios sintonizados em toda a cidade, tamanha a sua audiência. Na abertura, o chamamento diário “Reclame que é o seu direito, falando com o rádio repórter Álvaro Gonçalves”. No encerramento, repetindo Hamlet de Shakespeare: “E o resto é silêncio”.

Sou testemunha, juntamente com o assessor jurídico da Câmara, Dr. José Rubens Barbosa, falecido, um dos maiores administrativistas que conheci, quando visitamos o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robson Marinho. Na ante sala, a sua secretária cinquentona, quando apresentada ao radialista Álvaro Gonçalves, perdeu o fôlego ao lembrar de seus tempos de juventude em São José: “Eu não perdia o Comandos do Ar! A cidade inteira escutava. A sirene ecoava por toda São José”.

E Álvaro Gonçalves, além de apresentar também o “Ford Informa”, um programa de entrevistas no início da noite (depois substituído pela Rotativa E-5 com o jornalista Joacyr Beça), criou na Organização Rádio Jornal (Rádio Clube e jornal Valeparaibano) o Departamento de Filantropia para atender as pessoas mais carentes da cidade. Só no governo do prefeito José Marcondes Pereira (1962/66) a sua esposa, professora Célia de Jesus Moreira Pereira (Dona Célia Marcondes), institucionalizou o serviço social como política pública no município com o DAS (Departamento de Assistência Social) da Prefeitura Municipal. Álvaro Gonçalves encerrou as apresentações do “Comandos do Ar” na Rádio Piratininga. Como professor foi diretor do DEMEC (Departamento Municipal de Educação e Cultura) da Prefeitura Municipal.

A história do rádio em São José também tem a presença garantida do jornalista Antônio Leite, por ter revolucionado o rádio jornalismo com o seu “Tele Informativo Volkswagen”, na Rádio Clube e, posteriormente, na Rádio Piratininga, intitulado “Antônio Leite Livre”, abrindo o microfone para entrevistas no estúdio e para a participação dos ouvintes pelo telefone. O dinamismo do tele informativo passou a ser marca registrada de Antônio Leite, embora tenha sido adotado depois por outros radialistas da cidade.

Outros saudosos jornalistas joseenses pontificaram nas emissoras de rádio como José “Silan” Anconi com o rádio jornalismo humorístico na Rádio Clube e o informativo “Jornal do Meio Dia” na Rádio Piratininga, Joacyr Peniche Portugal Beça com o informativo “Rotativa E-5” na Rádio Clube, Edward Simões (que foi o principal responsável por trazer e editar como diário o jornal Valeparaibano em São José) com o noticiário de hora em hora na Rádio Piratininga. O rádio jornalismo esportivo de Matarazzo Filho, Aurélio Monteiro de Barros e Alberto Simões, é um capítulo à parte.

Todos contribuíram para o rádio jornalismo joseense e serão lembrados por quem vier a contar a história do rádio em São José, porém Álvaro Gonçalves e Antônio Leite, sem dúvida alguma, foram os campeões de audiência em rádio jornalismo na cidade. Como a cidade cresceu e os meios radiofônicos também se multiplicaram, é difícil imaginar hoje a repercussão que o “Comandos do Ar” de Álvaro Gonçalves e o “Tele Informativo Volkswagen” de Antônio Leite, alcançaram em seus áureos tempos, mais quase nada acontecia na cidade que toda a cidade não ficasse sabendo e comentasse ouvindo o rádio jornalismo da época. Primeiro apenas pela ZYE-5 Rádio Clube e, a partir da década de 1960, também pela Rádio Piratininga. São José era uma verdadeira aldeia global pelas ondas sonoras das duas emissoras de rádio. 

Luiz Paulo Costa – Jornalista

Ouça um programa completo da Rádio Clube com Álvaro Gonçalves

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!