A praça é do povo, como o céu é do Condor

Matéria de Junho de 2015

A Praça João Mendes, a Praça do Sapo, que também já chamamos de Jardim do Sapo está viva novamente! E quantas lembranças gostosas ela me traz…
Dos tempos que minha mãe vendia na Feira do Rolo (Feira da Barganha) que ali acontecia no início dos anos 80 aos domingos de manhã. Morávamos ali pertinho mesmo, na Rubião Junior, em frente ao cemitério, eu costumava acompanhá-la. Ainda tenho uma revistinha dos Smurfs que comprei.

Paguei 2 centavos em umas das barraquinhas, que na verdade, era apenas o chão forrado com tecido ou mesmo jornais, e ali eram expostos os objetos, roupas, antiguidades e quinquilharias diversas.


Outras lembrança boas, olhar assustado para as garras do Bicho Preguiça que descia lentamente e deixava aquela pilha enorme de fezes (risos). No Jardim do Sapo namorei em minha adolescência, me reuni com meus amigos, já assisti a diversas apresentações musicais…

Você foi judiada por um bom tempo, se tornou um lugar feio, hostil, e agora lhe vejo linda novamente! E quem sabe o Centro de São José dos Campos volte a ter vida noturna, restaurando muito de seu patrimônio que ali ainda existe. Já imaginaram? Voltar a andar durante a noite no Centrão, por bares agradáveis, restaurantes, cinemas, teatros… Minha amada cidade, desejo muita saúde e alegria para você! Grato Shopping Centro por nos presentear com esta realização! Aprovadíssimo pelo São José dos Campos Antigamente!



Meu amigo Carlos deixou-me este presente, que compartilho com vocês na certeza que estarei evocando as mais profundas e saborosas lembranças. Um dos Bicho Preguiça da Praça do Sapo (João Mendes) em 1991!

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

2 thoughts on “A praça é do povo, como o céu é do Condor

  1. Tenho 57 anos, minha memória remonta essa praça acho que desde meus 3 anos de idade! O edifício ao lado, azul, acho que é o mais antigo da cidade, dava para vê-lo do planalto do Jardim Paulista. Gosto muito dessa praça e a chamo de Jardim do Sapo.

    1. Essa praça marcou a vida de muitas pessoas, a população precisa ficar atenta e sempre cuidar dela, para que continue gerando boas memórias a muitos moradores.

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!