A premonição de Juscelino

O presidente da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, também agraciado com o título de “Cidadão Joseense”, veio recebê-lo depois de deixar o Palácio do Planalto. São José a maior cidade mineira fora do Estado de Minas Gerais não podia deixar de estar em seu roteiro de candidato à sucessão de Jânio Quadros. Fez, na sessão solene da Câmara Municipal, um discurso antológico, memorável, até hoje citado como uma extraordinária peça de oratória.

Descia a rua 15 de novembro juntamente com os vereadores da época. Ao seu lado, Benedito Matarazzo Filho, vereador do PTB, partido coligado ao PSD no apoio ao candidato presidencial derrotado por Jânio, o general legalista e nacionalista Henrique Teixeira Lott. Lá pelas tantas, Juscelino vira-se para Matarazzo e diz: “Deputado, é linda a sua cidade!”. Matarazzo corrigiu: “Mas eu não sou deputado, presidente, sou apenas Vereador!”. Ao que Juscelino não se deu por vencido: “Não é Deputado, mas será, tenho certeza!”. E realmente Benedito Matarazzo Filho acabou sendo Deputado Estadual, por duas legislaturas.
Luiz Paulo Costa – Jornalista

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!