Aeroclube de São José dos Campos (1943)

Esporte irmanado com patriotismo.
Um milionário no ar.
Uma organização modelo.
Duas pistas em um campo ótimo.
38 pilotos brevetados.

Diretores e associados do Aero Clube de São José dos Campos, em pose feita para ESPORTE ILUSTRADO, por ocasião da visita de Djalma De Vincenzi.


A cidade de São José dos Campos, situada a margem da Estrada de Ferro Central do Brasil, conhecida e de renome nacional, pelo clima maravilhoso que possui. É incontável o número de pessoas que ali permanecendo, conseguiram restabelecer e normalizar a saúde.

Situada em um chapadão a 650 metros acima do nível do mar, recebe a brisa dos Campos do Jordão, cognominado de Suíça Brasileira.

O município possui uma população de 36 mil habitantes e a cidade 13.500.

Como todo o Estado de São Paulo, a cidade de Sio José dos Campos tem uma população com acendrado espirito esportivo, dedicando todos os momentos de lazer à prática dor exercícios físicos.

São os seguintes os grêmios desportivos da cidade: Associação Esportiva de São José dos Campos, Esporte Clube São José, Associação Atlética Sant’Ana, Clube de Regatas Sant’Ana do Paraíba e Aero Clube de São José dos Campos.

Até a pouco tempo contava também com uma pequena organização tenista, mar por deficiência de praticantes animados, a quadra ficou em abandono, e os tenistas se dedicaram a aviação…

Os diretores do Aero Clube de São José dos Campos, Srs. José Carvalho Florence, Luiz Guimarães, Gilberto Cará, Luiz Ribeiro dos Santos e Djalma De Vincenzi, redator de ESPORTE ILUSTRADO e conselheiro da Confederação Brasileira de Desportos.


A nossa presença na cidade foi recebida com a fidalguia que os desportistas bandeirantes sabem distinguir forasteiro, e sendo o excursionista um esportista e jornalista militante, redobrada foram a atenções dispensadas.

A situação de guerra em que o Brasil se acha empenhado juntamente com as Nações Unidas, contra os traiçoeiros países do “eixo”, nos leva a procurar conhecer que tem feito o Aero Clube local em favor da aeronáutica brasileira.

Graças a gentileza do distinto esportista e hábil piloto Snr. Gilberto Cará, em companhia do casal Roberto e Ines Wess, da tenista Sra. Maria Luisa Machado e das Sras. Nelza Ribeiro dos Santos e outras pessoas, visitamos na tarde de domingo o amplo “hangar” e campo de pouso.

Fundado em 5 de janeiro de 1940, tem a frente da sua diretoria os seguintes senhores: Presidente de honra Pedro P. Mascarenhas; Presidente: Renato Monteiro Becker; Vice: José de Carvalho Florence: Diretor Geral: Moacir de Sousa; 1.o Secretário José de Sousa; 2. Secretário: Otavio Monteiro Becker: 1. Tesoureiro: Gonçalino Domingues; 2. Tesoureiro: Luiz Gonzaga de Azevedo: Procurador: Francisco Faria: Comissão técnicas Elisiário Guimarães, Luiz Pereira Guimarães e José Antônio dos Santos.

Ocupa o cargo de instrutor o aviador Luiz Ribeiro dos Santo, milionário do ar de São José dos Campos, estimadíssimo pela grande dedicação e caratéres pessoais, sempre dedicados aos interesses da aviação brasileira, e da coletividade.

Vão matricular-se na Escola de Aeronáutica os seguintes associados: Aloísio Becker, Celio Santos, Ino Matar, Aécio Lemes de Souza, Roberto Ferreira Maldo José Leite Pereira.

Foram distinguidos com bolsa de estudos nos Estado Unidos da América do Norte os associados José Durval de Souza e Silva, que se acha em Corpur Cristi, otimamente classificado, e José Maldonado Campoy que já foi aprovado nos exames e partirá em breve com o mesmo destino.

Vão fazer o curso de monitores os seguintes associados, sendo que o primeiro citado já possui o diploma de paraquedista Sr. Joaquim Bueno, Fábio Andrioli, Geraldo Ferreira Maldos e Jaci de Oliveira.


O piloto aviador Luiz Ribeiro dos Santos, instrutor do Aero Clube de São José dos Campos, já “milionário de ar”, e fonte dos sucessos e eficiência dos empreendimentos aeronáuticos da cidade-saúde.


O clube possui os seguintes associados já brevelados como pilotos: José de Carvalho Florence, Domingos M. Barbosa, José Romano Poli, José Maldonado Campoy, Durval, Orlando Machado, Aloisio Becker, José Antônio dos Santos, João Polillo, Gonçalino Domingues, Joaquim Bueno, Fábio Andreolli, Otávio Becker, Luis P. Guimarães, Carlos Carlini, Carlos Paiva, Mário Coriolano Bonadio, Francisco Faria, Silvio Giometti, Geraldo Pereira Maldos, Jaime David, Roberto Mallet, Luiz Teixeira, Gilberto Cará. Domingos Arsênio Gannini, João Leite Siqueira, Julieta Paiva, Célio Santos, Ino Mattar, Jaci de Oliveira, Wilson Machado, Aécio Lemos de Souza, Roberto Ferreira Maldos, Estevam R. Machado Vale, Walter Becker, Joaquim A. Marcondes e José Leite Pereira.

Pelos destacados serviços prestados ao clube, foram distinguidos com o título de sócio benemérito os seguintes associados: Pedro Popini Mascarenhas, prefeito da cidade: Assis Chateaubriand, jornalista; Fernando Bandeira e Melo e Paulo Becker.

O clube possui duas pistas em forma de “T” com… 1.200 x 150 metros cada uma. Um ótimo “hangar” com capacidade para 10 aparelhos, funcionando anexo um moderníssimo posto meteorológico, com todo aparelhamento necessário ao fim a que se destina.

Conta o clube em os seguintes aparelhos:

Um PPTQM (não sei se as siglas estão corretas), denominado “Tenente Artur”, um PPTQ1  “Paulo Becker”, ambos adquiridos pelo clube; PPTGJ Piper Cub “Almeida Júnior”, um PPTL1 Piper Cub “Mariano Procópio” e um PPTLJ Paulistinha “Almirante Barros Il”, este três últimos doados pela Companhia Nacional de Aviação.

Os planadores são três: “Taperá”, construído sob a orientação do sr. Renato Monteiro Becker, nas oficinas do Aero Clube, e “Gafanhoto Números 1 e 2, doados pela Companhia Nacional de Aviação.

Dentre em breve irão receber um aparelho F3 Waco, próprio para treinamento avançado, doação do Ministro da Aeronáutica.

Uma vista do amplo hangar do Aero Clube de São José dos Campos, onde se acham os oito aparelhos dessa prestigiosa sociedade do Estado de São Paulo.


Na visita que fizemos a sede social instalada na avenida principal da cidade, tivemos oportunidade de ter em mãos as fichas individuais e coletivas dos associados, onde, com rigor matemático, estão anotados com minúcias todos os detalhes sobre os associados, tempo de voo, pilotagem etc, organização essa que nos pareceu irrepreensível e modelar.

A cidade de São José dos Campos não é somente uma cidade climatérica de renome, ele já se revelou como produtora das mais perfeitas cerâmicas brasileiras, ainda se apresenta como prestigioso terreno industrial e de laticínios.

Mas deve ficar evidenciado no campo ideológico do sentimento patriótico de dicado trabalho dos mentores e associados do Aero Clube São José dos Campos, pelos bons serviços prestados a causa do progresso e difusão da aviação no Brasil, seja para a paz ou para a guerra.

São José dos Campos já deu muitas asas ao Brasil!

Djalma de Vicenzi, Revista Esporte Ilustrado, 1943.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!