“Meu pai (Altino Bondesan) era gerente da revendedora Ford que ficava ali na Avenida São José onde hoje é o estacionamento do Bradesco, achei esse anúncio no jornal de 1946.”
Por Ana Bondesan.
Um Estabelecimento Modelar
O Progresso de São José dos Campos reflete-se no desenvolvimento do seu principal estabelecimento comercial – Henrique Mudat, como comerciante e como cidadão, revela-se amigo da cidade e do seu povo.
Pode-se aferir o grau de progresso de uma cidade, através do desenvolvimento de seu comercio. Tal é o caso da chamada Agencia Ford, de propriedade do sr. Henrique Mudat. Há alguns anos era uma casa de comercio algo modesta, com reduzido número de funcionários, instalações acanhadas, movimento de acordo com a comunidade a que servia.
Hoje, porém, Henrique Mudat ostenta a primeira firma do ramo, no Vale do Paraíba. Graças a orientação severa e firme do seu proprietário, coadjuvado por um corpo de funcionários dedicados e competentes, a revendedora Ford de São José dos Campos apresenta-se como um baluarte do comercio valeparaibano, sendo, de certo modo, a distribuidora central de peças Ford em todo o rosário de cidades que vai de Guararema a Cruzeiro.
Daquele estabelecimento que em 1944 Henrique Mudat adquiria, com uma venda mensal de oito mil cruzeiros, chegamos ao pináculo atual, em que a firma tem um movimento de mais de vinte milhões de cruzeiros anuais! Dos três ou quatro empregados iniciais, estamos nos setenta funcionários. E tudo nessa escala crescente, nesse aumentar de dia para dia, nesse progresso que é um espelho do progresso de São José dos Campos.
Vantagens para a cidade
Pode-se alegar que o progresso de uma firma pouco influi na vida da coletividade. Tal não se dá, entretanto, com a agencia Ford. Ela é como uma árvore, que distribui sombra e mésses a toda a população, através das iniciativas que patrocina, e do sentido social que lhe imprimiu o seu proprietário. Não há lista – seja para obras beneficentes, seja para fins religiosos, seja para realizações sociais como bailes e festas — que não encontre na firma Henrique Mudat senão o maior, pelo menos um dos maiores subscritores. Não há iniciativa que vise o bem público e o progresso, que não tenha em Henrique Mudat o mais entusiástico amparo. Não há realização artística, cultural, seja no rádio, seja em outro setor, que não se esteie na magnificência de Henrique Mudat.
Ainda agora a firma vem de instituir prêmios aos melhores estudantes de comercio, custeando o estudo de um aluno em cada classe, prêmios esses a serem conferidos aos que mais se distinguirem nos exames.
Por outro lado, o cavalheirismo e a afabilidade de Henrique Mudat, o seu método de comerciar dentro de normas de lealdade e amparo aos que se iniciam na vida, tem-lhe valido a preferência dos motoristas em geral, os quais sempre encontram em Henrique Mudat um incentivador de suas atividades, um financiador de pulso, um orientador amigo.
Dados gerais
O escritório da firma, localizado a rua São José, conta com vários funcionários, destacando-se o chefe de vendas Sr. João Baptista Ramos, o caixa, Sr. Silvio de Barros Bindão, contador, Sr. Jarbas Claudio e senhoritas Euridice Moreno de Vasconcelos, Edna Marçal, Gizelda Crivilim e Dagmar Lisboa. A secção de peças, dirigida pelo conhecido e competente profissional Emilio Tonglet, tem em João Batista de Oliveira, Manoel Bosco Ribeiro, Ivan Mimessi Demerval Matarazzo, Nicolau Alves dos Santos e Nizio Mudatos auxiliares dedicados e esforçados. A secção mecânica, sob a chefia do abalisado técnico Luiz Bernardo, conta com moços conhecedores de seu oficio, com Joaquim Caetano de Jesus, Belmiro Santana de Andrade, Fernando Cabral da Silva, Artur Alves Lopes, Antero Fernandes e Ernesto Barbosa. A secção de pintura, sob a direção do sr. Antônio Castro, profissional de reais qualidades, tem como auxiliares Isaltino Gomes e Ramiro Pinto. A funilaria, famosa em todo o Vale do Paraíba, é encabeçada pelo sr. José Pletiscozits, contando também com Nicolau Cavaliers e Antônio Ruis Vilanova.
“Henrique Mudat lançou uma lista de contribuintes espontâneos. Em poucos minutos já reunia 750 mil cruzeiros(1959), destinado para a construção do ginásio.”
Por Antônio Vasconcelos.
Além dessa turma, conta a agencia com sua Filial da praça João Pessoa, a maior, segundo a expressão de seu chefe, o sr. Bertolino Claudio, cujos auxiliares imediatos são João Machado Cabral, Helio Ferreira Lourenço e José Benedito de Oliveira.
A gerencia da firma está a cargo do seu mais antigo funcionário, o colega de imprensa e escritor Altino Bondesan.
O prédio novo
Henrique Mudat, que já conta com um prédio novo, na praça João Pessoa, desdobramento de sua Filial, está, no momento, estudando a construção de outro edifício, anexo ao da rua Coronel Monteiro.
Tendo adquirido há vários anos, da Santa Casa, o edifício onde funcionava a cadeia velha, agora, que o mesmo foi desocupado. cuida a firma de fazer sua nova construção, na qual deverá empregar cerca de 5 milhões de cruzeiros. Portanto, ao dar em primeira mão esta boa nova aos joseenses, esperamos que sua repercussão seja das melhores, entre os que amam esta terra e querem seu regresso.
“Nos anos 60 meu pai, Ivan Mimessi, trabalhou na seção de peças da concessionária da Ford, do Henrique Mudat, que ficava na Avenida São José, onde atualmente é o estacionamento do Bradesco. Na foto estão, da esquerda pra direita, o primeiro eu não sei quem é, o segundo é o Manoel Bosco Ribeiro, depois Ivan Mimessi, João Batista de Oliveira, Emílio Tonglet (o chefe da seção) e o último eu também não sei quem é.”
Por Ronaldo Mimessi.
Palavras finais
Neste álbum não poderia faltar a cooperação de Henrique Mudat. E, ao descrever o seu estabelecimento, em linhas rápidas, sem fazermos menção à suas congenere de Campos do Jordão, a Auto Comercial Campos do Jordão Limitada, um dos ramos da organização Mudat, queremos render nossa homenagem a Henrique Mudat, o comeriante, o cidadão, o chefe de família. Casado com dona Gilda Ribeiro Mudat, virtuosa dama joseaense, de tradicional família sul-mineira, sendo pai dos meninos Henrique Mudat Filho, José Frederico Mudat e Gilda Maria Mudat — uma trinca de garotos inteligentes e espertos — sendo também pai da senhora Gloria Mudat Campoi, esposa do tenente José Maldonado Camponi, o sr. Henrique Mudat é chefe de família exemplar, amante dos seus e homem voltado para o lar querido. Na sociedade é presidente do Conselho da Associação Esportiva São José, a qual vem passando por uma fase de grandes realizações. Na política é elemento de prestigio, frequentemente apontado candidato a postos de mando, honras que recusa sistematicamente, preferindo trabalhar em sossego pelo bem de São José.
Por todos esses títulos, embora não tenha nascido em São José dos Campos, o sr. Mudat é um Joeense honorário, dos que mais Estância, que nele tem sido um amigo sincero e devotado. Homem de visão, que iniciou sua vida na lavoura, o sr. Mudat tem voltado seus olhos para a produção do Município, sendo um incansável batalhador pela mecanização da lavoura através dos tratores Ford e Fordson. Tudo fazendo por auxiliar a agricultura, Henrique Mudat tem, à disposição dos pequenos lavradores, um equipamento agrícola, que realiza gratuitamente todos os serviços dos agricultores modestos.
Entre os funcionários do estabelecimento, conta-se o popular Pedro David Filho, o Pedrinho, que desfruta geral estima nesta cidade, por seu bom humor e espirito social.
“Este é o timaço de veteranos. O Goleiro é o Sr. Léo. O de mão na cintura é o Dr. Florence. O sétimo é o Henrique Mudat (dono da Agência Ford) e o penúltimo é o meu pai, Mamede Firmino.”
Por Mamede Morais Jr.
No Jardim Esplanada há a rua Henrique Mudat
O texto principal foi retirado do Livro de 1951, os adicionais são de membros do grupo São José dos Campos Antigamente no Facebook.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br