Banco Noroeste (Agência São José dos Campos)


O Banco Noroeste foi uma instituição bancária originalmente pertencente às famílias Simonsen e Cochrane e que era dirigida por Mário Wallace Simonsen. O banco fazia parte de um conglomerado que incluía a Panair (companhia aérea), a Comal (maior exportadora de café do Brasil à época), a extinta TV Excelsior, entre outras empresas.

Nota promissória de 1923
Cheque Especial, anos 80.


O Banco foi criado em novembro de 1923, mas em setembro desse ano já funcionava a Casa Bancária P. Machado & Cia., que foi o seu início. Embora operando todos os serviços de um banco, uma casa bancária geralmente não tinha filiais e estava ligada a um ramo de atividade. No caso da P. Machado, café era o vínculo comercial.
O Banco surge com suas filiais, exatamente para facilitar o contato com produtores (região noroeste do Estado de SP) e com ponto de escoamento do produto (Porto de Santos).

Década de 1980.
Década de 1990.


As imagens abaixo são da agência da rua XV de Novembro, no centro de São José, com os comentários de munícipes e suas vivências.

Década de 1970.


“Eu me lembro do tempo que eu era officeboy. Os antigos bancos com seus balcões de madeira. As caixas de correspondência. Banco Novo Mundo, Noroeste, Mercantil, América do Sul (Esse ficava na rua 15 , e a maioria dos funcionários eram descendentes de Japoneses)”. Por José Menino dos Santos.

“Me lembro muito bem deste banco, eu fui funcionário deste Banco antes de 1979, a convite do meu amigo Mario Celso. que necessitava de uma pessoa para o setor da recém criada área de informatização, eu trabalhava na compensação bancária, e depois fui trabalhar na Agência de Guaratinguetá, foi um tempo curto mais muito divertido! boas lembranças.” Por Luiz Claudio Licurci.

“Eu adorava o Sr. Zé Honorato que grande pessoa. Ai o pessoal do Noroeste foi praticamente todo para o Banco Sul Brasileiro, eu trabalhei 15 anos lá, o Sr. Jose Honorato não saia do Banco Sul Brasileiro na rua XV de Novembro , era em frente a Capri e a BBC , na calçada do restaurante Santa Helena.” Por Angela Xavier.

“Banco Noroeste tinha o endereço telegráfico ORBE… Eu lembro bem disso. Trabalhei na Câmara de Compensação…” Por Ricardo Gomes Silva.

Rua Coronel Monteiro com a Rua XV de Novembro, a lateral direita é do Banco.


“Ainda era de paralelepípedo o calçamento da rua, e não tinha parquímetros, nem as lixeiras e vasos de plantas do Sobral.” Luiz Gonzaga De Oliveira Pinto Junior.

“O progresso que me desculpe, mas essa cidade assim da saudade… essas coisas lembram muito meu pai com seu fusca quando íamos ao centro no domingo pra ele comprar jornal no Schiamarella e depois uma passada no mercado municipal… tempo bom! ( fim dos anos 60).” Por Silvio Carvalho.

José Honorato, gerente na década de 1970.


“Grande Sr. Zé Honorato, depois que saiu do Noroeste, fazia ponto diário no Banco Sul Brasileiro, nosso grande amigo. A maioria dos funcionários do nosso banco veio do Noroeste, Sebastião, Regina, Osmar, Marcos e Vicente. Sr. Zé Honorato se sentia em casa, trouxe muitos cliente também UMA SIMPATIA de pessoa.” Por Angela Xavier.

“Seo” Zé Honorato, sempre me vêm a memória as palavras dele, de incentivo, depois o encontrava nos seus passeios caminhando pela cidade, e a prosa ia embora.” Por José Zanine Caldas Filho.


Disponibilizarei abaixo duas páginas para leitura referente a história do Banco Noroeste, que em 1998 foi comprado pelo grupo espanhol Santander.


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!