Bar do Deis…

Hoje, terça 6 de agosto fomos pegos de surpresa com o encerramento das atividades do tradicional Bar do Deis, na avenida Adhemar de Barros,Vila Adyana, bairro da zona central.

“É com uma mistura de sensação de dever cumprido com uma pitada de tristeza que escrevo esta mensagem. Depois de quase 28 anos servindo nosso fiel público, HOJE fechamos um ciclo e encerramos nossas atividades.” (Texto publicado no Facebook do bar).
Mas, para celebrar esse fechar de ciclo, uma justa homenagem ao sr. Demetrio, relembremos uma matéria publicada na revista + São José em 2015.

O lugar onde o dono é o freguês
Sob o olhar atento de Demetrio, Bar do Deis reúne clientela fiel e ambiente acolhedor

Em meio ao clima empreendedor e tecnológico de São José dos Campos, moradores e visitantes contam com um roteiro de bares e botecos, que ganha vida entre o final da tarde e a noite. É hora para encontrar velhos amigos e conhecer personagens que têm suas vidas fundidas com a história da nossa cidade. É o caso do empresário Demetrio Luiz Osti, de 63 anos, ou melhor, o Deis, do Bar do Deis, instalado em um endereço que fica próximo a um dos cartões postais da cidade, o Parque Santos Dumont.

Presente nos diversos guias turísticos, o Bar do Deis é um desses lugares que até gente de fora conhece e fala bem por ser um local onde o dono é freguês e se sente em casa, como no slogan. E o que isso quer dizer?

Isso foi a parte mais importante em materializar meu sonho, não queria um bar comum, desses que vão e vem. Queria um lugar onde as pessoas se sentissem em casa, dessem sugestões de comida, bebida, por isso o slogan de ter cada um dos fregueses atuando como dono“, diz Deis.

O empresário nasceu em Santo Antônio da Posse, no interior de São Paulo, e veio para São José dos Campos em 1968, com a missão de estudar engenharia na ETEP (Escola Técnica Professor Everardo Passos). “Admiro como São José cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. Me lembro quando cheguei para estudar, a avenida José Longo mal existia, e hoje é parte ‘antiga’ do município.”

Para Deis, o processo de mudança sempre traz benefícios seja para um individuo ou para um coletivo. Ele conta que em 1995, aos 45 anos de idade, por conta de uma reestruturação na empresa onde trabalhava, acabou se vendo numa encruzilhada.

Era procurar outro emprego ou abrir o meu próprio negócio. Resolvi realizar um antigo sonho de ter um bar diferente, um bar carismático onde os amigos se sentissem em casa e pudessem jogar conversa fora, mas também seria um bar onde os amigos pudessem levar suas esposas e filhos, pequenos ou grandes“, conta.

Em 27 de novembro de 1996, o Bar do Deis abriu suas portas, sem grande alarde e inauguração, só para os amigos, exatamente como foi em seu sonho, contou Deis. “A noite é dinâmica, os desafios são constantes. Quando abrimos há quase 19 anos não existia wi-fi, rede social, e ainda era permitido fumar em locais fechados. Com a lei antifumo você não imaginaria a dificuldade em fazer com que os clientes mais antigos aderissem. Como essa, temos outras histórias de adaptação do bar ao tempo presente, mas o mais importante é estar sempre atualizado.”

Ao lado de sua esposa Ana, o empresário acredita no trabalho em equipe como uma família para alcançar o sucesso. “Meus colaboradores e clientes são como amigos. Chamamos a maioria deles pelo nome, acho que o slogan diz tudo, no meu bar ‘o dono é o freguês’. Se as pessoas pensarem no meu bar como extensão de suas casas ou como uma forma tranquila de terminar o dia, me deixaria muito satisfeito“, conclui o empresário.

Por Rodrigo Machado, revista + São José, Ano 5 num. 1, julho/2015

Na companhia de meu amigo de infância Dimas Borba no Bar do Deis.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!