Os bares juntamente com as igrejas, costumam ser o cerne da sociedade local em um bairro, e aqui no Jardim Topázio e Vila Bandeirantes tivemos os nossos antigos e bem frequentados redutos.
O acervo apresentado abaixo se refere a dois bares que existiram e um em atividade, a imaginação movida pela memória afetiva os conduzirão à uma deliciosa viagem no tempo.
Bar do Mario
Localizado na esquina da Jaraguá no Jardim Topázio, o Bar do Mario deixou muitas saudades aos seus frequentadores. A relação com o senhor Mario Gama da Cunha, o nosso Tio Mario era das melhores, o envolvimento com o público era familiar, nos moldes dos antigos estabelecimentos comerciais. Vivíamos o clima de cordialidade entre todos, como é possível ver na sequência de imagens.
O vídeo postado está em baixa qualidade, pois foi realizado por um celular com câmera no período, 2009. Há 11 anos atrás tínhamos apenas os celulares com câmera VGA, bastante limitados. O curioso é que após a edição ele ficou com um tom onírico pela baixa qualidade, nos remetendo a lembrança como um sonho bom.
Como frequentador desde a infância afirmo a positividade desta relação, sentimentos muito a sua falta, mas assim é a vida, um tempo corrido que passa, sem retorno, uma colcha de retalhos sem edição.
Bar do Nelson
Estas fotos estavam guardadas na mente de muitos dos moradores que frequentaram o Bar do Nelson, eram imagens que ficavam na parede perto da entrada, como um mural recordatório. Ao disponibilizar esta raridade, certamente evocarei recordações e muita nostalgia aos que nela estão e que delas se lembrarão. O Bar do Nelson existiu aqui no coração do Jardim Topázio, havia do lado de fora um toldo escrito Tio Patinhas Bar. Talvez apareça alguém aqui nos contando sobre… Mas este não apenas era de exclusividade dos vizinhos, moradores do Jardim Paulista, Vila Piratininga, Vila Bandeirantes, Monte Castelo e região compareciam também. Mesa de bilhar, videokê, máquina de fliperama, campeonato de truco, bebidas e o tradicional tira gosto, essa era a diversão, que pelas imagens, vocês poderão ter a noção que era a alegria da região.
O Bar do Nelson não existe mais, foi demolido, assim como algumas casas vizinhas, o outro bar, do Tio Mario continua fechado após seu assassinato mas temos o Xico’s Bar do Felipe mantendo a chama acesa na região, como você podem ver abaixo.
Atualmente temos o Xico’s Bar do Felipe mantendo a chama acesa na região, como você podem ver abaixo.
Vale a lembrança destes outros bares que existiram no bairro, o Goteiras Bar, aqui em ruínas, o Bar do Seu Chico, na Rua Frederico Miacci e o Bar do Nilo, na rua Jaú.
Menção também válida ao Geladas Bar, administrado pelo Rodolfo, antigo Bar do Seu Amaral.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente
Quero deixar os meus parabéns ao autor desta postagem. Este é o verdadeiro sentido de um grupo de bairro. Eu como um dos primeiros moradores do bairro fiquei muito feliz por poder reviver estes momentos. Muitos amigos nas fotos, alguns que já nos deixaram e muitos que ainda estão por aí. Obrigado
Muito grato Karlão, não sei se você sabe, mas sou seu vizinho, e estou aberto a novas histórias sobre o bairro e o município ok? Abraço.