Brasilia Modern Six

O Brasilia Modern Six foi um grupo musical criado e capitaneado pelo Maestro Sério Weiss (1928-2016), o homem dos 4 mil bailes com o conjunto rítmico Biriba Boys.
Clique aqui no site do Pró Memória e veja uma sequência fotógrafo da formação original em apresentação no aniversário do Tênis Clube em 1975.





Ouça uma apresentação do Brasilia na década de 1970.

Anos depois, ao assumir os vocais, a Cantora Dete já teve a responsabilidade de se apresentar em um baile de bodas de prata da banda, já com a maioridade em seus 25 anos de existência, mas esta formação já não contava com Sergio Weiss, a base do grupo era ela e o cantor e guitarrista Álvaro Troni, também acompanhados por ótimos músicos, que se apresentaram por várias cidades brasileiras. Após o ano de 1988 o nome da banda foi vendido para um empresário de Jacareí.


Abaixo, a banda Brasilia Modern Six no Aeroporto do DCTA em preparativo para um voo onde se apresentariam em Brasilia na década de 1970. Isnard Rodolfo era o motorista e montador dos instrumentos.




Ônibus do Brasilia Modern Six em frente ao local de ensaio na rua Floriano Peixoto, onde se situava o estúdio e produtora de Sergio Weiss, a Impar Representações Artísticas .




Zezinho Maceno percussionista, Marcos Ramon (Markeka) baterista, Osvaldo José (Baiano) tecladista, Maria Bernadete (Dete) vocalista, João Roberto (João Cantor) vocalista, Alvaro Troni guitarista, Moisés da Silva (Bolacha) trompetista, Celso Guimarães contra-baixista e Wilson Benedetti (Cobrinha) saxofonista em frente ao estúdio Impar Representações Artísticas na Floriano Peixoto.




Grupo Musical Brasilia Modern Six na estrada!




Brasilia Modern Six. Osvaldo José (Baiano), Alvaro Troni e Dete no Luso Brasileiro. 


Brasilia Modern Six. Alvaro Troni, Dete e Marcos Candia, no Estrela D’Alva.


Brasilia Modern Six. Alvaro troni, Dete, Marcos Candia e Nelson Kaeh, no Estrela D’Alva.


Brasilia Modern Six, Dete e Alvaro Troni, no Estrela D’Alva.




Depoimentos


“Eu lembro muito eu tenho um sobrinho que e filho do falecido João Roberto que cantava muito nesta banda sem falar do carnaval que era excelente o tempo bom” Por Marcia Santana.


“Alvaro Troni e Dete que dupla fantástica, devo ao Brasilian minhas noites de alegria e muita paquera nesta Cidade bacana, bons tempos.” Por Nelson Oliveira.


“Pelo que sei, o Maestro Sérgio Weiss formou o Biriba Boys e o Brasília Modern Six. O Pigalle, de Santana, foi formado pelo músico acordeonista notável, Orlando Burroni. Tinha o Sr. Martins no contrabaixo, o Juvenil na percussão e voz. O João Silva na guitarra. Está vivo ainda, conhecido hoje como João do Bandolim. Tinha a cantora Neide Ney e o extraordinário cantor Luiz Antônio que cantou também com o Sérgio Weiss. Depois, Luiz Antônio foi um dos vencedores do programa Flávio Cavalcante juntamente com o cantor Emílio Santiago ( falecido). Luiz Antônio foi para a França formando uma dupla com outro cantor brasileiro L’etoiles…este era o nome da dupla. Foi um extraordinário sucesso, por mais de 10 anos. Luiz Antônio faleceu em 2001 com 55 anos. O seu parceiro está vivo e aínda cantando. Não me lembro direito do baterista do Pigalle, Pistãozinho (já falecido) me parece foi um deles. Eu, vez em quando na falta de cantores, após a saída do Luiz Antônio para o Brasília, fiz alguns bailes com o Pigalle. Época maravilhosa pessoal, vocês não podem imaginar !” Por Renato Gabbiani.


“Só o Chico que tocou no Jô, eu toquei no BMSIX de 1976 até 31 de outubro de 1988 foi o último baile do saudoso BMSIX.” Por Osvaldo José da Silva.


” Eu quando adolescente assistia direto os ensaios deles, era ao lado da casa da minha mãe.” Por Carlos Santos.


“Eu não tinha idade pra ir aos bailes então, assistia aos ensaios . O escritório e estúdio ficavam nos fundos da casa dos meus avós, tinha uma entrada lateral que dava acesso, e a única recomendação do Sérgio Weiss era: Não pode fazer barulho”. Por Luiz Claudio Rubin.

“Conheci meu marido lá dançamos pela primeira vez em 1984… Besame mucho. Nunca vou esquecer, papai do céu o levou fazem 5 anos.” Por Solange Arante.

“Encontrei o Luiz Antônio em Nice na França. Tinha o apelido de Nancy. Mas a família era da Vila Maria se não me engano.” Por Maria Luiza.

“Isso mesmo, participou do Programa Flavio Cavalcanti, ganhou em 2° lugar pois já estava com contrato para ir pra França, quem ganhou foi Emílio Santiago, acho que ele mora em Santana, uma vila perto da Cerâmica Weiss.” Por Sonia Aparecida Betti.

“Não dá pra esquecer . Eu morava na Av. Nelson D’Avila onde hoje é Hotel Globo. No fundo do terreno que era enorme, tinha um bambuzal. Atravessávamos esse bambuzal e saíamos nos fundos das casas do Leopoldo Weiss e Sergio Weiss. Ali tinha um salão estúdio, onde o Brasilia Modern Six ensaiava, e nós assistíamos tudo. Muito bom viver isso.” Por Maria Luiza.


Carnaval no Tênis Clube. Os 3 do lado esquerdo são foliões, e do lado direito, o saudoso Wilson Benedetti (Cobrinha) saxofonista e Dete, ambos do Brasilia Modern Six. Início dos anos 80.



Panfleto do Estrela D’álva





Vamos para a cereja do bolo? Entregue-se à nostalgia agora com o Brasilia Modern Six inaugurando o Cisne Real Park em 1987! Álvaro Troni, Dete e companhia apresentando com muita competência o melhor das canções de antigamente! Espero que muito dos presentes naquele dia possa recordar este momento tão singular em nossa cidade, assim como seus familiares e amigos. A válvula digital vai lhe arrepiar nesta marcante apresentação. Filmado e editado na época por Luiz Vídeo.


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

2 thoughts on “Brasilia Modern Six

  1. Muito legal. Coleciono informações escritas e visuais das formações da época. Eram conjuntos depois passaram para bandas.
    Grato pela postagem

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!