Projetado pelo arquiteto Maurício Erro para ser o Paço Municipal, o prédio da Câmara Municipal de São José dos Campos, teve suas obras iniciadas em 1924 e foi inaugurado em 1926.
No ano de 1929, através da aprovação do projeto de criação da Escola Normal Livre, o prédio e o terreno foram doados para que ali pudesse ser instalada a escola, que em 1948 passou a se chamar Escola Normal e Ginásio Estadual “Cel. João Cursino”, o primeiro curso de 2° grau no município.
Em 1967, a escola foi transferida para a Av. Francisco José Longo e o edifício foi reformado para abrigar a Câmara Municipal, anexando aos fundos do edifício o plenário, o que ocasionou o desaparecimento do alpendre da construção original.
O edifício foi preservado pela Lei Municipal, em 1994, como Elemento de Preservação Nível 2 (EP-2). Em 1995 passou por uma recuperação externa sob orientação do Departamento de Patrimônio Arquitetônico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que refez a escada frontal no padrão da construção original.
Localizada no antigo Largo da Cadeia, posteriormente numa das extremidades da praça Afonso Pena, a Câmara Municipal redefine o espaço institucional da cidade para as primeiras décadas do século XX, anos marcados pelas remodelações que caracterizam o período republicano.
Em termos tipológicos é uma variação atualizada pelo vocabulário eclético, predominante naquele momento, das antigas casas de câmara e cadeias do período imperial e colonial.
Densamente ornamentada com motivos florais e geométricos, em suas fachadas sobressaem o uso da arquitetura clássica, no caso, pares de colunas adoçadas, coroadas por capitéis coríntios, e apoiadas em pedestais que conferem monumentalidade ao edifício.
O corpo central é destacado do conjunto marcando a simetria da composição. Possui uma torre onde se encontra um relógio. Uma cúpula ladeada por quatro coruchéus coroa a torre. A cúpula apresenta em seu topo um coruchéu maior e de verticalidade acentuada, sublinhando o volume. Logo abaixo, um frontão triangular tem como motivo ornamentos e arabescos que assinalam o ano do término da construção, 1926, signos que marcariam um novo tempo.
A porta principal é valorizada por adornos e uma escadaria por onde se tem acesso ao edifício. Possui ainda como característica deste período, porão com grades de ferro para ventilação e melhor aproveitamento do espaço inferior, proporcionado pela necessária proteção do piso de madeira diante da umidade.
O entablamento, fartamente adornado, descansa sobre a colunata adoçada e é dividido por uma cimalha da platibanda, onde está embutido o telhado de telhas francesas. Apresenta ritmo e alternância nos ornamentos, em função do alinhamento com as janelas.
O edifício teve a fachada dos fundos seriamente descaracterizada quando foi anexado o atual plenário da Câmara Municipal, perdendo a escadaria e o alpendre original. O projeto de recuperação e valorização realizado em 1995, reincorporou elementos originais subtraídos pelas sucessivas reformas que sofreu, tais como a escada de acesso principal e a cor original.
Localização por foto aérea
Desenho detalhando a Câmara Municipal
Vídeo
Abaixo um carrossel com 47 fotos externas e internas da Câmara Municipal
(passe as imagens para as laterais esquerda ou direita)
Endereço: Rua XV de Novembro, n°29, Centro
Atualmente o prédio se encontra fechado desde a pandemia e passa por uma restauração.
Denominação: Paço Municipal.
Localização: Rua XV de Novembro, n°29, Centro.
Uso Original: Paço Municipal.
Uso em 2005: Espaço Cultural Mário Covas.
Construção: 1926.
Autor do Projeto: Maurício Erro.
Construtor: Desconhecido.
Preservação: Instrumento Legal conforme Legislação Municipal de Patrimônio: Lei n°4.632/94, de 26 de outubro de 1994.
Categoria de Preservação conforme Legislação Municipal de Patrimônio: EP-2.
Restauro: Não houve.
Texto, fotos e computação gráfica realizados pelo arquiteto e professor Fabio de Almeida para o projeto “Patrimônio Arquitetônico de São José dos Campos” por meio da Lei Complementar 094/93 de 13/12/93, do Município de São José dos Campos-SP, no ano de 2005.
Copyright © Fábio de Almeida
Fotos e textos complementares reunidos por Wagner Ribeiro.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com