Companheiro Ariza

São José dos Campos perdeu no dia 7/11/2003 um dos maiores líderes sindicais de sua história: Francisco Moreno Ariza. Durante uma década, dirigiu a principal entidade sindical da época, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem, os Têxteis, e ao lado de Lauro Pinto Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação, liderou na cidade a “Greve dos 800 mil”, do poderoso Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), no início da década de 60, proporcionalmente o maior movimento operário de todos os tempos.

Francisco Moreno Ariza, presidindo a diretoria dos Têxteis com José Maria Crispim (secretário), José Maria da Silva e outros, ultrapassou as fronteiras do sindicalismo, tornando-se Vereador e Vice-Prefeito eleito de São José dos Campos, quando foi cassado pelo regime autoritário implantado em 1964. Perdeu o mandato de vice-prefeito, a presidência do Sindicato dos Têxteis e o cargo de vogal na Junta de Conciliação e Julgamento, mas perseverou e formou-se pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, tornando-se um baluarte da advocacia trabalhista da região.

Sou testemunha de quanto os golpistas de 64 o odiavam por ter sido leal ao presidente João Goulart, de quem era amigo pessoal. Quando o Capitão Francisco Renato de Melo, Presidente do IPM da Aeronáutica, nos levava da Base Aérea de Santos para o DOPS em São Paulo, depois de meses de prisão no navio “Raul Soares”, tive que intervir para que ele não reagisse às ofensas pessoais que recebia. O militar estava disposto a espancá-lo ao menor sinal de reação. Ele suportou a tudo e a todos, terminando os seus dias com a certeza de que não passou pela vida em brancas nuvens. Adeus, companheiro Ariza!
Luiz Paulo Costa – Jornalista

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!