Construção e inauguração do Centro de Tradições Gaúchas “Saudades da Querência”

Na infância fui um dos primeiros moradores do Bairro Palmeiras de São José, e apesar de ouvir as festas acontecendo, nunca imaginei o que existia ali, muitos anos depois que tomei conhecimento do CTG. Neste pequeno histórico com imagens da época podemos ver o empenho dos envolvidos em realizar aquele sonho.

O Centro de Tradições Gaúchas “Saudades da Querência” iniciou em 1986 através de uma Assembleia Geral, realizada na Câmara Municipal. Seus fundadores objetivaram trazer o Tradicionalismo dos pagos gaúchos para as terras joseense. No mesmo ano, foi declarada de Utilidade Pública, e inaugurou sua sede provisória (Rua Jacareí nº 916 Vila Sta. Terezinha), estabelecendo naquele local um autêntico ambiente campeiro, sempre aberto à população, com churrasqueira, fogo de chão, museu, biblioteca, cancha de bocha e variadas atividades culturais e recreativas.


Em 1987, através do Decreto 6196, foi concedida a permissão de uso por tempo indeterminado de uma área situada no bairro Palmeiras de São José, onde foi erguida a sede definitiva. Abaixo podemos ver algumas etapas da construção do galpão.


Cerimônia de colocação da Pedra Fundamental na rua Saudade da Querência no Bairro Palmeiras de São José com a presença do prefeito Hélio Augusto de Souza.


Em 1990, o prefeito da época, cassou a permissão de uso do CTG – Saudades da Querência, e pediu a retirada do CTG do local. Outra área foi doada no bairro do Jardim das Industrias para a construção de um novo Centro, mas financeiramente se tornou inviável, já que todas as economias haviam sido investidas no prédio do Palmeiras de São José.


Segundo o fundador, Carlos Derli Reis, Para aqueles que tomaram esta medida, faltou entender que o CTG busca desenvolver o patrimônio cívico, cultural, histórico e artístico do Rio Grande do Sul, patrimônio este que está fundamentado em conceitos e ações que consolidaram a fronteira sul do Brasil. e é verdadeiramente uma expressão universal de cidadania. Tradição não é modismo. E justamente o intercâmbio de vivências entre gerações. Esta troca de culturas, permite em nosso ambiente campeiro que jovens e adultos, idosos e crianças convivam harmonicamente, numa extensão da vida em família.

Abaixo temos algumas imagens do baile de inauguração e outras fotos marcantes do CTG daquela época.



Assista ao vídeo com o depoimento de Carlos Derli Reis sobre sua chegada a São José e como foi realizar sua missão em nosso município.

O CTG foi reinaugurado no endereço Estrada Dr. Bezerra de Menezes, 150 no bairro Torrão de Ouro Jardim Torrão de Ouro onde permanece até hoje.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!