CTA-PMO (Divisão de Motores)

“Hoje trouxe fotos que dizem respeito ao tempo em que trabalhei no CTA-PMO (Divisão de Motores) como estagiária de engenharia e, posteriormente, como engenheira. Anos de 1984 e 1985. Minha graduação foi em engenharia mecânica na então Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos (hoje seu nome é Faculdades ETEP, estou certa?) Não me lembro, infelizmente, dos nomes da grande maioria das pessoas que aparecem nas fotos e gostaria MUITO de ter notícias do meu então professor e chefe Luiz Eduardo Mesquita de Siqueira. Foi uma honra trabalhar com um engenheiro tão inteligente, competente e justo. Aprendi imensamente. A notícia que dele sei é que, após aposentar-se, montou uma Agência de Turismo e estava bem e feliz. Se alguém souber mais alguma informação, agradeço muito!” Por ‎Elisabeth Pinheiro Alcântara‎.


Um dos laboratórios do CTA-PMO. Ano de 1984. Eu era estagiária lá e desenvolvia uma pesquisa na área de motores movidos a álcool. Ao meu lado está o amigo e competente técnico Daniel Pavão.

A festa de formatura da EEI – Escola de Engenharia Industrial de SJC, em 03 de agosto de 1985, em que eu era uma das formandas.
O querido professor e então chefe Luiz Eduardo Mesquita de Siqueira é o de cavanhaque. Ele está entre o Ten Cel Castelo Branco e a Eng. Cidinha (eu trabalhava com os 3 no CTA-PMO).

Festa de Final do Ano de 1985 no CTA-PMO. Já engenheira, apareço na foto junto aos colegas engenheiros do setor de Turbinas Aeronáuticas. As duas outras moças que aparecem eram secretárias executivas do departamento. Infelizmente não me lembro do nome de ninguém.

A mesma festa de final do ano de 1985… nas dependências do CTA-PMO (divisão de motores). Aqui, de “mamãe Noel”, estou com a “turma do Samba” entregando as doações que o departamento havia conseguido juntar para uma instituição (não me lembro qual, eu acho que era a APAE).

Interessante salientar o diálogo que este álbum gerou no grupo naquele ano, 2014, veja abaixo:

“Elisabeth Pinheiro Alcântara, o Mesquita realmente tem uma agencia de turismo no Shopping do centro, tem que entrar pela Praça do Sapo. Ele agora tá com o cabelo mais comprido e faz um rabo de cavalo, ficou ótimo!” Por Sonia Bernardes Queiroz.

“Sonia Bernardes Queiroz… Muito Grata pela informação! Pois saiba que entrei no site do shopping, vi que há 4 agências de turismo lá, liguei para a primeira que achei com “cara de Mesquita” E… Acertei! Ele estava lá! Conversamos por cerca de meia hora… Fiquei muito, muito emocionada. O professor Mesquita é, para mim, uma referência de vida inteira… E eu queria muito que ele soubesse disso. E você me propiciou que acontecesse, Sonia… Grata mais uma vez! Viu só, Wagner Ribeiro???? Esse grupo que você idealizou e criou tem uma missão que transcende o recordar… (o que, por si só, já é o máximo!). Hoje vou dormir em total encantamento. Uhuuuuuu!” Por ‎Elisabeth Pinheiro Alcântara‎.

É Elisabeth, nestes mais de um ano e meio no Facebook o grupo vem reconectando muitas pessoas, tivemos cada história por aqui… Inclusive recomendo a todos revirarem nosso histórico, nossos arquivos, muitas emoções. Um grande prazer vivenciar e ter dado esta oportunidade.” Por Wagner Ribeiro.

Nossa… Fiquei feliz com sua felicidade, muito prazer de te conhecer Elisabeth, que bom que consegui ajudar. Abraço! Por Sonia Bernardes Queiroz.

“O engenheiro Mesquita é muito bacana. A Agência ainda existe no Shopping Centro, ele deve estar por lá. Você conheceu meu pai (esse da foto)? Aí eles estavam fazendo testes com o motor a álcool que nasceu no PMO, aqui em São José dos Campos. Beijos”. Por Florinda Flora Michelan.


Foram todas histórias assim… Aos poucos irei alimentando este museu virtual com conteúdos não só importantes mas emocionantes!


Traga sua história para ser contada! Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!