De pneumonia, médicos e políticos

Com 5 anos de idade, no final da década de 40, tive forte pneumonia. Na época morava com meus pais, Bem e Virgínia, minha avó Isaura Leme Costa e meu tio Zé (José de Almeida) em casa alugada na rua Francisco Rafael n° 229. Os médicos iam às casas dos pacientes. Meu pai trouxe o Dr. Ruy Rodrigues Dória e minha tia Maria Costa o Dr. Nelson Silveira D’Ávila. Não existia melhor em pneumologia na cidade e região. De renome nacional, o médico Nelson D’Ávila era chefe da equipe do Sanatório Vicentina Aranha e o médico Ruy Dória proprietário e chefe da equipe do Sanatório Ruy Dória.

Entretanto, eram adversários políticos. Dr. Dória do Partido Democrata e Dr. Nelson do Partido Republicano. E eu não entendia o porquê de tanta discussão na sala, enquanto eu estava subindo pelas paredes no quarto, com falta de ar. Por que não resolviam o meu problema? E os dois discutiram, discutiram, e somente dias depois venci a pneumonia. Evidentemente, com os remédios e as orientações que eles deixaram para os meus pais e avó.

O Dr. Nelson Silveira D’Ávila era um médico tão querido na cidade que no dia de seu aniversário a cidade festejava. O seu consultório era tomado por uma multidão de pessoas que iam levar presentes ou, simplesmente, um abraço pelo transcurso do seu aniversário.

Luiz Paulo Costa – Jornalista

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!