O acidente ocorreu às 9:05 de 7 de Fevereiro de 1994, quando um trem de minério de 77 vagões, proveniente de Minas Gerais, com destino à Cosipa, atravessava a ponte (ou “pontilhão”) sobre o rio Paraíba do Sul. Cederam os pilares dos últimos 50 metros da ponte (de 200 m), e 32 vagões caíram no rio Paraíba do Sul, enquanto outros 2 vagões descarrilaram. Os últimos 9 vagões do trem foram levados de volta a São José dos Campos, mais tarde, e os demais seguiram viagem para Cubatão. Não houveram vítimas. Não tenho o autor das imagens, que será creditado tão logo se manifestar ou encontrado.
Depoimentos
“Foi depois deste acidente que desativar a linha que passava no banhado.” Por Dimas Aquino.
“Eu participei dessa situação, era um trem de minério vindo de Itabirito, se não me engano um dos maquinistas tinha o apelido de Tupãzinho, o outro maquinista não me lembro, eu estava trabalhando nesse dia na estação de São José dos campos. Ainda tem vagão lá no rio Paraíba.” Por Sebastião Miranda.
“Me lembro perfeitamente fui até lá pra ver quando fiquei sabendo do ocorrido. Foi feio o acidente ainda bem que não tiveram vitimas.” Por Magui Ferreira.
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente
Temos apenas que agradecer pelo belo trabalho que o Sr. Wagner Ribeiro , nos relatou, pois sempre ouvi sobre a catastrofe de Caraguatatuba, mas nao tinha a dimensao do fato ocorrido.
Parabens nos trazer o conhecimento do ocorrido.