Dia Nacional do Fusca em São José dos Campos

Para comemorar o Dia Nacional do Fusca, celebrado naquele 20 de Janeiro de 2016, o pessoal do Fusca Clube de São José dos Campos se reuniu no início da noite de uma Quarta Feira em frente ao deck da Avenida Anchieta, local já bem conhecido pelos apaixonados por veículos já há décadas. Em princípio, logo que cheguei, imaginei que seriam apenas alguns veículos presentes, de 10 a 15 talvez, sendo otimista, mas de repente, uma chuva de Fuscas pela avenida, nas mais variadas cores, nos mais variados modelos, alguns customizados, outros quase que 100% originais! E não apenas Fuscas, mas também Kombi, Brasilia, Variant, Corcel I e uma Belina estavam presentes, e no caso destes dois últimos veículos, estavam presentes para não deixar uma hegemonia da Volkswagen.



Conversando com os proprietários se percebe de início a grande paixão pelo automóvel, cada um com sua história particular, seja ela uma herança de família, um amor de longa data ou uma aquisição recente, todos demonstraram seu grande apreço e carinho pelo Fusca, e a atmosfera era de muita amizade e respeito, presentes estavam também crianças e idosos, todos com o mesmo amor pelo “poizezinho” como alguns dizem, que na verdade, é um termo pejorativo em referência a carro velho com problemas, e não exatamente ao Fusca como alguns imaginam, e ali problema é o que as charangas menos tinham… As 20:30 saímos em carreata pela cidade com 68 veículos presentes, na frente, o presidente do Clube Regis Silva “tocava a boiada”, e juntos estavam Felipe Tavares e eu, para sabermos um pouco mais de como nasceu o Fusca Clube. Cruzar o Centro da cidade durante a noite conversando sobre um assunto que nos remete ao passado foi uma experiência emocionante, nostálgica… Em especial pelo aroma de Fusca no ambiente interno, por conta do estofamento.



O bate papo poderá ser visto em breve em vídeo. Após a “fusqueata” pelo Centrão, seguimos em direção ao ponto final do encontro, mas antes, uma parada perto Volkswagen Original do Vale no Jardim das Colinas, como que para abençoar seus filhos. Em seguida, depois desta parada obrigatória, seguimos ao destino final, o bar Batcaverna Club, para fechar a super noite em uma churrascada com cerveja, afinal, nem só de gasolina vive o Fusca. Foto, edição e texto: Wagner Ribeiro. Agradecimentos ao Felipe Tavares, Regis C Silva, Mark Jaja, Luciano Novaes, Silvio Silveira, Batcavernaclub.



Assista abaixo ao video com o bate papo com o Regis durante a “fusqueata” pelas ruas de São José:

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!