Estrada de Ferro Central do Brasil (1951)

Ontem: a estação da E.F.C.B.

Vivia ainda o Brasil os primeiros tempos da República, quando, a 18 de Janeiro de 1897, foi em nossa cidade comemorada a solene inauguração da estação ferroviária local, aqui aportando, em meio de grandes festejos e regozijo popular, o primeiro carro de passageiros, procedente de Jacareí.

Era a essa época Ministro da Viação e Obras Públicas, o Dr. João Carvalho de Araújo, e a primitiva estação, que teve como agente o Snr. Luiz Pinto de Aguiar, localizava-se em terrenos onde atualmente se ergue o edifício do nosso 3o Grupo Escolar.

Hoje: a estação da E.F.C.B.

Olbadame política, já por esses idos tempos fazia praça de seu prestígio, em nossa terra, e assim se explica que em 1925, ano em que se cogitou e foi levada a efeito a transferência da estação de estrada de ferro, para a acalorada disputa pela imprensa, entre os partidos conservador e da oposição, de São José dos Campos, o primeiro dos quais se batia, ardorosamente, pela permanência da estação no antigo local.

Funcionário da Estação.

Felizmente, tudo acabou sendo resolvido conforme exigiam os interesses do nosso e o progresso da cidade, que nos dias que corre pode-se orgulhar de possuir um próprio ferroviário, otimamente localizado, oferecendo pleno segurança aos que dele se servem, dotado de todos os requisitos para garantir o perfeito controle de seu intenso movimento de trens de passageiros e cargas, inclusive de aparelhamento telegráfico seletivo, o que é também muito importante, entregue a direção de um funcionário digno de absoluta confiança como seja o seu atual agente, Sr. Antônio Lima Costa, que já há 21 anos vem prestando os seus bons serviços à Estrada de Ferro Central do Brasil em cujos quadros foi admitido em 1930 como simples praticante.

Servidores da estação local.

Almanaque de 1951

Prédio é da antiga Estação, que posteriormente foi ocupada pela Escola Estadual Ângelo de Siqueira Afonso, e hoje no mesmo local existe o prédio da UNIVAP centro, Praça Cândido Dias Castejon. (1940)
“Grupo Escolar Angelo Siqueira Afonso. (Outro Lado) A professora esta sentada dando aula, dá para ver na porta aberta. Hoje é a Faculdade de Direito da UNIVAP, na Pça Cândido Dias Castejon. Década de 1940.” Por José Zanine Caldas Filho.

O funcionário que aparece sozinho na imagem um pouco acima, e que também aparece ao centro da foto com os diversos funcionários, se chama Antônio Costa Lima, conhecido como Costinha, foi pai do sr. Antônio Celso Costa, que envio alguns detalhes extras para compor esta matéria, segue abaixo:

Quepe de meu pai, quando ele era chefe da estação e que eu guardo de lembrança.
Placa em homenagem ao meu pai, chefe da estação de São José dos Campos.
Locomotiva Baronesa, vindo de São Paulo no sentido Rio de Janeiro para exposição. Meu Pai (Costinha) fez uma parada exclusivamente para fotografar, algo proibido na época, e como ele tinha muita força, graças ao Engenheiro Centebrino chefe geral do Rio e São Paulo, irmão do governador do Rio chamado Carlos Lacerda., isso foi possível realizar, em 1953.
Esta é a sala de meu Pai (Costinha). O Presidente do Brasil Getúlio Vargas, em visita a São José dos Campos, ficaram ali conversando por duas horas.
O presidente Vargas e sua comitiva em São José dos Campos, por ocasião da inauguração da variante da E.F.C.B.

São José dos Campos em festa com a chegada do presidente Getúlio Vargas

Com a presença do Presidente da República, sr. Getúlio Vargas, do sr. Lucas Nogueira Garcez, governador do Estado de S. Paulo, do sr. Ricardo Jaffet, presidente do Banco do Brasil, do sr. Nilo do Amaral, ministro da Viação, foi oficialmente inaugurado em maio o trecho da variante da E.F. Central do Brasil, que vai de São José dos Campos a Taubaté.

O povo Joseense compareceu em massa a solenidade, prestigiando com a sua presença o acontecimento histórico.

Os organizadores do álbum participaram ativamente das homenagens que nessa ocasião se prestaram aos ilustres visitantes, tendo colhido os flagrantes que ilustram esta página, vendo-se num deles o sr. Getúlio Vargas, e prof. Lucas Nogueira Garcez e noutro, o palanque armado na avenida Mario Galvão.

Almanaque de 1951

Os ilustres visitantes aclamados pelo povo de São José dos Campos.
Getúlio Vargas em São José discursando e para o microfone luminoso de Benedito Matarazzo.
Bar da Estação, em frente à estação ferroviária, esquina da Rua Mario Galvão com Sebastião Gualberto.

Restauração da Estação Central de Trem em 2016

A MRS Logística, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentaram na manhã desta Terça Feira 20 de Dezembro de 2016, a conclusão da obra de revitalização da Estação Central da RFFSA.

O local será usado como escritório da empresa, mas haverá uma sala aberta à visitação pública, onde estarão disponíveis informações sobre a estação e um pequeno histórico do prédio. A MRS Logística ainda afirmou que há o pensamento em buscar uma doação ao município para que ela se torne um equipamento público.

O prédio da Estação São José dos Campos na Vila Maria foi inaugurado em 1925, com a mudança da antiga estação, que funcionava desde 1876 nas imediações da Avenida João Guilhermino, local onde hoje está o prédio da Sabesp.

Na cerimônia, o prefeito Carlinhos de Almeida e o presidente da FCCR Alcemir Palma também inauguraram a Praça Helio Conceição Rodrigues, uma homenagem a um dos proprietários do antigo bar Três Lusos, atual O Português, logo ali na frente da Estação, bar este que atendia os viajantes recém chegados ao município dos anos 50 aos 90.

Que nosso município continue restaurando seus patrimônios ao longo dos anos vindouros, cidade que mata sua história não evolui, retrocede.

Estação Central de Trem na Sebastião Gualberto, hoje em dia revitalizada, mas ainda sem uso para o município infelizmente. Imagem sem data definida. Publicação de 2018.

Veja mais sobre a estação e sua inauguração na matéria abaixo:

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2 thoughts on “Estrada de Ferro Central do Brasil (1951)

  1. A Avenida Dr Mário Galvão e Rua Carvalho de Araújo foram abertas após doação feita pelo avô Rosendo Domingues de Vasconcelos e Maria Bueno de Vasconcelos em registro feito junto a Câmara Municipal em 1925, onde o Município isentou os lotes que ficavam entre estas ruas, do Loteamento Vila Maria, de pagamentos de impostos, aliás a “nova” rede ferroviaria utilizou-se das terras de meus avós para efetivar a mudança da antiga rede que era na Av Dr João Guilhermino. O antigo viaduto na Vila Terezinha, igual o do Expedicionário na Av Rui Barbosa, fora construído por solicitação de meu avô para que pudessem sair com carro da sede da Fazenda que era na Vila Terezinha.

    1. Meu filho de 08a está fazendo uma pesquisa sobre a Estação Ferroviária Central. Caso tenham algum material para emprestar para ele levar na apresentação do colégio ou conheçam alguém que tenha trabalhado na estação e possa dar entrevista, nos falem. Trataremos tudo com muito cuidado e zelo. (12)981087760.

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!