Fotos do CTA (década de 1950)

Fotos da construção do CTA na década de 1950 realizadas por Wilson Ruiz, que utilizou uma Leica, já a sequência do H19-B(em preto e branco) foram feitas por de Michael Swoboda em 1952, quando ele e sua família chegaram ao Brasil vindos da Alemanha. A publicação inclui outras fotos antigas deste espaço importantíssimo ao município, enviadas por membros do grupo SJC Antigamente.

Laboratório de Estruturas do ITA (Elefante Branco).
Salão do refeitório, também chamado de rancho.
Prédio do ITA.
Laboratório de Aerodinâmica.
H17B,115. Meu irmão ganhou uma “cabana de índio” e brincávamos muito neste gramado. Repare que a rua ainda não está asfaltada. A casa vizinha à nossa era a do prof. Tolle. 1955. Por Patrícia Nepomuceno.
1958. Por José Zanine Caldas Filho.
Avião Curtiss P40 e a biblioteca do ITA ao fundo. Sem data. Por Marlene Dionisia.

Abaixo mais uma sequência riquíssima de imagens da década de 1950.

“Meus pais quando se casaram em 1957, vieram de Piracicaba para São José dos Campos e por aqui permaneceram. Meu pai trabalhou (especialista técnico mecânico) no CTA de 1957 até 1961.” Por Hélio Fernando Stella.


“Meu pai trabalhava no antigo Posto Médico do CTA. Essa era a carteirinha para almoçar/jantar (de acordo com o plantão) no famoso Rancho. Veja abaixo.” Por José Alberto Siqueira Gomes.


“O ‘Helicóptero’ Beija-Flor um grande feito nacional. Nessa época o Brasil engatinhava no campo da pesquisa aeronáutica. Somente as grandes potências tinham o privilégio de fabricar aeronaves de asas rotativas. Vi os restos dessa aeronave no cemitério de aviões do CTA lá pelos idos de 1962/3. Tenho orgulho de viver em uma cidade que abriga o CTA (hoje DCTA) e a EMBRAER. Devemos reverenciar as pessoas que contribuíram para que São José dos Campos tivesse a terceira maior indústria aeronáutica do mundo.” Por Luiz Wagner Hernandes.

Beija-Flor em 1959.


Ônibus circular. Ponto de partida.
Ponto final ao lado da matriz.


Em primeiro plano alunos do ITA: Ronaldo, Bastos e Vecchi, e ao fundo o bar da quadra. Por José Zanine Caldas Filho.


“Projetos de Oscar Niemayer para o Concurso do CTA. Interessante como mudaram o partido original dele, talvez por isso ele não mencionava o CTA como uma de suas obras. Estas alterações ocorreram por conta do Ministro na época ser contrário ao projeto de um comunista, mas prevaleceu os argumentos do Cel. Casimiro Montenegro na época.” Por José Zanine Caldas Filho.

Eram para ser duas pistas grandes e uma menor, mas…
Restaurante, auditório e biblioteca, primeiros traços do projeto do CTA.


Meu Pai Benedicto Simas da Cruz. Foto de 1955 segundo um amigo que trabalhou com ele no H13 no CTA. Meu Pai trabalhou no CTA por 33 anos, sempre no H13. Um apaixonado por motos.” Por Mauro Cruz.



Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!