Inauguração da Praça Emília Molina (1956)

A inauguração do jardim da Praça Emília Molina e a rede de água tratada no dia 18 de novembro de 1956. Na ocasião, além do prefeito de São José Elmano Ferreira Veloso, estava presente o 1º Sub prefeito do distrito de Eugênio de Melo, o sr. Geraldo Fernandes da Silva, um conhecido lavrador e comerciante da localidade, nascido em 1908, se estabelecido no distrito desde o ano de 1917, participando da Revolução de 1932. Além de outras personalidades como os deputados Aluísio Nunes Ferreira e Prestes Maia, estavam ali vereadores e outras autoridades, destacando o rádio-repórter Álvaro Gonçalves, conhecido pelo programa policial veiculado pela Rádio Clube AM E posteriormente pela Rádio Piratininga AM, falecido em 1996.


O nome da Praça foi em homenagem ao sr. Aníbal Molina, que veio da Espanha para Eugênio de Melo, formou-se no Rio de janeiro em odontologia. Casou-se com a sr. Eugênia Sommier Molina e tiveram dois filhos, João e Judite. Em 1913 doou o local para a construção da 1ª Igreja do distrito. Ao ser construída a nova igreja, também doou o local da antiga igreja que passou a ser a Praça Emília Molina, nome de sua mãe. Também fez a doação do altar em mármore da nova igreja.


O texto a seguir foi extraído do livro Eugênio de Melo – Sua Gente e Sua História, de Madalena Fernandes Gil, filha do sr. Geraldo:

Meu Pai foi meu herói, sempre o admirei, quase analfabeto criado na roça, trabalhou na lavoura. Aprendeu ler e escrever com a minha mãe, sobre a luz de lamparinas. Saiu da lavoura, foi trabalhar no comércio, onde por muitos permaneceu, teve armazém, loja, açougue, restaurante, bar e farmácia.

Sempre vaidoso, andava muito bem vestido, nos ensinou que o valor das pessoas se fazia pelo trabalho e honestidade.

Foi um líder nato e político, nunca se envergonhou de suas origens e pela sua simplicidade, tinha amigos influentes, médicos, advogados, políticos: prefeitos, vereadores e deputados. Foi um grande colaborador do Hospital de Caçapava, administrado pelas irmãs missionárias, sempre doava sacas de arroz, feijão, batatas, quando uma pessoa humilde de Eugênio de Melo precisava ser internada, ligava e conseguia a internação gratuita. O único telefone que tinha em Eugênio de Melo era em minha casa, em nosso armazém. Foi o primeiro Sub. Prefeito do Distrito quando o prefeito era o Sr. Elmano Ferreira Veloso.



Cartão de visitas do comércio do sr. Geraldo Fernandes da Silva.


Primeira Igreja da Imaculada Conceição de Eugênio de Melo, inaugurada dia 8 de dezembro de 1913. Localizava-se onde é hoje a Praça Emília Molina.

Abaixo 3 áudios raríssimo desta solenidade retirados de um disco de vinil, que talvez seja o único áudio disponível tão antigo referente a São José dos Campos.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!