O breve relato e imagens abaixo foram enviados pela Suely Soares Nogueira, que com muita emoção nos traz um pouquinho sobre o João Cursino, da época em que era ali na Praça Afonso Pena, onde atualmente acontece a exposição Paisagens e Personagens de São José Antigamente até o dia 31 de Outubro.
Foi lá que fui normalista, vestida com aquele uniforme azul marinho e a pequena gravata fita enfeitando a gola branca daquela blusa e os sapatos pretos com meias brancas completando o look. Vestidas assim diariamente nos divertíamos, conversávamos e flertávamos com os alunos do científico no grande pátio do Instituto Educacional João Cursino.
Que delícia! Uma passadinha no Grêmio Estudantil para jogar e paquerar, ah! era certeza. E a cantina do Tatau? Uma loucura os lanches e o Grapette, aquele refrigerante de sabor único!
Passei por lá e estou aqui para contar sobre a tradição dos uniformes que tem relação de igualdade, que é semelhante, idêntico, regular, constante, compassado e que evoca as várias histórias de cada um nesta escadaria do JOÃO CURSINO e em especial da minha Turma Normalistas 66.
Parabéns Professores e parafraseando Malala Yousafzai “ Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”.
Este era o uniforme que usava quando estudei no João Cursino minha primeira professora que me alfabetizou professora Cotinha, era assim que a chamávanos, depois prof. Manoela , prof. Zuleica, prof. Dirce Salone … Por Elisabeth Bruschi .
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente