Diante alguns comentários no grupo SJC Antigamente de quem vivenciou a época ou tem interesse em saber mais sobre o Jockey Club de São José dos Campos, esta matéria trás um pouco sobre a época incluindo imagens adicionais. Futuramente espero realizar uma mais aprofundada já que gera muito interesse no público.
Com a breve inauguração do Hipódromo do Vale do Paraíba, mais uma vez São José dos Campos vem colocar-se a par dos grandes centros do país.
Sem grandes alardes vem se desenvolvendo as obras finais do Jockey Club de São José dos Campos, cuja importância social-esportiva é de alto significado para todo o Vale do Paraíba.
O campo de corridas da novel sociedade, governadas pela clarividência do sr. Henrique Mudat, apresenta-se majestoso a todos que ali chegam. Nossa reportagem, durante a visita que fez ao Hipódromo localizado às margens do Rio Paraíba constatou o ritmo acelerado das obras que ali se erguem, sendo que grande parte já se encontra totalmente acabada e pronta para imediato funcionamento.
O prado, construído com marcantes traços técnicos, será o terceiro do país a contar com pistas de grama e areia e o primeiro na América do Sul com rampas nas curvas o que virá consequentemente, evitar com o seu centro centrifugo que os animais desgarrem nesta importante parte da carreira. Apresenta-se ainda as pistas com um cálculo perfeito de drenagem que evitará nos dias de chuva o desenvolvimento anormal das disputas.
A volta fechada na pista de areia é de 1.609 metros (miIha) e a de grama é de 1.800 metros, sendo que o peão do prado será ornado por uma lagoa cercada por ajardinamentos.
A Vila Hípica está projetada para receber 10 conjuntos de cocheiras com 60 box cada conjunto, além de escritórios, dormitórios, duchas, alojamentos, quartos de ração e sanitários. O primeiro conjunto já está pronto e nele já se encontra alojados diversos animais vindos de várias caudelarias do país.
A primeira arquibancada está sendo a exemplo das tribunas dos grandes hipódromos americanos, construída com estrutura metálica, sendo aproveitada a parte térrea para a casa de poule que funcionará com guichês Internos e externos.
Carteirinha de sócio proprietário
Título de sócio proprietário
O recinto do paddock, otimamente, localizado atrás das arquibancadas dão bem uma mostra do quanto tem estudado a Diretoria do Jockey Club de São José dos Campos para dar a cidade um prado tecnicamente perfeito. Além dos boxes de espera, ali se encontrar sediado vários outros departamentos, assim como: repesagem, casa de jóqueis, veterinária, posto médico etc. formando um completo conjunto funcional.
Fotos do local em ruínas hoje em dia
Falando à reportagem do CORREIO PAULISTANO, os diretores do Jockey Club de São José dos Campos, asseguraram que a instalação geral do Hipódromo Vale do Paraíba, compreendendo os seus diversos departamentos, será superior a todos os em funcionamento no interior e sem dúvida um dos principais do país. A sua inauguração está programada para o mês de novembro do corrente ano e será o acontecimento comemorado com grandes festividades, ocasião em que será disputado o Grande Prêmio Inaugural com alta dotação ao proprietário do vencedor de prova.
Correio Paulistano, quarta, 27 de julho de 1960
“Matinê de carnaval na antiga sede social do Jóquei Clube, onde mais tarde funcionou o Restaurante Bolonha, na Rua XV. A garota cantando é minha irmã Aidê. 1954” Por Ricardo Gomes da Silva.
Vista Aérea de 1962
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente