EDITORIAL
O Jornal da Noite está se apresentando
São José dos Campos está recebendo hoje uma proposta jornalística nova e necessária: informativo destinado especificamente aos bares e restaurantes, com distribuição gratuita em edifícios, bancos e no comércio em geral.
É nossa intenção levar ao leitor a informação precisa, correta e honesta daquilo que ocorre na vida noturna da cidade, bem como indicar as melhores casas para um simples aperitivo, um jantar, um almoço, enfim, as melhores opções.
Por outro lado, através de nossa distribuição em edifícios,comércio e à população em geral, prestamos aos nossos anunciantes um serviço de divulgação, aproximando o consumidor do tipo de restaurante que mais satisfizer ao seu gosto, criando alternativas.
Cremos que este é um trabalho informativo, bem intencionado, e que visa, sobretudo, ampliar as possibilidades de lazer da população joseense, que, a cada dia, procura mais diversão na vida noturna. Prova disto são os restaurantes e bares novos que estamos vendo abrir quase que semanalmente na cidade.
Cerveja: apesar do frio, o consumo ainda é bom
Pesquisa realizada no ano passado pela Brahma informa que são produzidas diariamente no Brasil oitocentos mil dúzias de cervejas, equivalentes a nove milhões e seiscentas unidades. O consumo, diz a mesma pesquisa, é tanto que as fábricas não têm condições de formar estoques, o que, às vezes, determina a falta do produto no mercado.
Em São José dos Campos, segundo informações dos distribuidores, são vendidas mensalmente duzentas mil dúzias de cervejas, entre as inteiras, meias e latas. Traduzido em unidades, isto dá cerca de dois milhões e quatrocentas mil cervejas, que, distribuídas pela população dá uma média de oito cervejas por habitante.
Carlos Bueno, distribuidor da Brahma, informa que apesar do frio, houve um aumento de consumo de cerveja em São José dos Campos neste ano, em relação ao ano passado. Para ele haverá um aumento do número de consumidores, o que compensará as restrições causadas pelo aumento de preços.
Segundo Bueno, não há jeito do distribuidor especular com o preço da cerveja, porque existe uma tabela estabelecida pelo CIP – Conselho Interministerial de Preços. Ele ressalva, todavia, que o varejista, a dono de bar, “não pode ter pouco lucro, porque seus encargos são muito altos“. Hoje em São José dos Campos, que conta com cerca de 500 bares, o preço da cerveja oscila entre 130 e 160 cruzeiros. Os preços menores, incrivelmente, são dos bares pequenos, nos bairros periféricos. No centro da cidade e bairros de classe média, a cerveja é sempre mais cara.
O gerente da Churrascaria Gruta, José Augusto, diz que no verão sempre aumenta o consumo de cerveja. Mas, apesar do frio, na Gruta consome-se cerca de 400 dúzias de cerveja por mês, cobrando 140 cruzeiros a garrafa.
José Augusto classifica de “horrível” o problema da elevação constante dos preços da “loirinha”. O comerciante, diz ele, não pode acompanhar o que pedem as fábricas e se vê forçado a diminuir seu lucro para poder continuar vendendo. “Com o ritmo inflacionário não há condições” desabafa Augusto.
Walther é maitre da Gruta, onde trabalha desde 1974, e já trabalhou quatro anos no Rio de Janeiro, na boate do cantor Cauby Peixoto. De sua experiência, Walther conclui que o grande consumidor de cerveja é o homem na faixa dos 30 a 40 anos, com o que concorda Carlos Bueno, da Brahma. O maitre da Gruta diz que “a moçada também gosta de uma cervejinha, mas consome menos porque a grana é curta“. Para Walther, a cerveja ideal é a estupidamente gelada, servida em copo de cristal (tulipa) também gelado. E a cerveja tem que ser mesmo bem gelada, até nas épocas mais frias do ano, como agora”, afirma o maitre.
Roteiro da Noite
Nesta página você encontra o que há de melhor em matéria de bares, boates, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Faça sua escolha e bom apetite.
Xaminé – (restaurante) – Ambiente acolhedor e os mais variados pratos. Praça Gastão Vidigal, 90, fone: 21-1185 centro (São José dos Campos).
Vila Velha – (restaurante) É uma das casas mais tradicionais da cidade, com espaço para reuniões, etc. Praça Cândido Dias Castejon, 27, fone: 21-1470 centro (São José dos Campos).
Santa Helena – (bar e restaurante) – Muito famoso por seu pintado na brasa e os melhores vinhos. Rua 15 de Novembro, 112, fone: 22-5579 centro (São José dos Campos).
Flor de Paris – (bar e restaurante) – Feijoada todas as quartas e sábados, Frango Assado e Rabada à Moda, Risotos, Refeições, Comercial e Lanches em geral. Aceita-se Ticket Restaurante, Cheque Cardápio e Coupon. Praça Paris, 87, fone: 21-7910 Jardim Augusta (São José dos Campos).
Vista Verde – (restaurante) Rua Argentina, 190, fone 22-6078-Vista Verde (São José dos Campos).
Meu Cantinho (bar e lanchonete) Rua Gandú, 220, fone: 21-9330 – Vale do Sol (São José dos Campos).
Santos Dumont – (bar e lanchonete) Av. Rui Barbosa, 1999, fone: 21-6013 – Santana (São José dos Campos).
Tropical – (bar e restaurante) Aberto dia e noite. Rodovia Presidente Dutra, Km 324, fone: 21-6415 (São José dos Campos).
Beija Flor – (bar e restaurante) Rua Dr. Álvaro A. de Almeida, 31, fone: 21-2986 (São José dos Campos).
Lanchonete Market Center – Av. Francisco José Longo, 149, loja 2 centro (São José dos Campos).
A Toca Carioca – (bar e lanchonete) Antigo Restaurante do Tio. Rua Major Antônio Domingues, 113 centro (São José dos Campos).
Nossa Senhora Aparecida – (bar e lanchonete) Rua Major Antônio Domingues, 90 centro (São José dos Campos).
Bar do Canário – (bar e lanchonete) Codorna, Traíra e Costela Assada. Rua São Jorge, 58 Santana (São José dos Campos).
Terraço – (churrascaria e pizzaria) Com música. Aberto todos os dias a partir das 18 horas. Sábados e Domingos aberto para almoço das 11:00 às 15 horas. Av. Francisco José Longo, 673, fone: 22-6059 – São Dimas (São José dos Campos).
Chico’s – (restaurante e pizzaria) O melhor chope e os mais variados tipos de bebidas. Em novo endereço, Praça Gastão Vidigal, 4, fone: 21-7507 centro (São José dos Campos).
Bob’s Sand’s – (bar e restaurante) Com o mais moderno sistema de lanche, e o famoso almoço universitário: O aperitivo é grátis. Av. Francisco José Longo, 495-centro (São José dos Campos).
Boi Dog – (bar, lanchonete e restaurante) Rua Dr. Rubião Júnior, 27, fone: 21-3593-centro (São José dos Campos).
Arkada’s – (restaurante e choperia) Av. Dr. Nelson D’Avila, 102, fone: 21-1344 centro (São José dos Campos).
Com Sciência – (restaurante e lanchonete vegetariano) Diariamente uma infinidade de saladas, pratos quentes, pão integral, sobremesa e sucos naturais. Almoço: das 11:00 às 15:00 horas. Jantar: variados tipos de sopas – das 18:00 às 20:30 horas. Fecha aos sábados. Rua Francisco Paes, 111, fone: 22-7467 – centro (São José dos Campos).
Panela de Ferro – (bar e restaurante) Av. Dr. Lincoln Feliciano, 202, fone: 62-0345 (Paraibuna).
Perequim – (cantina em dois endereços) Praia do Perequê Mirim e Aeroporto (Ubatuba). Em São José dos Campos, o Perequim fica na Rua Luiz Jacinto, 193, fone: 22-4234 – centro.
São Jorge – (hotel e restaurante) Ar condicionado, Serviço à la carte e pizzaria. Aos sábados a melhor feijoada da cidade. Rua Santa Cruz, 197 fone: 22-1433 (Caraguatatuba).
Pingo D’Água – (bar e restaurante) Com estacionamento, o mais gostoso cantinho para o seu chope. Atendimento de primeira. Av. Anchieta, esquina com Sebastião Mariano Nepomuceno (Caraguatatuba).
Aquarius Drink’s – (bar e restaurante) Ambiente tranquilo, pratos rápidos e casquinha de siri, onde você se sente no fundo do mar curtindo a melhor programação K-7. Sextas, sábados e domingos até o último freguês. Especialidade: Bicus.
Bela Vista – (hotel e restaurante) Frente para o mar. Serviço à la carte, frutos do mar. Samba ao vivo às sextas e sábados até o dia amanhecer. Av. Arthur Costa Filho, 1751, fone: 22-2422 (Caraguatatuba).
Chopp Nhauer – (bar e restaurante) Com música ao vivo, serviço a la carte, chopp, pizzas, sucos naturais, carne de sol, casquinha de siri, etc. Av. Floriano Peixoto, 250, fone: 22-9810 – centro (São José dos Campos).
Lee House – (bar e restaurante) A autêntica cozinha chinesa. Ambiente apropriado para festas, casamentos, banquetes, etc. Diariamente, almoço e jantar. Rua Luiz Jacinto, 231, fone: 23-2447 centro (São José dos Campos).
Amarelinho – (bar e restaurante) Um dos ambientes mais movimentados da cidade nos fins de semana. Rua Paulo Setúbal, 121, fone: 22-8847- Vila AdyAna (São José dos Campos).
Drink’s Alvorada – (bar e restaurante) Apesar do ambiente não muito acolhedor e pouco espaço, um local onde se encontram variados tipos de bebidas nacionais e estrangeiras. Praça Afonso Pena, 91, fone: 21-5859 centro (junto ao Cine Palácio São José dos Campos).
Tio – (bar, lanchonete é restaurante) Com música ao vivo, croquete e risolis tipo exportação, feijoada, bacalhoada, pizzas, etc. Av. Dr. Nelson D’Avila, 336, esquina com João Guilhermino, fone: 21-6604 centro (São José dos Campos).
Ponto Certo – (bar e restaurante) Os mais variados tipos de bebidas nacionais e estrangeiras. As segundas-feiras virado à paulista, terças dobradinha, quartas bife à role, quintas, macarronada e nas sextas, peixada. Aos sábados, feijoada especial. Lugar para 30 pessoas. Av. Floriano Peixoto, esquina da Av. João Guilhermino.
Chen & Lin – (casa de suco) Os mais variados tipos de sucos. Rua Rubião Junior, 84, Shopping Center, loja 3 centro (São José dos Campos).
Chopão – (bar e restaurante) O restaurante mais tradicional da cidade. Muito frequentado por jornalistas e publicitários. Praça Dr. Benedito Meireles, 224, centro (Aparecida).
José Maria Bar – (bar e lanchonete) Petiscos, variados tipos de bebidas e espaço para 20 pessoas. Pingas compostas. Rua Almadina, 67 – Jardim do Sol (São José dos Campos).
Casa do Norte – (bar e lanchonete) Artigos do Norte em geral, os mais variados tipos de bebidas e carne de sol. Av. Cassiopéia, 961 – Jardim Satélite (São José dos Campos).
New Wave – (bar e lanchonete) – Com 25 tipos diferentes de pizzas. o ambiente é muito descontraído. As sextas-feiras roda de samba e chorinho. Aos sábados e domingos música popular brasileira. Rua Miami, 172 – Balneário Paraíba (ao lado da Monsanto) (Jacareí).
Recanto do Braz – (bar e restaurante) – O melhor leitão à pururuca do Vale do Paraíba. Funciona de quarta a domingo a partir das 9 horas da manhã. Estrada Jacareí/Santa Branca, Km 11, fone: 72-0090 e 72-0453 – às margens do Rio Paraíba.
Barkantiga – (bar e restaurante) – Em ambiente muito acolhedor, a comida mais gostosa da cidade. Largo do Rosário, 79, fone: 51-5321 centro (Jacareí).
Frango Chopp – (bar e restaurante) – Aberto diariamente até às 23 horas. A especialidade da casa é o frango a passarinho com polenta. Rua Luiz Simon, 395, Praça da Lavalpa (Jacareí).
Roda Moinho – (bar e lanchonete) – Os mais variados tipos de pizzas, petiscos e lanches rápidos. Música ao vivo as sextas, sábados e domingos, a partir das 13 horas e aos domingos a partir das 9 horas. Rua Miguel Leite do Amparo, s/no, próximo ao banco do Brasil (Jacareí).
Troca do Leitão – (bar e restaurante) – Onde Você sente a natureza mais de perto. A mais bela área de lazer da região. Batidas, comida caseira e peixes, com o tradicional lambari frito. As margens da represa de Santa Branca.
Gruta – (bar, lanchonete e restaurante) – Com música ao vivo diariamente no almoço e jantar. Rodovia Presidente Dutra, Km 157, fones: 22-3024 22-3046 e 22-3175 (São José dos Campos).
Chicken-In (bar e restaurante) Frangos à moda para viagem, coelho, codorna, pratos do mar, risotos e diversos tipos de saladas. Trabalham com entrega à domicílio. As sextas e sábados música ao vivo. Rua Rubião Junior, 223, fone: 22-1364 centro (São José dos Campos).
A Baiúca – (restaurante) – Aberto do meio-dia até 15 horas para o almoço e das 18 até às 4 da manhã. Música ao vivo com Arakén Peixoto e trio: Não há cobrança de couvert artístico. Ar condicionado. Cozinha internacional. O maitre José Freitas recomenda como entrada um Carpaccio seguido do prato principal Camarão à moda do Chefe (grelhado com casca, com molho feito na manteiga dos escargots), acompanhado por um vinho branco nacional. Praça Roosevelt, 256, fone: 256:9630 (São Paulo).
Brahma – (bar e restaurante) – Aberto das 11 horas até meia-noite. Com música ao vivo: piano no almoço e à noite conjunto. O Couvert artístico é Cr$ 190,00. Ar condicionado. O maitre Antônio de Mello sugere: como entrada, um Salpicão de peru, seguido do prato principal, um lombo assado (com batatas coradas e arroz) acompanhado por um vinho tinto português e como sobremesa, Morango com creme. Bem no centro da cidade, Av. São João, 677, com Av. Ipiranga, 787, fone: 223-6720 (São Paulo).
Mássimo – (bar e restaurante) – Aberto do meio-dia até 15 horas para o almoço e das 18h30m até meia-noite para o jantar. No final de semana, até mais tarde. Música ambiente e ao vivo no american bar. Ar condicionado. Cozinha Internacional. O maitre Alipio Barbosa sugere como entrada um Spaghetti al Pomodoro e Basilio al Cartoccio (preparado dentro de um invólucro de alumínio para manter inalterado o sabor); como pratos principais: para ele, um Robespierre (o coração do filé mignon grelhado nas ervas) e para ela, um Pollo Fantasia (frango recheado com frutas e defumado ao curry). Acompanham os dois pratos um vinho tinto italiano. Estacionamento próprio no local com manobrista à porta. Não folga. Al. Santos, 1826, fone: 223-0311 – Cerqueira Cesar (São Paulo).
●Por trás do balcão de bar. O sonho de muita gente
O sonho de muita gente. Circular entre as mesas, provar cada prato, receber os amigos todos os dias ou fazer novas amizades e, no processo, ganhar dinheiro. Nos últimos tempos muitos bares e restaurantes foram inaugurados em São José dos Campos por profissionais liberais que resolveram trocar suas profissões pelo plantão permanente à frente ou atrás do balcão de um bar. É o caso por exemplo de Luiz Inácio Bezerra, que há um ano deixou seu cargo de inspetor de qualidade na VW e inaugurou no Jardim Vale do Sol, a Lanchonete Meu Cantinho.
Bem no estilo simples, a Lanchonete Meu Cantinho ou Bar do Luiz, como quiserem está sempre preparada para receber seu cliente com especial atenção. Entre as propagandas de Cigarros nas paredes do bar, aparece um recorte de jornal com uma reportagem de Joaquim Costa toda dedicada a esta loura por tantos tão querida, a cerveja.
“Raspadas as economias, mobilizados os recursos da caderneta de poupança, eu resolvi que meu campo agora seria este. É trabalhoso, mas ao mesmo tempo muito divertido. Em um ano conseguimos bons clientes que nos fim de semana sempre aparecem para ouvir uma piada, uma música ao vivo”, frisa Luiz, que satisfeito com o sucesso, trouxe agora seu irmão como sócio, e os dois pretendem ampliar e decorar melhor o ambiente. Luiz diz não se arrepender de ter partido para uma aventura como esta, “meu bar é hoje muito frequentado por operários, executivos e jornalistas”.
Um relógio de parede que a qualquer hora está marcando 21h40m, não traz nenhuma preocupação aos boêmios Pedrão, Ivan, Zezinho, o Geno e Washington que continuam o repertório muito bem escolhido: “Professorinha” “O Bêbado e o Equilibrista”, “Falso Brilhante” e muitos outros sucessos de Elis Regina entre outros do Chico e de Milton Nascimento, todas as noites.
●Vá ao Chico’s. Agora em novo endereço
Uma nova casa vem se juntar aos estabelecimentos que fazem de São José dos Campos o lugar onde se come bem.. É o Chico’s (Praça Gastão Vidigal, 4). Com um visual bem cuidado, decoração simples e de muito bom gosto, a casa foi aberta há pouco mais de dois meses e está se tornando um novo ponto de encontro na região do centro da cidade.
Ao entrar no restaurante, você é muito bem recebido pelo próprio Chico, muito simpático no tratamento. Com uma boa experiência no ramo, (já trabalhou na Nelson D’Ávila, onde ficou muito conhecido pelo público joseense), o Chico’s orgulha-se de servir um dos mais cobiçados chopes da cidade.
Com fácil estacionamento no próprio local, o Chico’s conta com espaço suficiente para fesas e casamentos.
●Para conferir, o paladar dos franceses
A moda pegou no mundo todo. Mas os franceses, quem mais haveria de ser? – acabam de criar uma versão requintadíssima dos banais sanduíches, saladas e omeletes. É a tartine, que virou coqueluche em Paris: sobre pequenos pedaços de pão, serve-se salmão defumado, patê de fígado, ou melhor, de foiegras, e pastas com combinações diabólicas, dignas de paladares apuradíssimos. Tudo acompanhado pelos melhores vinhos, servidos em copos. Para que o conteúdo restante nas garrafas não perca a qualidade, nada mais simples: introduz-se um gás neutro que impede a entrada de ar.
O “Terraço”, na Avenida Francisco José Longo, está lançando um sistema pioneiro de servir feijoada em São José dos Campos: o “self service”. Todos os sábados, o joseense pode comer uma gostosa feijoada e se servir à vontade nas grandes “cumbucas” que ficam em uma mesa central, aquecida, pagando o preço especial de lançamento de 500 cruzeiros por pessoa.
A ideia inovadora é do proprietário do “Terraço”, José Carlos Figueiredo Jorge, um simpático angolano, que há três anos e meio se dedica à nobre arte de bem servir comidas e bebidas à população de São José dos Campos.
Além da feijoada, servida aos sábados no almoço, o “Terraço tem diariamente um cardápio diversificado, com muitas qualidades de pizzas e churrasco à moda gaúcha. A casa comporta até 250 pessoas, trabalhando com uma equipe de cinco garçons, e também aluga salão para festas. Na direção do “Terraço” estão o proprietário José Carlos Figueiredo Jorge e seu filho, Carlos Eduardo.
Para os casais que quiserem, também, levar seus filhos é importante lembrar que crianças até seis anos não pagam, e até doze anos é cobrada a metade do preço para a feijoada.
1ª Jornada do Vinho Nacional na Casa do Jovem
Será realizada neste sábado dia 15 a partir das 9:00 horas da manhã na Casa do Jovem, (Av. Olivo Gomes, 381 – Santana), a 1ª Jornada do Vinho Nacional. Numa promoção de Empreendimentos Culturais Ltda. e com a colaboração da Secretaria da Sáude e Promoção Humana da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, haverá shows de música e danças folclóricas portuguesas, gaúchas, espanholas, italianas e brasileiras, de hora em hora, com conjuntos de São Paulo, Porto Alegre e locais.
Haverá também um concurso para a escolha da “Rainha do Vinho” e concurso de Danças Típicas entre o público, e muitas brincadeiras com farta distribuição de prêmios. Os convites com números limitados posem ser adquiridos na Barraca da Campanha do Livro (Praça Afonso Pena), Clube Recreativo da Fiel, Clube Recreativo da GM, Clube Recreativo da Embraer, Teatro São José e no Centro de Lazer (Casa do jovem).
O jornalista e escritor Dailor Varela estará neste sábado no “Chopão”, em Aparecida fazendo o lançamento de seu livro de crônicas “Recados para Maira”. Dailor, que é um grande apreciador de
comida e boa bebida, curte muito bares e restaurantes, razão pela qual resolveu fazer esta noite de autógrafos no “Chopão”, considerado por ele “um dos bares mais democráticos do Vale do Paraíba”.
A pizzaria e restaurante Áurea, na Francisco José Longo, sob a direção do proprietário, Mário, continua servindo seus deliciosos filés à parmegiana e à moda da casa. Aos finais de semana, a casa tem música ao vivo com Marcos Del Mar e o saxofonista. Don Roy.
O “Bar do Canário”, em Santana, considerado o último reduto da tradicional boemia joseense atrai fregueses de todas as partes da cidade. O pessoal vai lá pra tomar uma cerveja sempre “no ponto” em canecos gelados e comer a saborosa costela assada, que vai ficando cada dia mais famosa.
E, quem quiser um programa bem diferente, pode procurar a Casa do Norte, do Jardim Satélite, avenida Cassiopéia. Ali, a gente sempre encontra carne de sol, jabá, sarapatel e outras comidas típicas nordestinas para fazer o tira gosto das mais de 40 qualidades de pinga que o Luiz oferece à freguesia.
Todas as quartas-feiras, no restaurante Xaminé, o colunista Enio Puccini vem fazendo a “Noite do Jantar”, reunindo a nata da sociedade joseense e valeparaibana. O cardápio, variado a cada semana, promove sempre os pratos típicos do Vale.
Uma comida frugal, bem feita, pode ser encontrada diariamente no restaurante Marambaia, no largo de São Dimas. Conhecido por muitos como “bar do Edgar”, o Marambaia tem agora novo proprietário, o João, que continua com o mesmo padrão do Edgar, que fez a fama do restaurante.
Decoração bem feita e de bom gosto, bastante espaço e atendimento de boa categoria, juntamente com a simpatia dos dois casais de proprietários. Esta é a receita do sucesso do Girassol, hoje um dos pontos preferidos dos que curtem a noite joseense. O Girassol fica na rua José Antônio Rumero Neme, travessa da Francisco José Longo.
Com música ao vivo todos os dias no almoço e juntar, a Churrascaria Gruta é também uma boa opção. Sob a direção de José Augusto, a Gruta fica no Km 157 da Via Dutra em São José dos Campos.
Jornal da Noite é uma publicação semanal (com distribuição gratuita), tiragem de 2000 mil exemplares da JN Promoções e Publicidades Ltda. com redação na Rua Almadina, 202 Jardim Vale do Sol São José dos Campos (SP). Todos os direitos reservados. Diretor de Redação: Antônio Donizetti de Carvalho MTPS no 12.886 Reg. no sindicato no 7012. Arte: Santos Chagas Publicidade: Maria Regina Costa Fotografia: Luiz Roberto Paixão – Composição e Impressão: Jornal ValeParaibano Estrada Velha Rio – São Paulo, 3755 Jardim Augusta – São José dos Campos (SP). Colaboraram nesta edição: José Maria Soares e Geraldo Majella
Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com
Salve….. Frequentei muito desses bares e restaurantes, colaborei com fotos para esse jornal tb… Tinha uma coluna social que se chamava: Corujinha, que ninguem sabia quem era “a”, “o” colunista social… Mas era a Neusa Mantovani, grande amiga… O Diagramador deste era o Donizette, gente muito boa… Bons tempos, mas o tempo passa e seja em qual estivermos temos que viver o que tem… Boa matéria!