Madrigal Musicaviva e o CUCAS (Coral da Universidade Católica de Santos)


MADRIGAL MUSICA VIVA + CUCAS (Coral da Universidade Católica de Santos) Guaratinguetá, dezembro de 1982.
Registros realizados em sua grande maioria pelo saudoso Peter Thomas, marido da querida coralista Margery Thomas. Os regentes desse período exuberante do Madrigal foram Juan Serrano e Marco Antônio da Silva Ramos. Por ‎Elisabeth Pinheiro Alcântara‎.

Para mim… o início de tudo! Foi numa apresentação dessas que conheci o Madrigal. Eder Ferreira Duarte era meu professor no Grau Escola de Música, em 1982… e, certo dia, me convidou pra assistir ao coral que ele cantava. Fui e me apaixonei. Era um sábado. Daí ele me disse que na segunda haveria seleção para novos coralistas. Daí que fui…. e fiquei! Regente: Juan Serrano.

MADRIGAL MUSICAVIVA + CUCAS Guaratinguetá, dezembro de 1982.
(CUCAS: Coral da Universidade CAtólica de Santos. O Juan regia os dois coros… então, às vezes, ele ensaiava o mesmo repertório pros dois e juntava todo mundo em concertos memoráveis!)
Igreja de São Benedito. Um órgão de tubos MARAVILHOSO. Só que foi uma odisseia cantar aí. Como se vê muito bem na foto, mal cabíamos no altar. E o órgão tava lá do outro lado. E com isso um lag de som imenso entre o que o órgão tocava e a gente cantava… não deu muito certo.

Eis o órgão!! Para solucionar o problema do lag, fomos todos ao seu encontro. Lááá em cima! Beleza, mas o Juan, para ser visto por todos, regeu sentado na marquise, para desespero da nação coralista!

O cantinho onde eu estava… Opa! Há algo mágico ali atrás! Merece um “zoom”!

Oh!… Um anjo coralista!

A gente também cantou no altar. Quando não havia acompanhamento do órgão, tudo bem…

MADRIGAL MUSICAVIVA+CUCAS – São José dos Campos, Igreja de São Benedito, dezembro 1982.

MADRIGAL MUSICAVIVA+CUCAS – São José dos Campos, Igreja de São Benedito, Dezembro 1982.

MADRIGAL MUSICAVIVA+CUCAS – São José dos Campos, Igreja de São Benedito, Dezembro 1982.

Durante as pesquisas, encontrei uma notícia sobre a origem do Madrigal Musicaviva:

Madrigal Musicaviva, sua estreia é amanhã

Está programada para amanhã, às sete horas da noite, na Igreja Matriz de São José, a estreia do Madrigal Música Viva de São José dos Campos. A pré estreia do conjunto coral da Comissão de Música do Conselho Municipal de Cultura deu-se recentemente na Igreja Matriz de Santana do Paraíba.

Sob a direção e regência do maestro Walter Lourenção, naquela oportunidade, o Madrigal Música Viva já evidenciou as suas qualidades de vocalização e de interpretação. Os prolongados ensaios do Madrigal Musicaviva, sob a orientação segura do maestro Walter Lourenção, deram condições excepcionais ao conjunto coral, que não fica a dever a nenhum grupo similar.

Em sua estreia o Madrigal Musicaviva interpretará a Missa Em Fá, de Monteverdi, com a colaboração do Coral do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, também regido pelo maestro Walter Lourenção. É um significativo acontecimento que merece ser prestigiado por todos os joseenses, em particular por aqueles que admiram os conjuntos corais.

Outras apresentações do Madrigal Música Viva de São José dos Campos estão sendo programadas pela Comissão de Música do Conselho Municipal de Cultura. De início, principalmente, será atendido o público joseense, qual se destina, praticamente, a iniciativa do órgão cultural da Prefeitura Municipal.

Jornal O Valeparaibano, 26 de abril de 1969

Traga sua história para ser contada! Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!