Notas de falecimentos

Alguns foram atuantes no município e hoje dão nomes às ruas e praças da cidade, outros, anônimos que partiram há décadas que ilustraram as páginas dos jornais da época…

Falecimento do Professor Cândido Dias Castejón

Faleceu em São Paulo, onde residia, em virtude de insidiosa moléstia que resistiu a todos os recursos da ciência, dedicação de seus familiares e dos médicos que o assistiram, o Prof. Cândido Dias Castejón, que ocupou e exerceu com muito brilho as elevadas funções de Diretor da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, aqui sediada.
Nesta cidade, onde o ilustre e saudoso extinto desfrutou do mais elevado conceito, dadas as as suas excelsas qualidades, o seu passamento teve larga repercussão, causando o mais profundo pesar.
Ao registrarmos infausto acontecimento, o fazemos com grande mágoa, dado, que fomos um dos seus inúmeros admiradores que teve o privilegio de merecer a sua boa e confortante amizade.
Nossos sentimentos de pesar a família enlutada.
Correio Joseense, 12 de maio de 1963, Num. 1912

Homenagem Póstuma Prestada Ao Inolvidável Mestre Dr. Cândido Dias Castejón

Na Igreja Matriz, às 17 horas, dia 17, foi rezada solene Missa de 7o dia, em sufrágio da alma do saudoso professor da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, Dr. Cândido Dias Castejón.

Homenagem esta prestada ao ilustre morto, por iniciativa da Câmara Municipal, tendo a mesma comparecido os srs. Vereadores, Prefeito Municipal, Mestres e alunos da Faculdade de Direito, e admiradores do saudoso extinto.
Correio Joseense, 19 de maio de 1963, Num. 1913

16 de setembro de 1967.

Falecimento do Professor Estevan Ferri

Faleceu dia 20, nesta cidade onde residia há cerca de 30 anos o professor Estevam Ferri, com sessenta e sete anos, casado com a sra. Cinira Miragaia Ferri, de cujos consórcio teve os filhos: José Miragaia Ferri, casado com a professora Ruth Savastano Ferri; Adele Ferri, casada

com o sr. José Ayrton de Oliveira, Branca Ferri, casada com o sг. Luiz Carlos Fschholz; Walter Ferri. casado com a Sr. Nair Melo Ferri, Ligia Ferri, casada com o sr. Fernando de Freitas Costa: deixando os netos: Antônio Sergio, José Fernando, Heliane Maria, Valeria Maria, Luiz Carlos, Vânia Maria, Sônia Maria, Ronaldo, Tecia Taria, Rogério Manoel, Izabela, Mariza, Claudia Maria, Luiz Antônio, Marcia, Luiz Henrique. Angela Maria, Silvia Maria, Estevam e Ana Maria.
São seus irmãos: Alfredo, Emilia. Helena Rosa, Henriqueta e Henrique.

Lecionou durante 23 anos, deixando o magistério para dedicar-se ao comércio, fazendo parte da firma Mascarenhas, Ferri & Cia Leda., proprietária do loteamento denominado Monte Castelo e Jardim Maringá.
Doou os terrenos no Monte Castelo para a construção do Grupo Escolar Marechal Rondon e do Ginásio do Estado.
Foi o fundador da Escola Técnica de Comércio Olavo Bilac da qual foi também o seu primeiro diretor.
Era elemento de destaque em nossos meios sociais e comerciais e desfrutava da amizade de todos quantos com ele privaram, pelo que a sua morte foi bastante sentida, o que foi positiva do nos seus funerais com a presença de algumas centenas de pessoas e de todas as classes, que expressaram os seus sentimentos de pesar.
Correio Joseense, 25 de junho de 1967, Num. 2127

Faleceu em São Paulo o Dr. Francisco José Longo

Dia 26: faleceu em São Paulo onde residia o engenheiro Francisco José Longo que exerceu durante cerca de 4 anos o cargo de prefeito sanitário desta estância.
Executou o plano já elaborado do serviço de abastecimento de água, promoveu a desapropriação dos prédios da Rua São José para a construção de uma grande avenida que deveria contornar os fundos residenciais da Praça Afonso Pena e Rua Humaitá até a estação de tratamento de água, iniciou o calçadão cidade. dotando a cidade ainda de outros melhoramentos pelo que o seu nome foi sempre aqui citado com respeito e admiração.
Muitas vezes divergimos dos seus planos, porem nunca lhe negamos os bons propósitos e a honestidade dos seus atos.

Desta cidade estiveram presentes aos acus funerais os srs. José Benedito Monteiro, Alcides Franco Rodrigues e Dr. Pedro Sinisgali, funcionários da Prefeitura, comparecendo ainda o Dr. Orlando Campos. prefeito sanitário.

Em sinal de pesar a prefeitura permaneceu fechada com seu expediente encerrado.
Correio Joseense

Faleceu José Francisco Monteiro

Faleceu nesta cidade, dia 19, vitima de um mal súbito o sr. José Francisco Monteiro, com 69 anos de idade, casado com a sra. d. Brasilina Costa Monteiro, não deixando filhos.

Era o saudoso extinto irmão dos srs. José Maria Monteiro, casado com a sra. d. Alcinda Cunha Monteiro, José Benedito Monteiro, casado com a sta. d. Geralda Monteiro, d. Alzira Bráulio de Melo, viúva do sr. Major Francisco Bráulio de Melo, d. Franklina Monteiro de Oliveira, viúva do sr. Valdomiro de Oliveira.

O extinto que pertencia a tradicional família joseense, militou na politica local, exercendo o cargo de vereador na primeira legislatura após a revolução de 30, ou seja, em 1933.

Muito estimado em nossa cidade e município, dadas as suas qualidades morais, de exemplar chefe de família, de lavrador que foi durante muitos anos e de bom cidadão que sempre pautou os seus atos dentro de um prisma de honestidade.

Tão logo correu a noticia do seu falecimento, acorreu a sua residência grande número de amigos, realizando-se os seus funerais no mesmo dia, ás 16 horas, saindo o féretro de sua residência a Rua 7 de Setembro, para a Igreja Matriz, onde foi rezada missa de corpo presente pelo revmo. Cônego João Marcondes Guimarães, vigário da paróquia.

O templo foi totalmente tomado pelo grande número de pessoas piedosas que foram pela sua alma orar.

Mau grado o temporal que desabou precisamente no momento em que o seu corpo era traslado para o cemitério, ainda assim grande foi o número de pessoas amigas parentes que foram até a necrópole local.

Dia 25, realizou-se na Igreja Matriz missa de 7o dia, tendo comparecido à mesma elevado número de pessoas piedosas, parentes e amigos do saudoso extinto.

Nossos sentimentos de pesar A família enlutada.
Correio Joseense, 26 de fevereiro de 1961, Num. 1807

Faleceu Samuel Antônio Rodrigues

Dia 1o faleceu nesta cidade venerado ancião Samuel Antônio Rodrigues, com noventa e três anos, após enfermidade prolongada.

O saudoso extinto era natural deste município, sendo casado com sra. d. Clarisse Franco Rodrigues, deixando os filhos: Alcides Franco Rodrigues, casado com a prof. d. Lúcia Pereira Rodrigues, d. Alzira Rodrigues Savastano, casada com o prof. Felício Savastano, d. Maria Olímpia Toledo, casada com o sr. Arnaldino de Toledo, prof. Durcilia Franco Rodrigues, solteira, prof. José Franco Rodrigues, casado com a prof. d. Silda Hiesinger Rodrigues, prof. d. Áurea Rodrigues Fernandes, viúva do sr. Arlindo Fernandes, Dr. Filisbino Franco Rodrigues, casado com d. Maria de Lourdes Rennó Rodrigues, d. Ruth Rodrigues Pedrosa, casada com o sr. Oscar Pedrosa Filho.

Deixa ainda vinte netos vinte quatro bisnetos.
Homem sistemático, exemplar chefe de família e cidadão probo, residiu a maior parte de sua vida no distrito Santana do Paraíba, onde sempre desfrutou da maior estima, consideração respeito.
Alguns anos atrás transferiu sua residencia para a cidade, Rua Vilaça 707, onde faleceu. Tão logo foi comunicador seu desenlace, grande numero de amigos seus e de sua conceituada família para lá, acorreu fim de manifestar os seus sentimento de pesar.

Seu sepultamento realizou no mesmo dia, as 17,30 horas, saindo o féretro de sua residência com grande acompanhamento para o cemitério municipal.
Registrando o lutuoso acontecimento, queremos aqui mencionar um fato que nos fala muito de perto ao coração. Foi o extinto, assinante número UM desta folha, portanto, há 42 anos, fato bastante expressivo, que nos ligou como um elo durante, esse grande lapso de tempo.

A família enlutada, os nossos sinceros votos de pesar.
Correio Joseense, 4 de março de 1962, Num. 1855

18 de julho de 1943

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!